Vida e obra de Pitágoras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
As 9 respostas de um Sábio
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Portfólio de matemática.
Vida e Obra de Pitágoras
Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras.
BCC101 – Matemática Discreta
BCC 101 –Matemática Discreta
Colégio Batista Brasileiro
Unicamp EL 654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática
Aluno: Jimmy leite de oliveira
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Os números racionais Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse.   0   13   35   98  1.024  
TEOREMA de Pitágoras.
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
É isso que vamos estudar!
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Projecto de Identidade
O teorema de Pitágoras.
TEOREMA DE PITÁGORAS Nome: Catarina Santos Ano/Turma: 8ºD
eorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Escola : D. Carlos I
Pitágoras e o seu Teorema
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Cdu – Classificação Decimal Universal
O Teorema de Pitágoras.
Professores: Carla e Célio Escola EB 2/3 Professor Gonçalo Sampaio
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Thales de Mileto Carolina Correia, nº6 Cristiana Madureira, nº8
História Da Matemática.
Trabalho elaborado por: -Adriana Santos Nº1 -Ana Rita Vieira Nº5 8ºD
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.).
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
- Uma aproximação histórica e etimológica
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
Teorema de Pitágoras Vera Atanásio 8ºD.
TÍTULO DO TRABALHO Nome dos autores Instituição de Origem INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Introdução,
Trabalho realizado por:
Universo da geometria.
Curiosidades de Matemática Curiosidades de Matemática.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Explorando a Interdisciplinaridade dos Conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ano II) Orientadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean Integrantes:
Demonstrações do Teorema de Pitágoras
Curso EL-654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática UNICAMP
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grécia - Cultura.
GEOMETRIA TRIÂNGULOS.
René Descartes ..
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA Para iniciar os slides, click com o mouse.
EE “Dom José de Camargo Barros”-Indaiatuba Disciplina de Filosofia.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Os pitagóricos e os irracionais
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Quem foi Pitágoras? Qual é o famoso teorema de Pitágoras?
PITAGORAS foi um importante matemático e filósofo grego.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Teorema De Pitágoras Realizado por: Maria Santos nº17 8ºD Disciplina:
SÓLIDOS PLATÔNICOS:. ALGUNS SÓLIDOS Este antigo dado está à venda por dólares. Incrivelmente similar aos dados de 20 lados popularizados pelos.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007 Pitágoras de Samos Nomes: Camila nº06.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Vida e obra de Pitágoras

Índice: Introdução…………………………..........................................pág.1 Vida pessoal de Pitágoras…………………........................... pág.2 Contributos deste matemático para a Matemática……….................................................................pág.3 Reflexão individual sobre a vida e obra deste matemático………………………………….............................pág.4 Outras informações ou curiosidades………..........................pág.5 Conclusão…………………………………...............................pág.6 Bibliografia…………………………………………....................pág.7

Introdução: Como sabes, o Pitágoras foi um matemático muito importante para se poder desenvolver a Matemática. Ele tinha um teorema e tinha provas dele, o teorema tem o nome de”Teorema de Pitágoras” e é muito usado actualmente. pág.1

Vida pessoal de Pitágoras: Pitágoras nasceu na Ásia Menor, mas nos finais do séc. VI a.C., emigrou para Crotona (grande Grécia) e foi aí que fundou a sua escola místico-filosófica. Nessa escola vigorava uma regra de sigilo que considerava como crime a divulgação dos ensinamentos aos não iniciados, pelo que não existiam quaisquer escritos. No que diz respeito a crenças, Pitágoras acreditou na imortalidade e transmigração das almas. Quanto a palavras, Pitágoras, segundo alguns testemunhos, foi o primeiro a usar as palavras «cosmos» e «filosofia» na acepção actual. Alguns anos depois, Pitágoras morreu no séc. 480 a.C. pág.2 pág.2

Contributos deste matemático para a Matemática: Pitágoras contribuiu e muito para a Matemática, pois ele demonstrou uma importante relação entre números e geometria que dá pelo nome de”Teorema de Pitágoras”, inferiu que todo o Universo seria harmonia e número, criando a harmonia das esferas. Considerava que as coisas eram números, acreditou ainda que o próprio número, estaria na origem do dualismo Limite/Ilimitado. pág.3

Reflexão do grupo sobre a vida e obra deste Matemático: Acho que Pitágoras conseguiu avançar para a frente com a sua ideia e provou-a, é por isso que algumas coisas que sabemos da Matemática, devemo-lo a ele. pág.4

Curiosidades: Sabias que Pitágoras conquistou prémios nos jogos olímpicos?

Conclusão: Eu concluí que Pitágoras foi mesmo uma grande fonte para se poder desenvolver a Matemática, pois ele fez-nos perceber que a Matemática é uma ciência cujo estudo promove o desenvolvimento de capacidades úteis que nós usamos no quotidiano e não só. Fez-nos também perceber que para aprender Matemática é necessário motivação, trabalho, empenho e persistência. pág.6

Bibliografia: www.sapo.pt www.google.com pág.7

Fim……………………………... Trabalho realizado por: Tânia nº19 Diogo nº12