Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APOIO À INSERÇÃO INTERNACIONAL DE PMEs BRASILEIRAS
Advertisements

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Formosa: Exercício de entender suas relações.
O Núcleo SOFTEX Campinas
Apresentação do Projeto
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
Internacionalização de PMEs
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Comércio Exterior Projetos no Geor. Setores que são atendidos:
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
® Rodadas Temáticas.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
SETORIAIS METAL-MECÂNICOS
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
WS Final Resultados e Recomendações
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Apresentação Projeto NASCER BEM.
“INTERNACIONALIZAÇÃO DE PMEs BRASILEIRAS: UMA VISÃO DE FUTURO” JUNHO, 2011.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
InOVAÇÃO e competitividade

WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
1. São Paulo, 19 de agosto de 2009 Rodadas Temáticas GESTÃO DE MARCAS / BRANDING 2.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Planejamento Estratégico de MKT
Implantação do sistema SAP para controle das verbas comerciais
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas - REALEX.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011

OBJETIVOS DA AÇÃO Identificar e solucionar gargalos na gestão das empresas, principalmente nos aspectos relacionados a sua internacionalização; Desenhar um modelo de gestão eficiente para implantação nas empresas, adequando tecnologias para que adquiram maior competitividade. Apoiar as empresas na burocratização do processo exportador Formar um Banco de Informações Estratégicas Internacionais, aprimorando os sistemas de inteligência comercial para melhor conhecimento dos mercados. Estimular a fabricação de produtos de alto valor agregado, através de design e tecnologia diferenciados, como estratégia de inserção em mercados. Adequar produtos as exigências do mercado (design, custo e qualidade) incutindo a cultura de melhoria de produto através de testes de laboratório e design.

OBJETIVOS DA AÇÃO Preparar grupo de empresas para atendimento às especificações técnicas exigidas no mercado externo. Criar um selo setorial para diferenciar os produtos fabricados pelo APL Customizar metodologias e prepará-las para serem replicadas, disponibilizando em uma Publicação Setorial; Estabelecer relações de parceria entre as empresas participantes do grupo e empresas ancoras para exportação indireta, fomentando a cooperação entre as mesmas; Reforçar as relações entre Instituições Brasileiras e Européias, pelo estabelecimento de parcerias com Centros de Excelência.

ATIVIDADES PREVISTAS Sensibilização das Empresas; Avaliação da Situação da Gestão das Empresas Calçadistas de SJB com Indicação e Concepção de Soluções; Criação de central de serviços a exportação; Implementação da Capacitação e do Projeto Piloto de Gestão; Banco de Informações Estratégicas (Prospecção de Mercado); Missões Prospectivas a Europa; Reestruturação das empresas, com incorporação do atributo moda e design; Consultoria Especializada para Adaptação dos Produtos; Criação de uma marca setorial; Rodadas de Negócios em Feiras Nacionais e Internacionais; Material de Divulgação das Empresas e do Projeto.

RESULTADOS ESPERADOS 20 empresas com capacitação nas áreas de gestão gerencial e de produção, assim como em relação a aspectos específicos de sua internacionalização; Formatação de um banco de informações estratégicas de 2 mercados; Efetivação e consolidação de Planos de Ação para as empresas participantes, adequados às peculiariedades individuais; Desenvolvimento de uma metolodologia setorial sistematizada, passível de replicação junto a outras empresas do setor; Formulação de Planos Individuais de Internacionalização para as empresas participantes; Criação de uma Central de Serviços para Apoio a Exportação; Criação de um selo setorial; Adaptação de 3 tipos de produtos para comercialização no exterior e desenvolvimento de 5 linhas de produto de alto valor agregado; 10 empresas com registro de exportação no período.

