I ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
VOCÊ E O LIXO?.
Ciclo de vida do produto
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Centro de Vigilância Sanitária
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
Gestão dos Resíduos Sólidos
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Processos Licitatórios
Política Nacional de Resíduos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
TRATAMENTO.
Gestão de resíduos perigosos
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Plano de Gerenciamento de Resíduos
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Ilha das flores.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Contribuições à Política Nacional de Resíduos Sólidos” Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de 2004 Brasília - DF Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Política Nacional do Meio Ambiente
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Gerenciamento de Risco dos Resíduos de Serviços de Saúde O Plano de Gerenciamento de Resíduos: o Protocolo de Saúde Ambiental Conferência de Saúde.
Tratamento dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
Direito ambiental Aula 5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: Padrões e zoneamento econômico- ecológico.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE MESA REDONDA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E MEIO AMBIENTE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE TÂNIA MARIA MASCARENHAS PINTO Eng. Química e Ambiental MSc.

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. HISTÓRICO LEGAL 3. RESOLUÇÃO 358/05 4. TRATAMENTO 5. INCINERAÇÃO 6. CO-PROCESSAMENTO 7. CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO

INTRODUÇÃO Os Serviços de Saúde - nova forma de atuação Anos 70 – disposição correta de resíduos Anos 80 – reciclagem dos resíduos Anos 90 – minimização dos resíduos Atualmente, o foco é tecnologia limpa e ecoeficiência, ou seja, em primeiro lugar reduzir o consumo de energia e matéria prima, em segundo lugar reutilizar e em terceiro reciclar.

INTRODUÇÃO (cont)‏ Tecnologias Limpas e ecoeficiência rompem com um modelo tradicional; reordenam prioridades; e sintetizam o desenvolvimento de políticas de gestão de resíduos das últimas 3 décadas. Essa forma de gerenciamento de resíduos é o grande desafio e exige mudança tanto na compreensão e hábitos envolvidos, quanto na concepção e funcionamento dos Serviços de Saúde .

HISTÓRICO LEGAL 1954 – Lei Federal 2.312 – Art.12 - “a coleta, o transporte e a disposição final do lixo deverão processar-se em condições que não tragam incovenientes à saúde e ao meio ambiente”. 1961 – Decreto 49.974-A - Código Nacional de Saúde – Art 40 – confirmação dessa mesma diretriz. 1979 – Portaria MINTER 53 – “dispõe sobre o controle dos resíduos sólidos provenientes de todas as atividades humanas, como forma de prevenir a poluição do solo, do ar e das águas”.

PORTARIA MINTER 53 Essa Portaria veio balizar o controle dos resíduos sólidos no país, seja de natureza industrial, domiciliar, de serviços de saúde, entre outros gerados pelas diversas atividades humanas. Determina que “os resíduos sólidos de natureza tóxica, bem como os que contêm substâncias inflamáveis, corrosivas, explosivas, radioativas e outras consideradas prejudiciais, devem sofrer tratamento ou acondicionamento adequado, no local de geração, e nas condições estabelecidas pelo órgão estadual de meio ambiente”. .

PORTARIA MINTER 53 Determina que “os resíduos sólidos ou semi-sólidos de qualquer natureza não devem ser colocados ou incinerados a céu aberto, tolerando-se apenas: a) a acumulação temporária de resíduos de qualquer natureza, em locais previamente aprovados, desde que isso não ofereça riscos à saúde pública e ao meio ambiente, a critério das autoridades de meio ambiente ou de saúde pública; b) a incineração de resíduos sólidos ou semi-sólidos de qualquer natureza, a céu aberto, em situações de emergência sanitária”. .

