CERNAS – PROCESSO DE AVALIAÇÃO F.Páscoa, H.Pires dos Santos Convite à reflexão O futuro que queremos construir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Prevenção Rodoviária Portuguesa
Avaliação do Desempenho
Proposta de Investigação Redução de emissões de CO 2 e sua Valorização Workshop QREN/PO do Centro: Perspectivas de alinhamento da I&D+i nas áreas dos recursos.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2007
João Coimbra, Director do CIMAR
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
A Investigação Educacional em Portugal
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Avaliação dos Laboratórios do Estado
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
IST- MeGT Políticas de Ciência,Tecnologia e Inovação Avaliação dos Laboratórios do Estado (Ministério da Ciência e da Tecnologia XIII Governo Constitucional)
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Gestão de Ciência e Tecnologia 4ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 4ª aula Projectos: - Introdução - Programas e Projectos - Intervenientes.
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Objectivos A I Semana Social estava prevista no plano de acção da Rede Social, tratava-se de um evento que pretendia envolver os vários parceiros sociais.
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Departamento de Engenharia Informática
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
Perguntas de Modelação
A Educação Ambiental face aos novos desafios
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
Cenário da Inovação na Indústria Catarinense Roberto de Medeiros Junior.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Módulo 4 – Legislação desportiva
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

CERNAS – PROCESSO DE AVALIAÇÃO F.Páscoa, H.Pires dos Santos Convite à reflexão O futuro que queremos construir

RESULTADO GLOBAL – BOM FINANCIAMENTO BASE ANUAL – ,00

É UM PONTO DE PARTIDA? 1º PERIODO: CRESCIMENTO ORGÂNICO IMPLANTAÇÃO REGIONAL CREDIBILIZAÇÃO

É UM PONTO DE CHEGADA? ESTAMOS SATISFEITOS COM O QUE CONSEGUIMOS? NÃO HÁ MOTIVO PARA ISSO! O CERNAS TEM PONTOS FRACOS! ESTÃO IDENTIFICADAS FORMAS DE OS SUPERAR

É UMA FASE DE PASSAGEM! O CERNAS SERÁ O QUE NÓS QUISERMOS QUE SEJA O CERNAS SERÁ O RESULTADO DO QUE, COLECTIVAMENTE, ESTIVERMOS DISPOSTOS A FAZER!

FASE DE REFLEXÃO: A NÍVEL INDIVIDUAL O QUE ESTAMOS DISPOSTOS A FAZER REFLEXÃO: A NÍVEL DAS ÁREAS DE TRABALHO COMO NOS QUEREMOS ORGANIZAR - METAS REFLEXÃO: A NÍVEL DA UNIDADE QUAIS AS NOSSAS AMBIÇÕES

FASE DE ACÇÃO: REESTRUTURAÇÃO INTERNA DA UNIDADE ÁREAS, INTERDISCIPLINARIDADE METAS CIENTÍFICAS E SOCIAIS (UTILIZADORES FINAIS) REFORÇO DA ORGANIZAÇÃO ACÇÃO: MELHORAR O STATUS INTERNACIONAL PARCERIAS PUBLICAÇÕES

SITUAÇÃO DO CERNAS ACTUAL: UNIDADE HOSPEDADA PELAS ESAC / ESACB FUTURO! UNIDADE HOSPEDADA POR UMA UNIDADE ORGÂNICA, CONSÓRCIO ENTRE IPC, IPCB (E EVENTUALMENTE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO /INVESTIGAÇÃO DA REGIÃO CENTRO)

COMENTÁRIOS GERAIS DA AVALIAÇÃO 1.UNIDADE COM UMA POSIÇÃO REGIONAL IMPORTANTE; 2.5 ÁREAS DE TRABALHO 3.A GESTÃO DA UNIDADE ESTÁ BEM DESENVOLVIDA 4.AS DESIGNAÇÕES DE ECONOMIA E DE DESENVOLVIMENTO RURAL NÃO REFLECTEM UMA VISÃO E COMPREENSÃO PARTILHADA DA NOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO RURAL – ÂMBITO DISPERSO 5.O NÍVEL DA UNIDADE FOI MELHORADO DURANTE O PERÍODO DE AVALIAÇÃO, O QUE JUSTIFICOU A CLASSIFICAÇÃO ATRIBUÍDA 6.AS ÁREAS DE TRABALHO REVELAM GRANDES DIFERENÇAS EM TERMOS DE QUALIDADE

COMENTÁRIOS GERAIS (Cont.) 7.A ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS ESTÁ PRÓXIMA DA EXCELÊNCIA 8.AS ÁREAS DE QUÍMICA E DE FLORESTAS NECESSITAM DE UMA FOCALIZAÇÃO MAIS PRECISA, E PODEM MELHORAR O SEU STATUS INTERNACIONAL A PARTIR DA PRESENTE QUALIDADE DOS SEUS RESULTADOS 9.AS ÁREAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALIMENTAR E DE ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO RURAL PRECISAM DE UM CONCEITO CIENTÍFICO CLARO, E TÊM TRABALHADO SEM OBJECTIVOS TÉCNICOS E/OU INDUSTRIAIS BEM DEFINIDOS. 10.NESTAS DUAS ÚLTIMAS ÁREAS O NÍVEL CIENTÍFICO PARECE SER PARTICULARMENTE BAIXO, E O PERFIL NACIONAL E INTERNACIONAL É FRACO