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL Avaliação da Situação da Gestão das Empresas Calçadistas de SJB com Indicação e Concepção de Soluções; Diagnosticou-se que as empresas avaliadas encontravam-se em 3 níveis diferentes em relação a sua internacionalização: O 1º grupo almejava o mercado externo, mas não possuía ações e planejamento neste sentido; O 2º grupo exportava na chamada “exportação de oportunidade”; O 3º grupo já estava iniciando um processo de exportação continuo e com planejamento de ações neste sentido. Foram desenvolvidos ações e programas específicos para cada nível, sendo que os mesmos estavam interligados e relacionados;

Consultoria Individual em Gestão Empresarial Consultoria para desenho do projeto de internacionalização e melhoria da performance empresarial Consultoria para melhoria de processos produtivos Consultoria para melhoria de produto CONSULTORIAS

Nas consultorias individuais em gestão empresarial, as questões críticas trabalhadas com as empresas foram: Identificação dos seus diferenciais (valor para os clientes) atual e desejado; Definição do modelo de negócio desejado; Definição da estratégia comercial pretendida, envolvendo: estabelecimento de objetivos e metas, identificação dos fatores críticos de sucesso para a execução da mesma e definição do foco de atuação; Plano comercial com discussão sobre como estabelecer metas junto aos representantes.

DESENHO DO PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL Diagnóstico de gestão das empresas Consultoria para construção do projeto de internacionalização individual Cursos e encontros empresariais Inteligência de Mercado Identificação de projetos coletivos para aumento da competitividade e internacionalização do grupo e Estruturação Central de Serviços Acompanha-mento dos indicadores de performance das empresas através de software - Mapps Compromisso das empresas na formulação e execução seus planos

ATIVIDADES REALIZADASRESULTADOS OBTIDOS Projeto Industrial completo Aumento da área de produção Aumento da capacidade produtiva instalada. Organização geral dos setores da produção Fluxo contínuo, setores interdependentes Implementação de quadros indicadores na produção Controle visual dos índices de produção (in loco) CONSULTORIA DE MELHORIA DE PROCESSO PRODUTIVO

ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS

CONSULTORIA DE ADAPTAÇÃO DE PRODUTO Atividades: Orientação para decodificar tendências de moda para coleção de calçados; Apresentação de modelo de projeto para construção de coleção de produtos (calçados) com foco em moda; Palestra orientativa sobre o planejamento estratégico e o design de produto como fator determinante para gestão eficaz do negócio; Analise da criação e modificações para melhor adequação do design;

WORKSHOPS COM OS EMPRESÁRIOS

AÇÕES MERCADOLÓGICAS Participação Couromoda 2009; Realização da 8ª Rodada de Negócios; Participação Francal 2009; Participação Micam Setembro/2009; Realização da 9ª Rodada de Negócios;

RODADA DE NEGÓCIOS DA MODA CALÇADISTA DE SÃO JOÃO BATISTA COUROMODA 2009 FRANCAL 2009 MICAM SETEMBRO/2009

AÇÕES DE CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA 1ª Missão Empresarial – 25/03 à 05/04 (Barcelona, Milão, Londres e Paris). 2ª Missão Empresarial – Setembro/2009 (Visitação à Micam);

1ª MISSÃO EMPRESARIAL MARÇO ª MISSÃO EMPRESARIAL SETEMBRO 2009

PROSPECÇÃO DE MERCADO Desenvolvimento de catalogo coletivo para inserção em mercados alvo. Mercados alvo: Colômbia, Espanha e França. Definição de potenciais importadores para participação na 9ª Rodada de Negócios.

CATÁLOGO COLETIVO

SELO SETORIAL

CENTRAL DE SERVIÇOS Desenvolver banco de dados buscando prestar auxílio em questões inerentes ao processo exportador; Formar uma rede de informações tecnológicas visando suprir as necessidades constatadas no APL; Estimular a busca de apoio no processo exportador; Incrementar o número de empresas participando efetivamente do mercado externo.

Venda para a Colômbia Venda para a Bolívia Venda para a Itália Venda para a Polônia Expectativa de vendas para Espanha e França Total das exportações das Empresas do Grupo até dezembro de 2009 R$ ,00 RESULTADOS DE EXPORTAÇÃO

MUITO OBRIGADA!!!