O que é a UNA-SUS? Um programa do Ministério da Saúde, vinculado ao DEGES/SGTES, que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa para.

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Transcrição da apresentação:

O que é a UNA-SUS? Um programa do Ministério da Saúde, vinculado ao DEGES/SGTES, que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa para qualificação em serviço dos trabalhadores da saúde.

Temas pontuais Formação acadêmica ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (52.000) CAPACITAÇÃO GERENCIAL ( 100.000) Formação Emsaúde ambiental (36.281) MESTRADOS PROFISSIONAIS DENGUE: CD-Rom Prova do laço Gripe Aviária Temas pontuais Formação acadêmica

Objetivos específicos Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, visando a capacitação em áreas estratégicas para o SUS; Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para área da saúde; Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde; Oferecer apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde;

Produzir Conteúdo Produção de Conhecimento Produção de Conhecimento UNA-SUS Certificação Apoio presencial Produzir Conteúdo Produção de Conhecimento Produção de Conhecimento Produção de Cohecimento NTIC na educação 5

Quem compõe essa rede? Membros Colaboradores programas de formação para trabalhadores do SUS, que incluam especialização para equipes de saúde da família (E3SF) Meta mínima de formar 1.000 profissionais como especialistas ou metade dos profissionais de um estado Que se propõe a publicar todo material didático produzido e colaborar com outras iniciativas Colaboradores Instituições que estão disponibilizando Recursos Educacionais Abertos ou Tecnologias Educacionais para a rede

O que circula nessa rede? Recursos educacionais: materiais instrucionais e ferramentas de avaliação (banco de questões e simulações) Acervo Colaborativo / Clearinghouse Ofertas educacionais: informações sobre atividades educacionais realizadas pelos profissionais, com certificação digital, possibilitando a construção um histórico educacional unificado de cada profissional Plataforma Sérgio Arouca

Acervo Colaborativo da UNA-SUS Um acervo de materiais instrucionais: disponível na rede mundial de computadores; digitalizado em padrões universais e abertos; de livre acesso e utilização; colaborativo, permitindo a sua adaptação a diferentes processos educacionais; certificado quanto a sua validade científica, adequação pedagógica e midiática e pertinência ao contexto do público alvo proposto; claramente descritos por um conjunto informações sobre cada um deles – metadados- e catalogados visando a sua interoperabilidade e gestão bibliográfica e facilidade de busca. 8

A B Conjunto ampliado/ modificado de conhecimentos, habilidades e atitudes. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes A B Avaliação de pré-requisitos Avaliação Somativa Pontos variáveis definidos pelo aluno de verificação de rota da avaliação formativa 9

Do que o Acervo Colaborativo é feito? Componentes / Ativos Material instrucional Textos científicos(artigos, monografias, teses), textos educativos, imagens, vídeo, aúdio Ferramentas de avaliação Bancos de questões fechadas e alternativas comentadas Banco de questões abertas c/ chaves para análise de conteúdo da respostas e feedback aberto Simulações de problemas com decisões e conseqüências em múltiplos níveis sequenciais. 11

Objetos de aprendizagem São as módulos de aprendizado mínimos , o primeiro nível de agregação. É uma lição isolada, a menor porção que tem sentido educacional por si só Para isso deve ter Objetivos educacionais claros Público alvo e contexto de aplicação especificados Deve incluir as atividades de avaliação formativa e somativa para verificação do atingimento dos objetivos 12

Objeto de aprendizagem

Níveis de agregação do processo educacional 5 Ex: Cursos completos 4 Ex: Unidades didáticas 3 Ex: Módulos 2 Objetos de aprendizagem 1 Artefatos / objetos educacionais Textos, imagens, vídeos, animações, simulações, etc.. 14

Rede Integrada Telessaúde - UnA-SUS 2.617 pontos de Telesaúde 78 pontos avançados 34 repositórios em Dspace Rede Integrada de Telessaúde – Universidade Aberta Sistema de distribuição de vídeos – RNP Backbone Campus Virtual de Saúde Pública – OPAS/OMS - Bireme Rede Universitária de Telemedicina / RNP Fiocruz: ICICT, ENSP e Canal Saúde Banco Internacional de Objetos Educacionais CESPE/UnB Espelhos: UFMG e Unifesp

Quão Abertos são os OER? Propriedade Intelectual Direitos patrimoniais Uso justo Licenciamento específico Direitos morais Preservação da atribuição de créditos aos autores Obras derivadas, co-autoria e adaptação

Quão abertos são os OER Padronização Padrões dos “ativos”: formatos de arquivos Padrões de descrição Estrutura: Dublin Core, LOM Semântica: vocabulários controlados e ontologias Padrões de sequenciamento / empacotamento SCORM Espaço de aula

Consequências esperadas Reduzir o desperdício de recursos com materiais e ofertas redundantes e com estruturas de apoio presencial duplicadas. Todos terão acesso a tudo A publicização e cultura de colaboração gera ganho incremental da qualidade do material disponível. Permitir que o trabalhador ao mudar de serviço ou cidade possa levar na sua bagagem, histórico educacional em serviço certificado, evitando retreinamentos desnecessários Possibilitar maior transparência no uso de recursos para educação na saúde. Passam a ser possíveis análise de impactos, pois há acompanhamento permanente de “egressos” 18