HISTÓRICO LEGAL (cont)‏ 1988 – Constituição Federal Art. 23 - “é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: “VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas”. Art. 200 - “compete ao Sistema Único de Saúde , além de outras atribuições, nos termos da lei: IV – participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; VIII – colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho”.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988‏ Art. 30 - “compete aos municípios: V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, que tem caráter essencial.” Compete ao Poder Público no âmbito federal, estadual, distrital e municipal, fiscalizar e controlar as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, fixando normas, diretrizes e procedimentos a serem observados por toda a coletividade. Compete ao poder municipal a prestação do serviço de limpeza pública, incluindo a varrição, coleta, transporte e a disposição final dos resíduos sólidos gerados pela comunidade local, entendido como de caráter essencial, que diz respeito primordialmente à saúde pública e à degradação ambiental.

HISTÓRICO LEGAL (cont)‏ 1990 – Lei Federal 8.080 - “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes” regulamentou o art. 200 da Constituição Federal de 1988, conferindo ao SUS, além da promoção da saúde da população, dentre outros, a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico e na proteção do meio ambiente. Nessa época, a Fundação Nacional de Saúde Pública (FSESP), hoje Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) do Ministério da Saúde (MS), iniciava os primeiros passos para apoiar os municípios na implantação de unidades de compostagem em pequenas comunidades.

HISTÓRICO LEGAL (cont)‏ 1991 – Resolução 06/91 do Conama - desobrigou a incineração ou qualquer outro tratamento de queima dos resíduos provenientes de serviços de saúde. 1993 – Resolução 05/93 do Conama - os Serviços de Saúde ficaram obrigados a elaborarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). 2001 – Resolução 283/01 do Conama - impôs responsabilidade aos serviços de saúde para implementarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e definiu os procedimentos gerais a serem adotados para o manejo dos RSS.

HISTÓRICO LEGAL (cont)‏ 1999 – Lei 9.782/99 – criação da Anvisa houve o início de um debate público para orientar a publicação de uma resolução específica para Resíduos de Serviços de Saúde. 2003 – Resolução 33/03 da Anvisa – “dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento dos Serviços de Saúde”. Passou a considerar os riscos aos trabalhadores, à saúde e ao meio ambiente e gerou divergência com a Resolução Conama 283/01. Esta situação levou o Ministério do Meio Ambiente e a Anvisa a buscarem uma harmonização das regulamentações.

HISTÓRICO LEGAL (cont)‏ 2004 – Resolução 306/04 da Anvisa - estabelece procedimentos operacionais em função dos riscos envolvidos e concentra seu controle na inspeção dos serviços de saúde. 2005 – Resolução 358/05 do Conama – trata do gerenciamento sob o prisma da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente e promove a competência aos órgãos ambientais estaduais e municipais para estabelecerem critérios para o licenciamento ambiental dos sistemas de tratamento e disposição final dos RSS.

RESOLUÇÃO CONAMA 358/2005‏ Art 14. Obrigatoriedade da Segregação Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências Art 14. Obrigatoriedade da Segregação É obrigatória a segregação dos resíduos na fonte e no momento da geração, de acordo com suas características, para fins de redução do volume dos resíduos a serem tratados e dispostos, garantindo a proteção da saúde e do meio ambiente.

RESOLUÇÃO CONAMA 358/2005‏ CLASSIFICAÇÃO DOS RSS GRUPO A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas caractérísticas, podem apresentar risco de infecção; GRUPO B - resíduos químicos; GRUPO C - rejeitos radioativos; GRUPO D - resíduos comuns; GRUPO E - materiais perfurocortantes;

RESOLUÇÃO CONAMA 358/2005‏ Art 8 – Coleta e Transporte Os veículos utilizados para coleta e transporte externo dos resíduos de serviços de saúde devem atender às exigências legais e às normas da ABNT

TRATAMENTO DE RSS Desinfecção a vapor Microondas Radiofreqüência (ETD)‏ Químico Incineração Hidólise alcalina

INCINERAÇÃO - A incineração é a destruição dos resíduos por combustão (presença de oxigênio); - Redução dos resíduos a cinzas em até 90% do volume inicial; - Temperaturas superiores a 800º C, sendo ideal superior a 1.100ºC. Problemas: Deve-se controlar a combustão, pois combustão incompleta pode aumentar os níveis de gases de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e enxofre , material particulado, substâncias orgânicas poluentes tais como dioxinas e furanos (PCDD/PCDF), ácido clorídrico, ácido fluorídrico, metais pesados (mercúrio, cádmio etc).

