Abril de 2009 1 Despachos electrónicos das autoridades oficiais Despachos electrónicos das Autoridades Sanitária, de Estrangeiros e Fronteiras, Aduaneira,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Advertisements

Busca de testamento On-line
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Informação Empresarial Simplificada
Analise Preliminar STM – Serviços Técnicos e de Manutenção
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Gerenciamento do escopo do projeto
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
1 3. Ao fazer as alterações no slide master, estas irão ser aplicadas a todos os diapositivos "dependentes" dele.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
© Esta informação é propriedade da VORTAL, S.A. Proibida a reprodução 1 Novas funcionalidades do mercado online para Compradores Gerir Obras / Centros.
Passos para a Criação de uma empresa
Compras - Controle de estoque por lote
PROJETO.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Como usar o novo site.
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Nesse manual abordaremos de forma resumida como proceder para a autorização de uma guia, seja ela de Consulta, SP/SADT ou Internação.
Principais Tecnologias – NF-e
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar o ‘Tratamento das Irregularidades do Ponto’, com total segurança e privacidade das informações, através.
Parte I - Âmbito e Arquitectura
ESPAÇO DÚVIDAS.
Renata Miwa Tsuruda São Carlos, 07 de Dezembro de 2009
Cadastro de produtos por referência
EBSCOhost Acesso móvel.
Impressão de etiquetas
A NOVA ACÇÃO EXECUTIVA ORDEM DOS ADVOGADOS DELEGAÇÃO DA AMADORA 25 DE JUNHO 2009.
Microsoft Access Carlos Sebastião.
Obrigações Acessórias Eletrônicas
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
Continuação do formulário (exemplo abaixo)
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Agrupamento de Escolas 2,3 Padre Vitor Melícias
Manual de Instalação do Windows 8
PI-Racing.com Team Manager © Manual de Utilização.
1 TUTORIAL DO CATÁLOGO DA EGP-UPBS. 2 O catálogo da EGP-UPBS encontra-se em e está integrado no catálogo da Universidade do Porto.
O que é Café Direto? Café Direto é um novo mecanismo de comercialização onde produtores, torrefações, exportadores, corretores, cooperativas poderão.
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Resposta penhora Online
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Problemas e Propostas de Solução
COMBOIOS DE PORTUGAL Manual netTICKET Maio 2009.
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Como acessar o Orquestra?
Compras - Pedido de Compra
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
Compras - Cadastro de produtos por referência IdentificaçãoCOM_010 Data Revisão14/10/2013.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
1 Representa no geoplano figuras a teu
1 Site do Turismo de Portugal, IP Site do Turismo de Portugal, IP
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Contagem Sequencial do Estoque
Solicitações de Serviços
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
STADA - Exportação Sistema de Tratamento Automático da
Copyright © 2008 IFAP. Todos os direitos reservados Registo do Utilizador no Portal IFAP – Manual do Utilizador - Data da última actualização:
SICOPWeb - Primeiro Acesso
Lisboa, 7 de Julho de Soluções tecnológicas para a fronteira terrestre Portuária Cartão Único e Despacho Electrónico Lídia Sequeira Presidente do.
Transcrição da apresentação:

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Despachos electrónicos das Autoridades Sanitária, de Estrangeiros e Fronteiras, Aduaneira, Portuária e Marítima no sistema de Janela Única Portuária do porto de Lisboa Auditório da GMR, 8de Abril de 2009

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Despacho electrónico no Porto de Lisboa Despacho electrónico de todas as autoridades: Aduaneira, de Estrangeiros e Fronteiras, Marítima, Portuária e Sanitária Padrões de serviço definidos para todos os intervenientes Facilidade e simplificação Procedimentos e regras a seguir

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Semáforos - Visão rápida do estado do despacho e filosofia de funcionamento O estado das autorizações de entrada/saída dos navios do porto dadas pelas várias autoridades na PCOM/ JUP, são visíveis, tanto por consulta às autorizações, como pelo estado dos semáforos de cada entidade. À entrada estão por defeito a verde, significando que não existe qualquer condicionante à entrada do navio em porto; À saída estão por defeito a cinzento, excepto o da Capitania que está a vermelho;

