Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Administração de Conflitos
Administração de Conflitos e Negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Comunicação Integrada de Marketing
Teoria dos Sistemas Abertos
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Teorias de Sistemas de Informação
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
1.a. FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA
Técnicas de Negociação
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Técnicas de Negociação
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 1º SEMESTRE
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Técnicas de Negociação
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Teoria Geral de Sistemas
Abrangência do Planejamento
Marcio C. Borges Maurício O. Ferreira
Técnicas de Negociação
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Trabalho de Conclusão de Curso
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
conceitos e aplicações práticas
Técnicas de negociação – prof. Marcelo dourado
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
COACHING EDUCATION.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Capítulo 4 O Valor do Dinheiro no Tempo. © 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada.
Capítulo 1 A administração hoje.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
PROFESSOR: ALESSANDRO
Técnicas de Negociação
O Planejamento da Negociação
Disciplina: Técnicas de Negociação
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Grupos e Equipes
Importância do orçamento de capital
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen Negociação: conceitos e aplicações práticas Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen Talita Mauad Martins (Organizadores) 2a edição |2009|

O Processo de Negociação Capítulo 2 O Processo de Negociação

Definição do processo de negociação como sistema de transformação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Definição do processo de negociação como sistema de transformação A palavra sistema, “emprestada” das ciências exatas; Sistema pode ser definido, em termos precisos, como: uma equação matemática que descreve alguns relacionamentos entre as suas variáveis. As duas concepções de sistemas: como transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas); Como referência à busca de objetivo. Os objetivos de um sistema são seus elementos;

Definição do processo de negociação como sistema de transformação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Definição do processo de negociação como sistema de transformação A negociação conceituada como um somatório de suas variáveis básicas (informação, tempo e poder), da comunicação, da busca pelo acordo, a procura por relações duradouras, da satisfação de necessidades e a solução de conflitos; A negociação ideal, do ponto de vista sistêmico, poder ser definida como: Processo que envolve duas ou mais partes, baseada na comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns, sejam afinidades ou conflitos, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, por meio de relações duradouras que irão satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.

Definição do processo de negociação como sistema de transformação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Definição do processo de negociação como sistema de transformação A possibilidade de estabelecer os objetos que compõem o sistema subdividindo-o em: Entradas (ou estímulos) – seriam os impulsos iniciais da negociação; Processo – transformação dos impulsos em resultados, que pode ser caracterizado como a negociação em si; Saídas – o produto final da negociação, isto é, o acordo , a solução do conflito, as relações duradouras.

Definição do processo de negociação como sistema de transformação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Definição do processo de negociação como sistema de transformação Componentes do processo de negociação FEEDBACK - Diferenças individuais - Valores pessoais dos envolvidos - Interesses comuns - Relacionamento humano - Conquista de pessoas - Concessões - Persuasão - Satisfação das necessidades - Decisão conjunta ENTRADAS (influências) SAÍDAS (consequências/ resultados) NEGOCIAÇÃO - Participação no processo - Uso da informação e do poder - Comunicação bilateral - Barganha - Flexibilidade - Acordo - Solução do conflito - Benefícios do conflito - Benefícios duradouros - Visão estratégica

Componentes do processo de negociação ganha-perde Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Analisando o processo de negociação sob um enfoque diferente Componentes do processo de negociação ganha-perde FEEDBACK - Diferenças individuais - Valores pessoais - Conflitos - Concessões - Rendição - Decisão imposta ENTRADAS SAÍDAS NEGOCIAÇÃO - Manipulação do poder e da informação - Ausência de participação - Limites rígidos - Satisfação de uma parte - Empate forçado - Desacordo

A importância do enfoque sistêmico no processo de negociação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra A importância do enfoque sistêmico no processo de negociação A negociação como prática pouco “ensinada” nos meios acadêmicos brasileiros, se comparada aos Estados Unidos e ao Canadá; A falta de conhecimento do processo de negociação como um sistema de transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas); A incompreensão de todos os objetos que fazem parte do sistema que leva a uma negociação ganha-ganha; A necessidade de introdução no processo de negociação de entradas positivas, para que seja possível gerar saídas também positivas; A dinâmica do processo possibilita negociações futuras, pois as saídas alimentarão as entradas e, assim, um novo fluxo surgirá.

Aplicação do processo de negociação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Aplicação do processo de negociação O processo de negociação como um sistema de transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas) pode ser aplicado em qualquer situação prática; Alguns passos que o negociador em um “sistema de negociação” ganha-ganha deverá seguir: Verificar o ambiente em que está inserido – O ambiente representa tudo aquilo que está fora do “sistema de negociação”, isto é, tudo aquilo que está fora do controle do sistema; Visualizar os objetivos do processo – Significam as metas ou as finalidades que direcionarão o sistema;

Aplicação do processo de negociação Capítulo 2 O Processo de Negociação Capa da Obra Aplicação do processo de negociação Identificar as entradas do processo – Ambas as partes buscarão visualizar todos os recursos ou inputs que estarão à disposição do sistema para uma negociação ganha-ganha; Administrar o sistema – Consiste no aprimoramento das funções de planejamento e controle.