Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
BARRACÃO INDUSTRIAL.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Área de Operações Indiretas
Resíduos de Construção Civil
Produção de Agregado Reciclado ABRECON
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Reciclagem de RCD: Avanços do Setor ABRECON
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
REAPROVEITAMENTO DE PALLETS USADOS
Brasília, 13 de novembro de 2013
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Logística e Ecologia.
Grupo 19Z Arthur Ilo Silvana Wesley
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
Logística e Ecologia. Logística Reversa: atividades que seguem o sentido inverso da produção comum uma vez que a vida útil do produto não termina no consumidor.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
Perspectivas Globais da energia solar
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Estudo de Viabilidade Logística Reversa de Eletroeletrônicos.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Projeção do número de Postos de Ensaios Credenciados (PEC)
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Programa Nacional de Triagem Neonatal
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ SETOR DA BORRACHA REUNIÃO SETORIAL PRELIMINAR 23/04/2013.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
A reciclagem de papel no Brasil
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Reorganizações societárias e seus reflexos nos planos de previdência Rio de Janeiro, 30/8/2012.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Sistema de Créditos de Logística Reversa
Lixo Brasileiro.
Desafios da Logística Brasileira
Audiência Pública Maio, 2014 Brasília-DF Tributos e incentivos na logística reversa de produtos pós-consumo – o ponto de vista do comércio Cristiane Soares.
Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos da Linha Verde PNRS – Lei /2010.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS instrumentos, avanços e oportunidades A VISÃO DA INDÚSTRIA.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Regulamentação da PNRS Logística Reversa CDEIC, 28 de maio de 2013.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
A PNRS E A INDÚSTRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 3 de dezembro de 2015.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento Seminário Brasil-Japão Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento Brasília, 13 março de 2013

GTT Eletroeletrônicos Instalação maio 2011 Coordenação MDIC 11 Reuniões até 24/10/2012 Elaboração EVTE

EVTE - Volume Resíduos PREMISSAS Volume potencial calculado a partir de informações de vendas e importações. Estimativa de peso médio e vida útil dos equipamentos sem variações ao longo do tempo Considera o potencial do mercado cinza. Não inclui potencial estoque de REEE em mãos dos consumidores. Fonte: Análise Inventta

DESCARTE / RECEBIMENTO EVTE - Logística GESTORA 2 GESTORA 1 GESTORA N ... LOGÍSTICA PRIMÁRIA LOGÍSTICA SECUNDÁRIA REEE DESCARTE / RECEBIMENTO TRIAGEM RECICLAGEM DESTINAÇÃO 1 2 3 4 5 6 Transporte até o ponto de descarte/ recebimento Descarte/ recebimento e devida armazenagem Transporte até o ponto de triagem Triagem do resíduo Transporte até o reciclador Reciclagem do resíduo

EVTE - Custos Fonte: Análise Inventta

Desafios Responsabilidade e forma de custeio dos órfãos. Bem descartado, sem manuseio, ter procedimento de gerenciamento simplificado (descarte, armazenagem temporária e transporte). Modelo de rateio das despesas entre os fabricantes e comércio. Promoção da adesão dos consumidores ao sistema. Viabilização do reuso.

Benefícios Ganhos ambientais: evitar disposição incorreta. Melhoria das condições de trabalho e renda do setor de reciclagem. Consolidação da imagem do setor EEE como exemplo em logística reversa nos planos nacional e internacional. Integração produtiva entre o setor EEE e a indústria de reciclagem brasileira.

Edital: Metas para o quinto ano após a assinatura do Acordo Setorial Atingir diretamente 100% dos municípios com população superior a 80 mil habitantes, nos quais a destinação final ambientalmente adequada deverá abranger a totalidade dos resíduos recebidos. Em cada cidade atendida pela logística reversa em caráter permanente, haverá ao menos um ponto de recolhimento para cada 25 mil habitantes. Recolhimento e destinação final ambientalmente adequada de REEE na proporção de 17%, em peso, dos produtos eletroeletrônicos colocados no mercado nacional no ano anterior ao da assinatura do Acordo Setorial. Revisão em 5 anos.

Cobertura Geográfica do Sistema PREMISSAS Até 2017, cobertura do sistema com pontos de coleta fixos. A partir de 2018, campanhas de recolhimento periódico nos municípios de menor porte. *modelagem do EVTE Fonte:Análise Inventta

Próximos Passos EVTE e Edital de Chamamento aprovados pelo CORI 20/12/2012 Edital publicado 13/02 – 120 dias propostas dos setores Consulta pública propostas Acordo Acordo Setorial

www.mdic.gov.br Beatriz Martins Carneiro Coordenadora Geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável Departamento de Competitividade Industrial Secretaria de Desenvolvimento da Produção Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)