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais SIGNIFICADO DOS SEMÁFOROS indicativos das autorizações CINZENTO – AGUARDA AUTORIZAÇÃO (utilizado só à saída para todas as autoridades excepto a Capitania) – significa que as autoridades ainda não se pronunciaram. Não foi dada Autorização de Saída. VERDE - AUTORIZADO. Se for à saída terá um despacho associado. VERMELHO - NÃO AUTORIZADO – Não há documento de despacho associado, mas há justificativo ou observações do motivo da recusa. AMARELO - Significa AUTORIZADO COM CONDICIONANTES. O navio pode entrar ou sair do porto mas com condicionantes, o que significa que está autorização desde que sejam cumpridas as condições indicadas. As condições podem ser indicadas no campo observações ou em documento de despacho associado.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Alterações aos despachos Uma autorização dada por uma autoridade só poderá ser alterada por essa autoridade, até à entrada/saída do navio do porto, momento definido pelo ATA/ATD (passagem da linha de Entre-Torres). Todas as alterações ficam conservadas no histórico. Uma autoridade ao alterar uma autorização já dada para outra mais restritiva ou até ao recusar a autorização anterior, provocará impacto nas autorizações de outras autoridades e poderá perturbar o funcionamento regular do porto, pelo que se acorda que tal intervenção seja utilizada só em situações excepcionais ocorridas depois do despacho, sendo de evitar que estas alterações ultrapassem o limite definido para o nível de serviço dessa autorização.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autorização de Saída (Consulta de Histórico) Pode ser consultado o histórico de alterações de uma determinada autorização de saída, bastando para isso carregar no botão Histórico.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autorização de Entrada (Exemplo de Recusa)

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Informação a prestar electronicamente com impacto no despacho Novo e simples formulário de condicionantes Gerar formulários OMI entrada e saída Listas de tripulantes e listas de passageiros digitalizadas de entrada e de saída Anexar pedidos de visto ao SEF Aviso de partida com ETD actualizados

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Condicionantes à entrada ? Na criação do Aviso de Chegada será apresentada a pergunta se existem condicionantes no navio:

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais O formulário único de condicionantes agrega várias declarações anteriormente feitas em papel ( e gera alertas).

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Novo - Pedido de visto 1.O pedido de visto para o SEF será anexado à lista de tripulantes ou lista de passageiros através do botão Lista Digitalizada.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Duplo-click no documento associado a cada entidade, permite a consulta do documento. Para cada uma das autoridades, é também possível a impressão do respectivo despacho de largada no botão O aviso de largada, permite consultar as autorizações de largada das diversas entidades institucionais. Consulta e impressão de despachos de largada

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Para a impressão do despacho de largada da Capitania, efectua-se a consulta do documento de autorização de largada da Capitania através do duplo-click no documento associado O botão Ficheiro permite aceder ao despacho anexado pela Capitania e carregando no botão Ver Ficheiro, o despacho é disponibilizado para impressão. Imprimir o despacho de largada da Autoridade Marítima - Capitania

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Semáforos à saída – Filosofia Os semáforos estão por defeito a Cinzento (com excepção da Capitania que está a VERMELHO) o que significa ser necessário uma autorização explícita das autoridades; Pronunciam-se nos semáforos de saída o SEF, a Sanidade Marítima, a Autoridade Aduaneira (automaticamente via SDS), a Autoridade Portuária e a Autoridade Marítima; Todas as entidades podem colocar o semáforo a amarelo com informação de condicionantes a considerar na saída do navio do porto; As Autoridades autorizam a saída do navio com a elaboração da autorização de saída no estado Aceite, com a consequente passagem do seu semáforo a verde, ficando associado a esta autorização o seu desembaraço, de acordo com a minuta desta entidade.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autorização de Saída (Exemplo de Aceitação) A autorização de saída deve ser feita em: Escalas > Autorizações > Autorização de Saída As observações da autorização podem ser consultadas em baixo, e fazendo duplo clique no campo por baixo do semáforo, o utilizador é direccionado para o documento de autorização. A Capitania não poderá autorizar a saída do navio enquanto existir algum semáforo vermelho nas restantes autoridades.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autorização de Saída (Exemplo de Restrições)

