Ética começa na Família Iris de Sá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio Elisa Andreoli
Advertisements

Por Quê os Planos Falham?
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Alteridade.
TEATRO DRAMÁTICO.
Socorro: Meus filhos não obedecem!
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Regras e limites na educação de crianças
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Renovando Atitudes Francisco do Espírito Santo Neto ditado por HAMMED
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Cuidar e Educar: Papel de quem?
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Ester viana larissa darque
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
A educação dos nossos filhos
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Ética e Moral na formação dos filhos
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Amor e Sexualidade.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Sagrada Familia.
Trabalhando com Grupos
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Eterno.
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Ministério com Casais.
Escola Municipal Lídia Angélica Assembleia de pais Diálogo Aberto 2012 Diretora: Rosangela Vice: Rosa.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Filhos Obedientes Lique seu som Slide Manual.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Os anos das grandes oportunidades
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Seção 11 (capítulos 46-49) “O amor é a chave do coração da criança, mas o amor que leva os pais a transigirem com os filhos nos desejos ilegais.
Seção 10 (Capítulos 42-43) “Negligenciar a obra de disciplinar e educar, a ponto de ser fortalecida uma disposição perversa, é causar às crianças.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
Eterno.
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
CICLOS EM NOSSAS VIDAS. Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final..
“São introduzidos demasiado cuidado e fardo no seio de nossas famílias e muito pouco de natural simplicidade, paz e felicidade é acariciado. Deve haver.
MOTIVAÇÃO.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Transcrição da apresentação:

Ética começa na Família Iris de Sá

Educação dos filhos “O maior desafio que você pai ou mãe tem na vida é transformar todo o amor que sente por seus filhos numa experiência de crescimento mútuo.” (Roberto Shinyashiki)

Formação Ética Os pais não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência comportamental, emocional e ética nos filhos.

Pirâmide de Maslow

Construir ética exige alguns procedimentos e atitudes Regras Limites Diálogo Escuta Exemplo Autoridade Alteridade Maturidade

Qual o sentido da palavra REGRA? Regra é aquilo que regula, que rege, que conduz, direciona as pessoas para que desenvolvam um comportamento com princípios éticos e morais, a fim de que possam viver em sociedade de forma a não invadir o espaço alheio.

O que é Limite? Ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar (novo dicionário Aurélio).

O diálogo é o melhor caminho... Existem duas vertentes fundamentais de diálogo na família: - entre mãe e pai; - entre pais/mães e filhos.

Escuta Conversar com os filhos requer saber escutar; Falar sem escutar não possibilita diálogo; Falar sem deixar espaço para a reflexão não promove educação.

O diálogo entre as figuras parentais Um dos maiores problemas da educação da atualidade é a falta de comunicação entre mãe e pai. Isso acarreta dificuldade nos filhos para entenderem quem está “certo” e possibilita os jogos que a criança começa a fazer com os pais.

“A educação pelo exemplo ocorre espontaneamente e de modo inconsciente “A educação pelo exemplo ocorre espontaneamente e de modo inconsciente. É a forma mais antiga e talvez a mais eficaz de toda e qualquer educação. ” (Jung)

Diferenciando os termos Autoridade – sf. 1. Direito ou poder de fazer-se obedecer, de dar ordens, tomar decisões, agir, etc. 2. Aquele que tem esse direito ou poder. 3. fig. Influência, prestígio. Autoritário – adj. relativo a autoridade; que se firma numa autoridade forte, ditatorial; revestido de autoritarismo; dominador; impositivo; a favor do princípio de submissão cega à autoridade.

Alteridade O significado da palavra alteridade possui o sentido de colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização, e dialogando com o outro.

Maturidade Os pais só educam se forem adultos; No adulto há, na maioria das vezes, um emaranhado de complexos que são projetados nos filhos; Entrar em confronto direto com os filhos não promove diálogo e entendimento; Cuidado com a ‘adolescência dos pais’...

Autonomia Ética se constrói no exercício da autonomia; A exigência da maturidade na adolescência vem do que foi trabalhado na infância; Discurso e ação contraditórios provocam confusão na formação do adolescente; Exigir que o adolescente seja responsável e tratá-lo como heterônomo não produz crescimento emocional.

Princípios da ética familiar Ensinar que os direitos são iguais para todos; Ensinar que existem outras pessoas no mundo; Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros; Dizer “sim”sempre que possível e “não” sempre que necessário; Pontuar as coisas a partir da necessidade da criança e não da acomodação do adulto.

Mostrar que muitas coisas poderão ser feitas e outras não poderão ser feitas, de jeito nenhum; Fazer o adolescente ver o mundo com uma conotação social de con-viver; Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo; Dar o exemplo - quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios.

O antiético Agressões físicas ou morais. Bater nos filhos para que eles se comportem... Fazer só o que vocês, pais, querem ou estão com vontade de fazer; Ser autoritário; Deixar de explicar o “porquê”das coisas, apenas impondo a “lei do mais forte”; Gritar com as crianças para ser atendido; Deixar de atender as necessidades reais; Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito; Agressões físicas ou morais.

Atitudes que revelam dificuldades dos pais Insistência sem firmeza; Impaciência ; Fingir que não está vendo; Ignorar; Provocar medo no adolescente; Ameaçar; Chantagear; Barganhar etc.

Sanções Devem ser por reciprocidades e não expiatórias; Devem ser proporcionais ao tamanho da “arte” e da idade; Devem acontecer sempre que o adolescente transgredir os limites combinados; Devem estar diretamente ligadas ao erro cometido. Sempre que possível devem ser imediatas.

Por que devemos ser éticos? Fundamental para a formação do adolescente que mais tarde será um adulto equilibrado e seguro, caso contrário crescerá achando que pode tudo e quando se deparar com um “não” ou com os limites da sociedade e da vida profissional, não saberá lidar com a “frustração”.

Quantas iguais a essa você já recebeu?

Quem está certo, quem está errado?

Isso lhe parece familiar?

Só ele faz isso?

E isso?

E essa cena, será que é de filme?

Parece briguinha de escola?

Vaga para deficiente físico, eventualmente ocupada por ‘deficiente mental’.

Os jovens cada vez mais se preocupam em ser o número um, mas não aprendem princípios e valores sólidos que os levem à verdadeira felicidade.

Isso é felicidade?

“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” (Karl Kraus)

“A educação é um processo social, é desenvolvimento “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” (John Dewey)

” O adulto fala da criança, mas ele deveria falar da criança que existe nele. No adulto está oculta uma criança em processo de formação e que jamais está terminado, que precisará de educação, atenção e cuidado permanente. Esta é a parte da personalidade humana que deveria desenvolver-se até alcançar a totalidade!” (Jung) Introdução

irisdesa2009@hotmail.com 9962 5509 (vivo) 8790 5509 (oi) Obrigada!