Profª Drª Beatriz Landa

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Transcrição da apresentação:

Profª Drª Beatriz Landa ForGRAD Centro-Oeste 27 a 29 de setembro de 2009 Bonito/MS Profª Drª Beatriz Landa

(35 grupos lingüísticos) ÍNDIGENAS NO BRASIL População 374.123 Aldeias 3.225 Etnias 291 Línguas 180 (35 grupos lingüísticos) FUNASA, Relatório DESAI, 2002:3

ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR Em torno de 6000 estudantes 213 IESP 43 (20%) apresenta ação afirmativa 28 delas estaduais (65 %) 15 federais (35 %) 10 cursos de licenciatura intercultural Fonte: www.trilhasdeconhecimentos.org.br

ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR

Formas de acesso Processo seletivo Vestibular Geral Reserva de Vagas Licenciatura intercultural Vagas suplementares Acréscimo de pontos/bônus Processo seletivo Vestibular Geral Vestibular Especial

2.265.021 habitantes CONTEXTO de MS Economia: gado, soja, setor sucroalcooleiro Segunda maior população indígena no Brasil

CONTEXTO INDÍGENA NO MS Segunda maior população indígena no Brasil Diversidade Étnica Terras insuficientes para as práticas sócio-culturais

Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul FONTE: SITE FUNAI Fonte: Funasa 2008 FONTE: NEPPI – NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÕES INDÍGENAS/UCDB.

Mapa por etnias no MS

Momento atual conflitos...

Quantos são os acadêmicos no MS? Atualmente matriculados em diversos cursos oferecidos pelas IES de MS. 45 - UFMS/câmpus Aquidauana 192 - UEMS 44 - UNIGRAN 44 – UCDB Licenciatura indígena – Teko Arandu 100 - UFGD

IES-UEMS e o Ensino Superior para indígenas Alunos inexistentes ou com baixa visibilidade na instituição A pouca inserção dos indígenas nas universidades públicas, antes das cotas implantadas na UEMS

UEMS

ACESSO Cotas: Lei Estadual nº 2589, de 26/12/2002 Resolução COUNI/UEMS nº 241 de 7/07/2003, com a reserva de 10% de todos os cursos oferecidos

Resultados do Processos Seletivos Vagas 164 Matriculados 67 Vagas 174 Matriculados 75 2006 Vagas 219 Matriculados 139 2007 Vagas 177 Matriculados 64 2008 Vagas 177 Matriculados 82 Vagas 185 Matriculados 63 Total : 490

Cursos com indígenas na UEMS Dourados: Direito, Enfermagem, Ciências Biológicas, Turismo, Ciência da Computação, Matemática, Química, Química Industrial, Sistema de Informação, Física, Letras, Pedagogia Aquidauana : Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal Amambai : História e Ciências Sociais Jardim : Pedagogia, Letras e Administração Rural Glória de Dourados : Geografia Ponta Porã: Administração- Comércio Exterior Campo Grande: Normal Superior e Pedagogia Naviraí : Direito, Normal Superior e Química Maracaju : Administração Rural, Pedagogia Mundo Novo : Ciências Biológicas Ivinhema : Ciências Biológicas

Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 1.      Dificuldade para deslocar-se até as unidades, em virtude do preço das passagens ou por problemas com meio de transporte; 2.      Manutenção das despesas com aluguel, alimentação e transporte para a permanência nos municípios onde estão instalados os cursos e quando estão longe da comunidade; 3.      Dificuldade financeira para adquirir as apostilas e xerox, solicitadas pelos docentes no curso das disciplinas   

Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 4. Dificuldade em compreender os textos indicados pelos docentes, por ser uma linguagem mais elaborada e científica; 5. Desconhecimento no uso dos computadores mesmo das funções mais básicas, assim como acesso à internet; 6. Preconceito tanto de colegas quanto de docentes, que não têm sensibilidade para lidar com as diferenças, embora estejam sendo bem aceitos no âmbito da UEMS.     

Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 7. Dificuldade na Matemática, Física, Química, pois a base do Ensino Médio não foi adequada, não lhes fornecendo, muitas vezes, as informações básicas necessárias para construir um conhecimento sólido sobre o assunto 8. Na área de Letras, apontam grande dificuldade para compreenderem as línguas estrangeiras com as quais estão tendo contato     

:Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 9. Dificuldades para produzirem os trabalhos solicitados pelos docentes das disciplinas, pois a estrutura dos mesmos não é de domínio da maioria;

Perfil do estudante 2009 Total: 63 Pedagogia : 12 Engenharia Florestal : 8 Administração e Letras/Espanhol e Inglês: 6 História e Turismo: 5 Enfermagem: 4 Direito e Zootecnia: 3 Matem., Agron., Quím. Ind., Ciência da Comp. : 2 Sistema Informação e Ciências Biológicas: 1

Perfil do estudante 2009

Perfil do estudante 2009

Perfil do estudante 2009

Perfil do estudante 2009

Perfil do estudante 2009

ESTUDANTES INDÍGENAS E PERMANÊNCIA

ACESSO 490 EVASÃO 190 Percentual médio: 36%

Causas mais citadas Econômicas Sociais (casamento, gravidez) Culturais (saudade) Escolha equivocada de cursos Emprego Mudança de cursos e universidades

PERMANÊNCIA Comissão de Acompanhamento dos estudantes cotistas Programa Rede de Saberes – Fundação Ford Programa Vale Universidade Indígena da UEMS – Governo Estadual

AÇÕES EXECUTADAS NA UEMS PELO PROGRAMA REDE DE SABERES UEMS/UCDB/UFGD/UFMS

Disponibilização de equipamentos para inserção digital: sede e aldeias

Cursos e tutorias Química Matemática Física Disciplinas do Direito Inglês e Português Estatística Biologia

Cursos de capacitação sobre a questão indígena

Inserção em projetos de pesquisa e extensão e participação em eventos

Promoção de eventos realizados em conjunto com os estudantes

Aquisição de bibliografia para os cursos, de acesso especial para os indígenas

Fortalecimento da vinculação dos acadêmicos indígenas com suas comunidades e organizações e estudo das possibilidades de inserção profissional após concluir o curso

Ações da Associação dos acadêmicos Indígenas da UEMS

Outras sugestões Divulgação dos cursos feita pelos indígenas nas áreas abordando o perfil de cada área de conhecimento Políticas públicas para permanência diferenciadas considerando região, nº filhos, cursos

Outras sugestões Ofertas cursos de extensão por áreas temáticas: Direito, Saúde, Educação, Sustentabilidade Publicações da produção acadêmica de alunos indígenas e professores Criação de espaços de socialização

Outras sugestões Flexibilização curricular Flexibilização na avaliação Cursos sobre temática indígena Inclusão dos saberes indígenas nas disciplinas

Outras sugestões Estimular a interculturalidade na instituição Cursos sobre temática indígena

Momento de descontração Acadêmicos da UEMS

Uma discussão atual a) A "interculturalização" das instituições de ensino superior existentes no Brasil (no sentido de "investir em diversidade") b) Criar novas instituições de ensino superior, de tipo intercultural (como exemplo o caso das universidades interculturais mexicanas)

Uma discussão atual c) Apoiar a criação de Universidades "indígenas", que sejam o espaço de formação dos índios sob uma institucionalidade gerida pelos próprios indígenas e apoiada pelo estado. d) Apoiar uma combinação das possibilidades expostas acima

Uma discussão atual e) Não mudar nada, as instituições de ensino superior brasileiras estão agindo da forma certa para a integração dos índios

OBRIGADA! bialanda@uems.br (67)3902-2561