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autorização de Saída (Exemplo de Recusa) Ao expirar a validade do alvará da Autoridade Aduaneira, no caso do navio ainda não ter saído, o semáforo passa automaticamente a vermelho, fazendo com que o semáforo da capitania passe também a vermelho.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autoridade de Estrangeiros e Fronteiras (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF) No processo de entrada do navio: A autorização de entrada na JUP está, por norma, na situação de aceite (símbolo de cor verde); Se houver alguma condicionante à entrada do navio em porto será criada uma autorização com restrições e o semáforo tomará a cor amarela. (por exemplo, no caso de um navio a chegar com clandestinos do qual ainda não exista lista de tripulantes nem identificação dos clandestinos, o SEF pode autorizar a entrada do navio mas com a condicionante de não poder atracar ou pode autorizar a entrada e a atracação mas com a condicionante de ninguém (tripulantes /clandestinos) poder entrar/sair do navio). No processo de saída do navio: A autorização de saída na JUP está por defeito com a cor cinzenta, na situação de aguarda autorização; O SEF ao dar a autorização de saída, cria o documento de autorização e o semáforo passa à cor VERDE. O documento de autorização, desembaraço de saída do SEF, fica disponível para ser consultado e impresso pelo agente responsável e por todas as autoridades oficiais; O SEF pode dar autorização de saída com condicionantes, cria o documento de autorização, indica as condições e o semáforo passa à cor AMARELA - Autorizado com Condicionantes. O SEF dará despacho de recusado (semáforo vermelho) sempre que estejam requisitos em falta, indicando nas observações os motivos/condições (quais os documentos em falta) para poder dar autorização de aceite. O despacho do SEF será possível de ser visualizado e/ou impresso pelo agente de navegação responsável pelo navio à saída e por qualquer das autoridades. O nível de serviço do SEF para a autorização de saída de um navio é o seguinte: O SEF dará a autorização de Saída o mais cedo possível após a criação pelo agente de navegação do aviso de saída e até 3 horas antes da saída prevista (ETD) do navio, desde que os documentos exigíveis estejam entregues electronicamente (listas de tripulantes e passageiros de saída)

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autoridade Sanitária (Sanidade Marítima - SM) No processo de entrada do navio: A autorização de entrada na JUP está, por norma, na situação de aceite (símbolo de cor verde). Se houver alguma condicionante à entrada do navio em porto será criada uma autorização com condicionantes e o semáforo tomará a cor amarela. No processo de saída do navio: A autorização de saída na JUP está por defeito com a cor cinzenta, na situação de aguarda autorização; A SM ao dar a autorização de saída, cria o documento de autorização e o semáforo passa à cor VERDE. O documento de autorização, desembaraço de saída da SM, fica disponível para ser consultado e impresso pelo agente responsável e por todas as autoridades oficiais; A SM pode dar autorização de saída com condicionantes, cria o documento de autorização, indica as condições e o semáforo passa à cor AMARELA- Autorizado com Condicionantes. A validade do despacho da Sanidade é, após emissão, até ao final (23:59) do dia seguinte. O despacho da Sanidade será possível de ser visualizado e/ou impresso pelo agente de navegação responsável pelo navio à saída e por qualquer das autoridades. O nível de serviço da SM para a Autorização de saída de um Navio é o seguinte: A SM dará a autorização de Saída o mais cedo possível após a entrada em porto, desde que os documentos exigíveis estejam apresentados (Declaração Marítima de Saúde) ou até 4 horas antes da saída prevista (ETD) do navio para estadias superiores a 6 horas..

