Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS
JOSÉ DAMASCENO SAMPAIO1 MEIOS ADMINISTRATIVOS DE SOLUÇÃO DE LÍTIGIOS COMERCIAIS E TRABALHISTAS.
Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias Comitiva Argélia Brasília, 03 de dezembro de 2007.
PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL
A resolução judicial e extrajudical de conflitos de consumo
Fase inicial do processo arbitral (I)
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos II
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
AUDIÊNCIA TRABALHISTA
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Guilherme Fernandes Neto
ARBITRAGEM SOLUÇÃO EFICAZ DE CONFLITOS
ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Caso em Análise Banco Marka e Banco Fonte-Cindam Rodrigo F. Fragoso Rio de Janeiro, setembro.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
ARBITRAGEM SOLUÇÃO PRÁTICA PARA O EMPRESÁRIO
Implantação das Tabelas Padronizadas do Conselho Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Passar para a primeira página Reunião de Responsáveis Grupos/Equipas de NATAÇÃO 21 de Novembro de 2002 Gabinete Coordenador do Desporto Escolar Direcção.
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
Conf. Anual da Ordem Economistas 2008 FC Gulbenkian1 Finanças Locais, das Administrações Públicas e Orçamento de Estado Paulo Trigo Pereira Professor Associado,
19 de Outubro de 2007 Das 10 às 13 horas Convidados: Dr.ª Maria do Rosário Farmhouse Antropóloga; Directora do JRS- Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados.
Direito Processual Civil
CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE FLORIANÓPOLIS - CAMAF -
RESPOSTA DO RÉU JUIZADOS ESPECIAIS.
Meios de solução das controvérsias e o uso da força
Acessos Ponto da situação em Janeiro 2008 – 31 Dezembro 2008.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
INSCRIÇÕES DATA LIMITE 18 de Fevereiro de 2008 CUSTO Empresas Associadas ANTRAMAPEF ANTRAM ou APEF : 1º - participante 35 2º e seg 15 Outros Participantes:
Um sistema de mediação em Portugal Continental 11 de Junho de 2009.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
P L A N O D E E N S I N O PROF. WILIAM CARVALHO DIREITO DO CONSUMIDOR.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
WEBQUESTION MASC Prof. Msc. Paulo Mendes. INTRODUÇÃO Ministra Ellen destaca métodos alternativos de solução de litígios A abertura do seminário "Poder.
Banner pequeno de entrada no site que remete para a página com a seguinte informação seguida (ver próximas páginas)
A CBMAE – Fernandópolis A CBMAE – Fernandópolis  É um órgão da ACIF, que colocamos à disposição das empresas associadas. Inaugurado em 20 de junho de.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Centro de Conferência de Facturas Apresentação
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial OS JULGADOS DE PAZ Organização e funcionamento dos Tribunais Judiciais Módulo 2.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Arbitragem Internacional.
FORMAS ALTERNATIVAS DE
ARBITRAGEM Professor orientador: Ricardo S. S. dos Santos.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - PROBLEMAS COM CHEQUES ?
Formato do curso: Turmas: Período das aulas Aulas online telepresenciais na plataforma ITKOS Trabalho simulado off-line. Turmas: Matutino: 09h às.
A resolução judicial e extrajudical de conflitos de consumo
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 1990, estabelece instrumentos para garantir.
PROF. PAULO BENINCÁ WEB – NAÍMA WORM AMPLA LIBERDADE DE CONTRATAÇÃO. PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PROCEDIMENTO.
Otavio Calvet.  Resolução 125/2010 CNJ – estímulo  Cidadania e caráter democrático  Art. 3º nCPC, §§2º e 3º ◦ § 2 o O Estado promoverá, sempre que.
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
A ARBITRAGEM ANGOLANA EM ACÇÃO. R. Rainha Ginga n.º 80 – 1.º ● C.P – Luanda – Angola Telefones: (244) | / 26 ● Fax: (244) 222.
Dário Moura Vicente Advogado Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa A CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM: PROBLEMAS ATUAIS.
A CAMESC É UMA CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO QUE ATUA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TEM POR MISSÃO A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR VIA EXTRAJUDICIAL, VISANDO.
Transcrição da apresentação:

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa Dra. Isabel Mendes Cabeçadas

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito “Direito do consumo” -Meios de Resolução de Litígios- Lisboa, 9 de Outubro de 2008

Processo Julgados de Paz Tribunal Cível Conflito Arquivo do Processo Reclamação Informação Arquivo do Processo Contacto prestador de bens ou serviços Mediação Envio de Convocatória Não Comparência Comparência Tentativa de Conciliação Acordo Sentença Homologatória Arbitragem Não Acordo Adesão Julgados de Paz Não Adesão Tribunal Cível Não cumprimento de Sentença

Composição do Centro Tribunal Arbitral Com um magistrado Judicial na qualidade de Juiz Árbitro, que julga segundo o Direito ou de Equidade. Serviço Jurídico de Apoio Que informa consumidores e empresas, enquadra juridicamente as questões, tenta a conciliação das partes e prepara o processo para a decisão do Juiz Árbitro

Dados Estatísticos 2007 3.254 2.174 (67%) a 1.080 (33%) b 966 (89%) c Número total de reclamantes 3.254 Informações (Presenciais, Escritas e Telefónicas) 2.174 (67%) a Processos instruídos Total 1.080 (33%) b Processos resolvidos (Mediação, conciliação e arbitragem) 966 (89%) c Sentenças 222 (23%) d Participação das empresas na resolução de conflitos Colaboração 966 Não Colaboração 79 (7%) e Adesões 575 (a) e (b) - em função do número total de casos colocados (c) e (d) - em função do número de processos instruídos (e) - em função do número total de processos instruídos em 2007

Vantagens da Convenção de Arbitragem para as Empresas Confiança dos Consumidores Prestigio / Imagem Conhecimento da origem e dimensão dos conflitos Apoio à gestão dos conflitos Eficácia na resolução

Procedimento em caso de recusa de Adesão das empresas Avaliação das razões de recusa Reuniões com Direcções e Advogados Listagem das empresas que não comparecem Certidões dos processos

Apoio à sensibilização das empresas para a Arbitragem Autarquias / Caso Barreiro Associações de Comércio e Serviços – UACS Ordem dos Advogados Ministério da Justiça – Simplex Aconselhamento das entidades de Defesa do Consumidor Sites com formulários de Adesão e Informação sobre vantagens da Adesão

Dados Estatísticos 20 de Novembro/1989 a 3 de Outubro/2008 Número total de reclamantes 50.173 Informações (Presenciais, Escritas e Telefónicas) 40.771 Processos intruídos Total 12.402 Processos resolvidos (Mediação, conciliação e arbitragem) 11.314 Sentenças 3.508 Participação das empresas na resolução de conflitos Colaboração 11.314 Não Colaboração 778 Adesões 4.152

Processos de 2007 67% 56% 23% 7% 4% Não Resolvidos Informação Resolvidos por Mediação Resolvidos por Sentença Em Curso

Processos Resolvidos Mediação, Conciliação e Arbitragem • 1989/90 - Dados compreendidos entre 20 de Novembro/89 a 31 de Dezembro/90 • 1991 / 2006 - Dados compreendidos entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de cada ano

Processos Instruídos e Processos Resolvidos • 1989/90 - Dados compreendidos entre 20 de Novembro/89 a 31 de Dezembro/90 • 1991 / 2006 - Dados compreendidos entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de cada ano

“O Centro de Arbitragem de mais próximo do cidadão” Lisboa é um tribunal mais próximo do cidadão” Prof. Jean Calais-Auloy em curso de formação a magistrados, Paris, Out/92

CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA Morada: Rua dos Douradores, 108, 2º 1100-207 Lisboa Telefone : 21 880 70 30 Fax: 21 880 70 38 Mail: director@centroarbitragemlisboa.pt Todos os dias úteis das 11 às 18h30