Translações Joana Bento – 8º ano
No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios
No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: As pessoas a deslocarem-se nas escadas rolantes Pavimentos
No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: Padrões em azulejos Abrir e fechar uma gaveta
O que é então uma translação? Em baixo, a figura B foi obtida da figura A deslocando todos os seus pontos segundo a mesma direcção, o mesmo sentido e percorrendo a mesma distância. A figura B diz-se que foi obtida por translação da figura A. A figura A é a figura original (o objecto) e a figura B é a sua imagem obtida através de uma translação.
Imagem de uma figura numa translação Na figura que podes observar agora, o deslocamento dos pontos foi feito segundo a mesma direcção e o mesmo sentido, mas não foi mantida a distância em todos os deslocamentos. A figura D não foi obtida por translação da figura C. Não existe nenhuma translação que permita obter a figura D a partir da figura C.
Da translação à noção de vector Uma translação transforma uma figura numa outra figura geometricamente igual. Todos os pontos da imagem resultam da figura original por um deslocamento dos seus pontos definido por: uma direcção; um sentido; um comprimento.
Vector de uma translação uma direcção; um sentido; um comprimento. segmento de recta orientado Um segmento de recta orientado define um vector.
Vector de uma translação Todos os segmentos orientados que têm a mesma direcção, o mesmo sentido e o mesmo comprimento representam o mesmo vector. Na figura estão representados diversos segmentos de recta orientados que representam o mesmo vector.
Vector de uma translação Um vector fica então definido desde que se conheça: a direcção o sentido o comprimento
Actividade Consideremos o triângulo da figura seguinte. Utilizando o Geometer’s Sketchpad vamos construir a sua imagem através da translação associada ao vector representado.
Fim