RECOMENDAÇÕES 1.… DEVE PRODUZIR UM CONCEITO CLARO DAS ESPECIFICAÇÕES DO(S) DOMÍNIOS EM QUE PRETENDE TRABALHAR - ÁREAS, INTERDISCIPLI- NARIDADE, METAS CIENTÍFICAS E SOCIAIS 2.… DEVE USAR AS SUAS COMPETÊNCIAS EM TERMOS DE ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA, PARA LIDERAR ESTE ASPECTO NO QUE SE REFERE ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM PORTUGAL 3.… DEVE MELHORAR A SUA INTERNACIONALIZAÇÃO, NOMEADAMENTE ATRAVÉS DO SEU DESEMPENHO EM TERMOS DE PUBLICAÇÕES 4.… DEVE RECONSIDERAR E REFORMULAR O ALVO, A ORGANIZAÇÃO E OS OBJECTIVOS, NO QUE SE REFERE ÀS ÁREAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALIMENTAR E DE ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO RURAL

OUTRAS OBSERVAÇÕES SOBRE A UNIDADE 1.TREINO DE JOVENS INVESTIGADORES E DE ESTUDANTES – SATISFATÓRIO 2.ORGANIZAÇÃO DE WORKSHOPS - DEVE MELHORAR 3.INTERDISCIPLINARIDADE -ABAIXO DO NÍVEL DESEJÁVEL 4.INTERACÇÃO C/ OUTRAS INSTITUIÇÕES -SATISFATÓRIO, MAS DESIGUAL 5.PROJECTOS INTERNACIONAIS -MUITO BOM EM ALGUNS CASOS, ABAIXO DO POTENCIAL NOUTROS 6.TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA – SATISFATÓRIO, COM DESENVOLVIMENTO REGIONAL 7.ACTIVIDADES MARCANTES - REGIONAIS, INCIDENTALMENTE INTERNACIONAIS 8.ATITUDE E AMBIENTE DE TRABALHO – BEM ORGANIZADA E GERIDA, APESAR DA DISPERSÃO DOS INVESTIGADORES E DAS SUAS INSTITUIÇÕES

COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES MAIS PERTINENTES 1.A UNIDADE É FORTEMENTE ACONSELHADA A PRODUZIR UM CONCEITO CLARO DAS ESPECIFICAÇÕES DO(S) DOMÍNIOS EM QUE PRETENDE TRABALHAR - ÁREAS, INTERDISCIPLINARIDADE, METAS CIENTÍFICAS E SOCIAIS 2.A UNIDADE DEVE MELHORAR O SEU STATUS INTERNACIONAL, NOMEADAMENTE ATRAVÉS DO SEU DESEMPENHO EM TERMOS DE PUBLICAÇÕES; 3.A UNIDADE DEVE RECONSIDERAR E REFORMULAR AS METAS, A ORGANIZAÇÃO, OS OBJECTIVOS E AS AMBIÇÕES QUE TEM EM RELAÇÃO ÀS ÁREAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALIMENTAR E DE ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO RURAL.

VIA A SEGUIR 1.REFLEXÃO, AOS NIVEIS DA UNIDADE E DAS SUAS ÁREAS, DO QUE QUEREMOS SER COMO UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO; 2.DEFINIÇÃO DOS DOMÍNIOS EM QUE SE PRETENDE TRABALHAR - ÁREAS, INTERDISCIPLINARIDADE, METAS CIENTÍFICAS E SOCIAIS; 3.ESTABELECIMENTO DE METAS E DE OBJECTIVOS AOS NÍVEIS DA UNIDADE, DA ÁREA E DO INVESTIGADOR; 4.REFORÇO DA ORGANIZAÇÃO INTERNA: IR / CE / CC / INVESTIGADORES 5.DEFINIDOS OS DOMÍNIOS EM QUE SE PRETENDE TRABALHAR, FAZER UMA APROXIMAÇÃO DE BAIXO PARA CIMA PARA O ESTABELECIMENTO DE METAS E DE OBJECTIVOS PARA O PRÓXIMO TRIÉNIO – DO INVESTIGADOR PARA A UNIDADE

UMA PROPOSTA PARA A ESTRUTURAÇÃO DE OBJECTIVOS

Investigador(a) CERNAS: semestre Indicador de execução previsional (objectivos) 1º2º1º2º1º2º A1 - Livros ou partes de livros A2 - Submissão de artigos em revistas internacionais A3 - Submissão de artigos em revistas nacionais B1 - Comunicações em congressos científicos internacionais B2 - Comunicações em congressos científicos nacionais C - Relatórios D - Organização de seminários e conferências E1 - Teses de Doutoramento E2 - Teses de Mestrado E3 - Outra produção técnica/científica F - Modelos G - Aplicações computacionais H - Instalações Piloto I - Protótipos laboratoriais J - Patentes K- Submissão de projectos a fontes de financiamento internacionais L- Submissão de projectos a fontes de financiamento nacionais