PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Avaliação do Desempenho
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Actividades do Formador
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Sequência Didáctica.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
O sucesso do trabalho pedagógico
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Departamento do Ensino Secundário
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Encarregados de Educação Delegados de Turma
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Procedimentos de referenciação e avaliação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
A Função do Professor Articulador
Avaliação Externa - processo
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
ÁREA PROJECTO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Contextualização pedagógica do problema
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Módulo 4 – Legislação desportiva
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Medidas preventivas do insucesso e do abandono escolares (decreto-lei n.º 176/2012)
Transcrição da apresentação:

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) GUIÃO PARA O CONSELHO DE TURMA

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) Proceder à caracterização da Turma: A informação é compilada através de inquéritos aos alunos, dos seus processos individuais e do seu percurso escolar relativo ao ano anterior. Responsabilidade: Director de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 2. Dificuldades Diagnosticadas: Após a caracterização da turma, deverá ser traçado um perfil da turma de forma a fazer um levantamento das dificuldades diagnosticadas. Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 3. Estratégias e actividades a desenvolver: Estas estratégias e actividades deverão ser desenvolvidas em função da caracterização da turma. Os alunos de currículo alternativo e com N.E.E deverão ser alvo de estratégias diferenciadas. Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 4. Análise de competências gerais: (PERFIL DE COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER PELO ALUNO AO LONGO DO ENSINO BÁSICO) Deverão ser analisadas/seleccionadas/trabalhadas as competências gerais e as metas educativas consideradas prioritárias para a turma em questão. Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 5. Conteúdos/competências específicas: Cada professor deverá adaptar os conteúdos e competências específicas da sua disciplina/área disciplinar. Responsabilidade: Professores das várias disciplinas.

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 6. Articulação: Deverão ser identificados os conteúdos comuns às diversas disciplinas de forma a poder articulá-los. Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 7. Áreas curriculares e não curriculares: (Gestão Curricular) Definição e articulação das situações e actividades a desenvolver no âmbito de cada área curricular disciplinar e não disciplinar, que promovam o desenvolvimento das competências prioritárias definidas para a turma e que respeitem os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 8. Definição das formas de avaliação Avaliação dos alunos (Diagnóstica; formativa; sumativa; auto-avaliação; avaliação dos alunos com N.E.E e currículo alternativo) Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) 9. Avaliação do Projecto: Avaliação contínua do Projecto Curricular de Turma: Acções implementadas/a propor/a reestruturar Responsabilidade: Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) Nota: A articulação deve ser feita ao nível das: Actividades; Temas; Conteúdos.

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação) O Projecto Curricular de Turma deve ser elaborado tendo em conta: O Projecto Educativo de Escola, o Plano Anual de Actividades e o Projecto Curricular de Escola, reforçando os seus objectivos e orientações.