INCINERAÇÃO VANTAGENS DESVANTAGENS Redução do volume original Alto investimento Geração de energia Alto custo de O/M Aumenta vida útil dos aterros Mão de obra especializada Ocupa menos espaço Emissão de POP’s Mal operado e mal mantido gera resíduos mais perigosos Gera efluentes aéreos, líquidos e sólidos

INCINERAÇÃO Na teoria produz dióxido de carbono e água Na prática produz gases e particulados Gases: NOx, CO, CO2, SOx, H2O, VOC, HC, HCl, COCl2,.. Particulas: Cr, Cd, Cu, Hg, Tl, Ni, Mn, Se, Pb, Cianetos, Sn, As, Sb, Br, V,.... e POP’s OU SEJA, É LANÇADO NO AMBIENTE QUASE TUDO que a matéria contém, mesmo que o processo ocorra com 99,99% de eficiência

INCINERAÇÃO Resolução Conama nº 316/2002 Dispõe sobre procedimentos e critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos Art. 4º A adoção de sistemas de tratamento térmico de resíduos deverá ser precedida de um estudo de análise de alternativas tecnológicas que comprove que a escolha da tecnologia adotada está de acordo com o conceito de melhor técnica disponível.

INCINERAÇÃO Resolução Conama nº 316/2002 Art.16 - Os resíduos de serviços de saúde, quando suscetíveis ao tratamento térmico, devem obedecer, segundo a sua classificação, ao que se segue: I - GRUPO A: resíduos que apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente, devido à presença de agentes biológicos, devem ser destinados a sistemas especialmente licenciados para este fim, pelo órgão ambiental competente; ‏

INCINERAÇÃO Resolução Conama nº 316/2002 II - GRUPO B: resíduos que apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente devido as suas características físicas, químicas e físico-químicas, devem ser submetidos às condições específicas de tratamento térmico para resíduos de origem industrial; e III - GRUPO D: resíduos comuns devem ser enquadrados nas condições específicas de tratamento térmico para resíduos sólidos urbanos; ‏

CO-PROCESSAMENTO Resolução Conama nº 264/1999 Dispõe sobre procedimentos e critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos. ‏ Art. 1º Esta Resolução aplica-se ao licenciamento de fornos rotativos de produção de clínquer para atividades de co-processamento de resíduos, excetuando-se os resíduos: domiciliares brutos, os resíduos de serviços de saúde, os radioativos, explosivos, organoclorados, agrotóxicos e afins.

CO-PROCESSAMENTO Resolução Conama nº 264/1999 Critérios Básicos para a Utilização de Resíduos Art. 8º São considerados, para fins de co-processamento em fornos de produção de clínquer, resíduos passíveis de serem utilizados como substituto de matéria prima e ou de combustíveis, desde que as condições do processo assegurem o atendimento às exigências técnicas e aos parâmetros fixados na presente Resolução, comprovados a partir dos resultados práticos do plano no Teste de Queima propostos. ‏

CO-PROCESSAMENTO Resolução Conama nº 264/1999 Critérios Básicos para a Utilização de Resíduos § 1º Resíduo como substituto de matéria-prima: características similares às dos componentes normalmente empregados na produção de clínquer. § 2º Resíduo como substituto de combustível: para fins de reaproveitamento de energia, desde que o ganho de energia seja comprovado. Tratamento térmico ≠ co-processamento ‏

LIMITES MÁXIMOS DE EMISSÃO Comparação entre parâmetros estabelecidos Legislação Internacional X Legislação Nacional * Farinha seca corrigido a 11% de O2 (base seca)‏

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Em vigor desde maio de 2004 Decreto Legislativo nº 204, de 7 de maio de 2004 (Aprovação do Texto da Convenção)‏ Decreto nº 5.472, de 20 de junho de 2005 (Promulgação do Texto da Convenção)‏

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Medidas para Reduzir ou Eliminar as Liberações da Produção Não Intencional Artigo 5. Cada Parte adotará medidas para reduzir as liberações totais derivadas de fontes antropogênicas de cada uma das substâncias químicas incluídas no Anexo C, com a finalidade de sua contínua minimização e, onde viável, de sua eliminação definitiva.

