Leiria, 02 de Abril de 2007 1 Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Leiria, 02 de Abril de Apoio a doentes terminais Francisco Godinho – Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho –
PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
“Uma sociedade aberta e acessível a todos”
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Intervenção psicológica
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Transcrição da apresentação:

Leiria, 02 de Abril de Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação

Leiria, 02 de Abril de Estrutura da Apresentação CERTICActividades desenvolvidas pelo CERTIC da UTAD no âmbito do projecto Informática nos Apoios Educativos. Eixos de actuação; Apoios EducativosDesenvolvem-se mais especificamente aqueles que estão mais directamente ligados aos Apoios Educativos.

Leiria, 02 de Abril de Equipa Multidisciplinar Engenharia Informática Educação Especial Design Inclusivo

Leiria, 02 de Abril de Pessoas com NEE Serviços Presenciais Grupos de com. electrónica

Leiria, 02 de Abril de Actividades do CERTIC ciênciatecnologiaAplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida de cidadãos com necessidades especiais (pessoas com deficiência, idosos e acamados) tecnologias de informação e comunicaçãoAcesso às tecnologias de informação e comunicação e serviços associados, à educação, ao trabalho, saúde e melhoria das capacidades funcionais.

Leiria, 02 de Abril de Actividades do CERTIC Activismo online; Projectos de Tele-reabilitação; Implementação do PNPCNESI; Promoção da Eng. de Reab. e Acessibilidade; Promoção da Acessibilidade as TICs. Pesquisa, avaliação e divulgação de ATs. Apoio às NEE das escolas do Distrito de Vila Real. Promoção da Acessibilidade as TICs. Pesquisa, avaliação e divulgação de ATs. Apoio às NEE das escolas do Distrito de Vila Real.

Leiria, 02 de Abril de Avaliação e Apoio aos Educadores/Professores Sinalização das crianças; Deslocação às Escolas/Jardins de Infância; e Instalação, Formação e Acompanhamento. EscolaCERTICDREN AvaliaçãoPrescrição

Leiria, 02 de Abril de Acções de Formação Acções de sensibilização com o objectivo de dar a conhecer materiais e recursos existentes; Formações realizadas: –Intellikeys –Escrita com Símbolos –Grid –IntelliTalk –Dosvoxentre outros…

Leiria, 02 de Abril de Apetrechamento de Ajudas Técnicas nas Escolas No âmbito das prescrições foram identificados alguns casos mais urgentes (28): 8 computadores; 2 tartarugas de solo; 5 teclados de conceitos; 1 trackball; 1 telelupa; 8 manípulos; 1 pocket pc; 1 Escrita com símbolos; 1 Grid;

Leiria, 02 de Abril de Trabalhos Académicos Para reflectir e sustentar orientações de progresso foram realizados dois estudos: As TICs na Avaliação de Crianças com NEE. CD-ROM Kit NE – uma ferramenta de inclusão.

Leiria, 02 de Abril de As TICs na Avaliação de Crianças com NEE Problemática central: avaliação das necessidades de crianças e jovens com NEE com vista à prescrição de AT. Objectivo: criar grelhas de observação e avaliação que possibilitem a recolha de informação relevante para validar este processo. Guia de Procedimentos de Avaliação Tecnológica

Leiria, 02 de Abril de CD-ROM Kit NE – uma ferramenta de inclusão Objectivo: acessibilidade com enfoque nas áreas de Acessibilidade ao computador, à Internet, à CAA, e apoios educativos. Analisaram-se as duas versões do cd-rom Kit NE –documento com informações detalhadas sobre cada programa; –Grelha de classificação; –Inquérito; –Comparação de programas gratuitos com soluções de mercado; –Melhoria de versões futuras.

Leiria, 02 de Abril de Manual Informática nos Apoios Educativos Abordaram-se assuntos relacionados com as tecnologias no Apoio Educativo, o acesso ao computador e à documentação, o software educativo e Comunicação, adaptação da sala de aula, sala de recursos, legislação, recursos disponíveis na Internet e programas neste contexto. CD-ROM que possui uma versão digital do mesmo e uma colectânea de 50 programas gratuitos divididos em 3 secções: Acesso ao Computador, Habilitação e Profissional.

Leiria, 02 de Abril de Casos de Apoio – Criança 1 Tem cinco anos, diagnosticada com doença neuromuscular progressiva com insuficiência respiratória crónica. Utilizar o computador activando programas com varrimento por meio de um manípulo. E utiliza interface QuickGlance que permite o controlo do computador com os olhos. Estão também em curso a orientação de estudos universitários orientados para que esta criança possa vir a utilizar uma cadeira de rodas eléctrica como meio de recreação, comunicação e aprendizagem.

Leiria, 02 de Abril de Casos de Apoio - Criança 2 Aluno cego, utiliza o computador, com o programa DOSVOX, para realizar os trabalhos da escola, os testes de avaliação e mais recentemente para aceder à Internet e ao correio electrónico. Ambos os casos exigem planeamento e desenvolvimento de actividades e conteúdos educativos diversificados numa base semanal.

Leiria, 02 de Abril de Conclusão nãoCERTIC não é… –uma sala de exposição, –nem uma clínica onde se pedem receitas; –ou algo equivalente a uma empresa de ajudas técnicas onde se experimentam produtos para comprar.

Leiria, 02 de Abril de Elementos chave para a eficácia deste apoio recursos humanosa característica dos recursos humanos afectos ao serviço; equipas multidisciplinares aprender em rede;a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares e de aprender em rede; dedicaçãohumanismoa dedicação e humanismo, a reflexão e estudo, a inovação e o desenvolvimento de projectos; diversidade tempoexperiênciaa diversidade e quantidade de materiais disponíveis, o tempo que lhe é dedicado e a experiência acumulada. escola inclusiva tendo em vista a melhoria de uma escola inclusiva.

Leiria, 02 de Abril de A vida é fascinante. O que é preciso é vê-la com os óculos certos O que é preciso é vê-la com os óculos certos Alexandre Dumas