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autoridade Aduaneira (AA) A Autoridade Aduaneira já dá despacho electrónico no seu sistema SDS que está interligado no PCOM através da troca de mensagens electrónicas. No processo de entrada do navio: A autorização de entrada na JUP está, por norma, na situação de aceite (símbolo de cor verde). No processo de saída do navio: A autorização de saída na JUP está por defeito com a cor cinzenta, na situação de aguarda autorização; Passa para a situação de aceite (símbolo de cor verde), quando o alvará de saída for emitido ficando disponível para consulta e impressão; Se o prazo do alvará de saída for ultrapassado o semáforo passa a vermelho. Com a emissão de novo alvará válido passará a verde novamente. No alvará de saída constará o nº e data da última autorização da Sanidade desde que exista. A validade do alvará de saída é, após emitido, até ao final (23:59) do dia seguinte. O nível de serviço da AA para a Autorização de saída de um Navio é o já definido que é o seguinte: A AA dará a autorização de Saída, com a emissão automática do alvará de saída até 30 minutos após este ter sido solicitado e da atracação do navio, desde que as formalidades estejam cumpridas.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autoridade Portuária (AP) No processo de entrada do navio: A autorização de entrada na JUP está, por norma, na situação de aceite (símbolo de cor verde); Se a entrada do navio for autorizada com condicionantes, o semáforo tomará a cor amarela e as condições/observações podem ser consultadas; Se houver recusa de autorização à entrada do navio o semáforo tomará a cor vermelha. No processo de saída do navio: A autorização de saída na JUP está por defeito com a cor cinzenta, na situação de aguarda autorização; Passa para a situação de aceite (símbolo de cor verde), quando for dada autorização de saída; Se a saída do navio for autorizada com condicionantes, o semáforo tomará a cor amarela e as condições/observações podem ser consultadas; Se houver recusa de autorização à saída do navio o semáforo tomará a cor vermelha. O nível de serviço da AP para a autorização de saída de um navio é o seguinte: A AP dará a autorização de Saída, através do documento (AUT) Autorização de Saída até 3 horas antes da saída prevista (ETD). O nível de serviço da AP para a marcação de manobra de saída de um navio é o seguinte: A manobra de saída será marcada até 2h antes da partida (ETD), desde o Aviso de saída (AVI) esteja confirmado pelo agente o mais tardar até às 2h 30 antes.

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Autoridade Marítima (AM) No processo de entrada do navio: A autorização de entrada na JUP está, por norma, na situação de aceite (símbolo de cor verde); Se a entrada do navio for autorizada com condicionantes, o semáforo tomará a cor amarela e as condições/observações podem ser consultadas; Se houver recusa de autorização à entrada do navio o semáforo tomará a cor vermelha. No processo de saída do navio: A autorização de saída na JUP está, por norma, na situação de recusado (símbolo de cor encarnada); Passa para a situação de aceite (símbolo de cor verde), quando o documento despacho de largada for emitido e anexado a esta autorização. Se for alterada uma autorização já dada por qualquer das autoridades para outra mais restritiva (de aceite para aceite com condicionantes, de aceite para recusado ou de aceite com condicionantes para recusado, a autorização da Autoridade Marítima, se já tiver sido dada, passa automaticamente para a situação de recusada com o semáforo com a cor vermelha; Se o navio for autorizado com condições, o despacho de largada será emitido e o semáforo tomará a cor amarela. O despacho electrónico da Autoridade Marítima será anexado à autorização de saída e poderá ser consultado e impresso pelas restantes autoridades e pela agência de navegação responsável à saída pelo navio. O nível de serviço da Autoridade Marítima (AM) para a autorização de saída de um navio é o seguinte: A AM emitirá a autorização de Saída (podendo ser recusa ou aceitação com condicionantes) até 2 horas e trinta minutos antes da saída do navio, desde que todos os requisitos legais estejam cumpridos, os documentos exigíveis estejam disponíveis e as autoridades aduaneira, de estrangeiros e fronteiras, sanitária e portuária tenham dado autorização de saída electrónica com ou sem condicionantes;

Abril de Despachos electrónicos das autoridades oficiais Data de arranque do despacho electronico Dia 23 de Abril arranque não obrigatório, período experimental Dia 4 de Maio data de arranque obrigatório