Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gratificação Temporária das Unidades dos Sistemas Estruturadores da Administração Pública Federal - GSISTE.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET ABERTURA DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012.
ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
AVANÇOS E VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
Atendimento ao Usuário
Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União
Inventário e migração para o SIGA
FONDCF/SPO/MEC 13ª REUNIÃO-MA
ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2000 QUADRO I CALENDÁRIO DE FECHAMENTO EXERCÍCIO DE 2000.
ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2006
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
CGF/SPO Coordenação de Acompanhamento da Programação Financeira
Principais Tecnologias – NF-e
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE Novo CPR - Login.
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2012 e inovações para o exercício de 2013 Novembro 2012.
Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2013 e inovações para o exercício de 2014 Novembro 2013.
Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária
UNIDADE GESTORA EXECUTORA
Gerenciamento do desempenho do Tesouro Nacional na Administração de Finanças Públicas Contratação de Empresa para apoio à equipe da STN na construção da.
PROGRAMA PNAMF Coordenação Financeira.
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
Uma abordagem prática. David de Brito Dantas Assessor Contábil SUNOT – Superintendência de Normas Técnicas Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2012.
RESTOS A PAGAR E DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Grupo 2 Relatórios 7, 9, 10 e 11 Serão preenchidos no SIG INTERNET
Setoriais de Custos Planejamento de Atividades 2013 COORDENAÇÃO GERAL DE CONTABILIDADE E CUSTOS DA UNIÃO.
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
SUPRIMENTO DE FUNDOS e C P G F
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
Novo Plano de Contas da União
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Programas - CGPR Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Lote 06 – Bloco.
Gerente de Informação de Custos - Substituto
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
MANUAL PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho (RJ)
PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Coordenação-Geral de Finanças
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
FONDCF Maio de 2015.
Inscrição de RP Não Processados a Liquidar/liquidação.
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
Normatização Contábil – Siafe-Rio
SIAFEM MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RELATÓRIOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO E FIM DE GESTÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA ADJUNTA.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União STN / CCONT.
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2014 e Inovações para o exercício de Novembro de 2014 Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE Fonte: STN Recomenda-se que este arquivo seja visualizado.
COTA FINANCEIRA SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DE POLÍTICA FISCAL - SUPOF.
Ministério da Educação Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO.
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE Novo CPR - Login Deve-se informar o CPF no campo.
DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO.
1 Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Ministério da Educação Passo a passo para utilização da transação >ALTDOC Procedimentos.
Orientações Gerais – Extinção de Órgãos Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União Encontro sobre a Norma.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET.
Transcrição da apresentação:

Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União _____________________________ Subsecretaria de Contabilidade Pública _____________________________

Como chegar ao Dia “D” O que é o Dia “D”? Data fixada para a efetiva implantação do Programa CASP, que compreende: O PCASP com as necessárias modificações na entrada de dados do SIAFI, no Módulo Contábil, no CPR e nos sistemas que enviam ou extraem informações do SIAFI; O DCASP e Auditores Contábeis com a passagem do Módulo de Demonstrações Contábeis para o ambiente web e a reformulação de todos os auditores contábeis; e O Tesouro Gerencial com a substituição do SIAFI Gerencial e a implantação dos Relatórios Padronizados. 2 1º de janeiro de 2015

Como chegar ao Dia “D” Quais os papéis de cada órgão no Dia “D”? CCONT – Órgão Central de Contabilidade da União  Orientar os órgãos superiores;  Normatizar os procedimentos a serem utilizados;  Treinar as Setoriais Contábeis de Órgão Superior;  Criar as rotinas e procedimentos contábeis.  Interagir com área de Sistema para propor alterações/melhorias no SIAFI. Setoriais Contábeis de Órgãos Superiores  Orientar seus órgãos e UG subordinados;  Normatizar, quando for o caso, os procedimentos a serem utilizados;  Treinar seus órgãos e UG subordinados;  Avaliar as demandas de seus subordinados, antes de encaminhá-las à CCONT/STN;  Solicitar a criação/alteração de rotina à CCONT/STN.

Como chegar ao Dia “D” Quais os papéis de cada órgão no Dia “D”? Setoriais Contábeis de Órgãos  Orientar suas UG;  Normatizar, quando for o caso, os procedimentos a serem utilizados;  Treinar suas UG;  Avaliar as demandas de suas UG, antes de encaminhá-las à Setorial Contábil de Órgão Superior;  Solicitar criação/alteração de rotina à Setorial Contábil Órgão Superior. Seccionais Contábeis;  Orientar suas UG;  Normatizar, quando for o caso, os procedimentos a serem utilizados;  Treinar suas UG;  Avaliar as demandas de suas UG, antes de encaminhá-las à Setorial Contábil de Órgão Superior;  Solicitar criação/alteração de rotina à Setorial Contábil Órgão Superior.

Como chegar ao Dia “D” Quais os impactos do Dia “D” no meu trabalho? Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) com lógica de funcionamento totalmente diferente do plano atual e documentos, eventos e situações modificados; Novas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) em ambiente web com lógica de construção e de análise totalmente diferentes; Novos auditores contábeis (CONCONTIR, CONINDBAL); Novo ambiente de consultas (Tesouro Gerencial) em ambiente web com conceitos totalmente diferentes; Excepcionalmente, os compromissos remanescentes no CPR em 2014 não serão copiados para 2015.

Como chegar ao Dia “D” Quais as providências prévias ao Dia “D”? Verifique urgentemente se existe sistema próprio do seu órgão que envia ou extrai informações do SIAFI (inclusive “robozinhos”) que ainda não foi ajustado para a implantação do PCASP; Verifique e teste as situações do CPR utilizadas pelas suas UG; Faça uma “limpeza” nos saldos contábeis das UG do seu Órgão; Faça uma “limpeza” nos compromissos do CPR; Faça uma “limpeza” nas Notas de Empenhos para o processo de inscrição em restos a pagar; Compatibilize os ativos e passivos e suas respectivas fontes de recursos (Equação 147); Indique e REGISTRE ainda em 2014 as Notas de Empenho que serão inscritas em restos a pagar.

Como chegar ao Dia “D” Quais as atitudes esperadas no Dia “D”? Promover treinamentos com suas UG utilizando, preferencialmente, os multiplicadores formados pela CCONT; Pesquise na internet uma solução para o seu problema. Existem diversos materiais didáticos e vídeos tutoriais feitos pela CCONT no site ; Siga a estrutura do Sistema de Contabilidade Federal: não acione diretamente a CCONT e sim a sua Setorial Contábil; Utilize sempre o COMUNICA SIAFI e não ouvidorias, além de evitar o uso do telefone; Utilize a transação CONORIGEM (2014), o Balancete e o Balanço de Abertura de 2015 para fazer uma conferência detalhada dos saldos contábeis transpostos; Garantir a presença de pessoas chave no período crítico como: 15 de Dezembro 2014 a 15 de Janeiro 2015.

Créditos/Contato Renato Pontes Dias Coordenador-Geral de Contabilidade e Custos da União Tel.: /4921 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Salmo 127:1 e 2