Tecnologias da Informação e Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMO CRIAR… … UM PROJECTO ?.
Construção de Projectos de Intervenção
Projecto Educativo de Escola
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
O Trabalho De Projecto.
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
Sérgio Elias Vieira Cury
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Etapas do trabalho de Projecto
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
“Atividades para melhorar o diálogo e a convivência na sala de aula”
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Análise de uma ferramenta ou recurso
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
CURSOS EFA – NS.
ÁREA PROJECTO.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Etapas do Trabalho de Projecto
(Notas João Filipe Matos, 2004)
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Como elaborar um plano de aula
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
REPLANEJAMENTO 2015.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias da Informação e Comunicação 10.º A e 10.º C

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Aferir sobre a finalidade do Trabalho de Projecto. Reconhecer as principais fases da metodologia de Trabalho de Projecto. Identificar um tema ou problema. Definir os subtemas ou problemas parcelares. Reconhecer a articulação do projecto com as restantes unidades e outras disciplinas. Planear o projecto.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto O que é o Trabalho de Projecto? Fundamentalmente, é um método de acção participado, solidário, tendo em vista objectivos realizáveis e estabelecidos em grupo. Esta metodologia pressupõe uma grande implicação e motivação de todos os seus participantes.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto O que é o Trabalho de Projecto? O objectivo deste tipo de trabalho é aplicares e aprofundares os teus conhecimentos numa área que coincida com os teus próprios interesses. Assim, existirá um envolvimento pessoal e uma aprendizagem mais eficaz pois a vontade de aprender sobre um tema do teu interesse torna o trabalho mais envolvente.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto O que é o Trabalho de Projecto? Mais-valias no uso de uma metodologia em relação aos trabalhos de grupo convencionais: Responsabilidade em relação à aprendizagem. Controlo de todo o processo de aprendizagem. Estabelecimento de metas de aprendizagem. Desenvolvimento da autonomia. Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Desenvolvimento das capacidades de comunicar, colaborar e auto-avaliar.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Fases da Metodologia do Trabalho de Projecto Escolher o tema ou problema (início do ano). Identificar os subtemas ou problemas parcelares (início do ano). Preparar e planificar o trabalho (início do ano). Efectuar trabalho de campo (ao longo do ano). Tratar os dados e efectuar um ponto de situação geral (ao longo do ano). Preparar a apresentação dos resultados (ao longo do ano). Apresentar os resultados (final do ano). Avaliar o trabalho (final do ano).

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Escolher o tema O projecto desenvolve-se em torno de uma situação definida pelos alunos e assumida como real.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Características de um tema Ser autêntico, real. Ser relevante e significativo para cada um dos elementos do grupo. Ter uma ligação ao meio social dos alunos. Passível de ser trabalhado (exequível). Admitir vários caminhos de resolução. Ser interdisciplinar. Poder ser dividido em subtemas de trabalho.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Identificar os subtemas ou problemas parcelares Dividir o trabalho em unidades parcelares ou subtemas. Definir os subtemas em forma de questões. O que é? Como? Porquê?

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Identificar os subtemas ou problemas parcelares Dividir para reinar!!! Distribuir os subtemas pelos elemento do grupo. Cada elemento deverá trabalhar o seu subtema com o pormenor necessário e expor as suas conclusões em reuniões periódicas.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Planear e planificar o trabalho Definir os objectivos gerais do projecto. Identificar os meios de resolução do problema (recursos) e as restrições (barreiras) que eventualmente possam existir. Definir as actividades e os processos de trabalho. Dividir tarefas. Preparar o trabalho de campo (elaboração dos instrumentos de pesquisa, marcação de reuniões periódicas...). Efectuar uma calendarização para as diferentes actividades.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Planear e planificar o trabalho Correio electrónico Pesquisas Cronogramas Grelhas Grelhas Gráficos Relatórios

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Planear e planificar o trabalho Cronograma Mapa com a previsão do tempo que será gasto na realização de cada subtema, de acordo com as actividades a serem cumpridas. Identifica o início e fim previstos para cada tarefa.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Trabalho de campo Tirar fotografias. Efectuar gravações, desenhos e esquemas. Procurar documentos escritos, fotografias, dados quantificados. Conversar com as pessoas ligadas, de alguma forma, ao tema e fazer-lhes entrevistas mais ou menos formais. Observar os locais onde o projecto será implementado. Analisar a reacção das pessoas. Efectuar pesquisas na Internet. Etc.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Ponto da situação geral Promover reuniões para reflectir sobre os aspectos relacionados com o funcionamento da dinâmica do grupo, interacções estabelecidas, rentabilização dos recursos, estratégias utilizadas, dificuldades sentidas, progressos obtidos. Promover reuniões entre os vários grupos para reflectirem e partilharem vivências e informações.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Ponto da situação geral Concretizado o ponto de situação, os grupos deverão efectuar uma reunião com o professor para que este tome conhecimento pormenorizado do andamento das tarefas, tire dúvidas, sugira pistas, etc.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Ponto da situação geral O Trabalho de Projecto é um método de trabalho flexível que permite um reajustamento permanente às necessidades do processo.

≠ UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Apresentação dos resultados Apresentação do produto ou transmissão da ideia ≠ Apresentação de tudo o que está no relatório

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Apresentação dos resultados Relatórios Brochuras Cartazes Exposição oral Boletins informativos Dramatização Painéis Vídeos Jornais …

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Apresentação dos resultados recorrendo às TIC Apresentação electrónica Listas de correio (mailing lists) Videoconferência

A avaliação do produto final tem um carácter global UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Avaliação É necessário avaliar o produto e o caminho percorrido (avaliação contínua), sublinhando os aspectos positivos e não esquecendo os negativos. A avaliação do produto final tem um carácter global (processo + produto)

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Avaliação Questionários Diálogo aberto Fichas Relatórios … A elaboração do relatório é um bom método para, de um modo claro, objectivo e sucinto, descrever a situação à partida, o processo, os reajustamentos pontuais e a situação final.

    UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Avaliação Pelos alunos (colegas): capacidade de efectuar uma auto-avaliação sensata. Pelo professor: Apreciação de cada grupo e de cada elemento, individualmente, salientando:  Eficiência dos métodos utilizados, dificuldades e forma de as ultrapassar.  Evolução da dinâmica dos grupos, momentos de tensão ou conflito, aproveitamento dos recursos.  Grau de participação e interacção dos vários elementos de cada grupo e entre os vários grupos.  Forma como foram relacionados e articulados os subtemas.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Em resumo O trabalho de projecto é um método que se reveste de especial importância na medida em que permite: Estruturar conhecimentos. Reunir, usar e distinguir material relevante. Organizar o próprio trabalho e o dos outros. Cooperar na solução de um problema / tarefa. Assumir responsabilidade pelas próprias acções. Assumir posições, defendendo-as.

UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Em resumo Praticar a autocrítica e criticar os outros. Identificar finalidades e objectivos. Identificar a relação entre a educação e a vida profissional. Praticar um modo de trabalho democrático.