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Artigo 5 e Anexo C Aplicam-se aos seguintes POPs: Dibenzo-p-dioxinas policloradas e dibenzofuranos policlorados (PCDD/PCDF) Hexaclorobenzeno (HCB)‏ Bifenilas policloradas Pentaclorobenzeno*

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Artigo 5 - Cada Parte deverá: d) Promover, de acordo com seu plano de ação, o emprego das melhores técnicas disponíveis e das melhores práticas ambientais (BAT/BEP): - para fontes existentes, dentro da categoria de fontes relacionadas na Parte II do Anexo C e das categorias de fontes tais como relacionadas na Parte III daquele Anexo; e - para novas fontes, dentro das categorias de fontes, tais como aquelas relacionadas na Parte II do Anexo C, para as quais a Parte não tenha realizado nenhuma iniciativa no marco do subparágrafo d

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Parte II: Categorias de Fonte a) Incineradores de resíduo, incluindo co-incineradores de resíduos urbanos, perigosos ou dos serviços de saúde ou lodo de esgoto; b) Queima de resíduos em fornos de cimento; c) Produção de celulose com utilização de cloro elementar ou substâncias químicas que gerem cloro elementar em processos de branqueamento;  d) Processos térmicos da indústria metalúrgica.

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Medidas para Reduzir ou Eliminar as Liberações de Estoques e Resíduos Artigo 6. Assegurar que os estoques que consistem de/ou que contenham substâncias químicas dos Anexos A e B e resíduos, incluindo os produtos e os artigos que se convertam em resíduos, consistindo de, contendo ou contaminados com as substâncias químicas dos Anexos A, B e C sejam gerenciados no intuito de proteger a saúde humana e o meio ambiente.

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Artigo 6 - Cada Parte deverá: d) Tomar medidas adequadas para que tais resíduos, incluindo os produtos e os artigos que vão se converter em resíduos: - Sejam manejados, coletados, transportados e armazenados de maneira ambientalmente saudável; - Sejam dispostos de forma que o teor de poluente orgânico persistente seja destruído ou irreversivelmente transformado.

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Guias sobre Melhores Técnicas Disponíveis e sobre Melhores Práticas Ambientais BAT/BEP Medidas contínuas são recomendadas para os seguintes parâmetros: Pressão Temperatura O2 NOx CO SOx – SO2 Hg Volume de exaustão, umidade, Material particulado

CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO Guias sobre Melhores Técnicas Disponíveis e sobre Melhores Práticas Ambientais BAT/BEP Monitoramento Periódico Regular* Metais e seus compostos Carbono orgânico total/componentes orgânicos HCl/Cl2, HF NH3 PCDD/PCDF * Monitoramento periódico regular deve ser realizado em consonância com o que é preconizado pela Convenção de Estocolmo.

TRATAMENTO DE RSS PREÇO POR TIPO DE TRATAMENTO DOS RSS POR TONELADA Valor, em R$ MICROONDAS 800 – 1.200 AUTOCLAVE 800 – 1.200 ETD 1.000 INCINERAÇÃO 1.500 acima ATERRO SANITÁRIO 20 - 30

DISPOSIÇÃO FINAL 12,6 % possuem aterro sanitário 59,0 % depositam a céu aberto 16,8 % aterramento controlado 0,6 % vazadouros em áreas alagadas 2,6 % aterros de resíduos especiais 8,2 % com coleta seletiva 20,2% possuem coleta e tratamento de esgoto 5507 Municípios – Saneamento Básico PNSB - 2000

Variação da condutividade no lençol freático, na região de um aterro controlado. (Unidade = S/cm)

ESQUEMA OPERACIONAL DE CÉLULAS DE RSS

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO !