III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciativa Portaria 397, 09 de outubro de 2007
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia
RAQUEL RIBEIRO BITTENCOURT DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
AGENDA REGULATÓRIA. Instituída pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória destaca-se como iniciativa inovadora na Administração Pública brasileira.
Plano “VISA na Atenção Básica”
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
MEDALHA PAULO FREIRE.
Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.
Jacqueline de Aguiar Barros
PERFIL DAS ANÁLISES DE ALIMENTOS REALIZADAS PELO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE DESCENTRALIZADA Efetivando e Reavaliando as Prioridades Cumprindo o Plano 15.
Selo de Qualidade da Informação
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Programação Anual: Vigilância Sanitária Estadual/ 2010
Ita de Cácia Aguiar Cunha
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Informações de Vigilância Sanitária na microrregião de Irecê Questões para Reflexão Abril/maio 2011.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
ORGANIZAÇÃO DOS SLIDES Assinatura Termo de Ajuste de Conduta - TAC Atribuições de cada instituição Penalidades Produtos derivados do leite Metodologia.
Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN
SANEAMENTO.
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
PARA NO ESTADO DO PARANÁ DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.
Compras Governamentais
“Vlado, morre e adoece com os trabalhadores”
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Painel: Aspectos destacados
1 1.
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
DENGUE ABRIL 2008.
Programa de Controle da Dengue
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Thalita Antony de Souza Lima
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
As mais conhecidas são:
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
RCVISA: Uma iniciativa para o fortalecimento da investigação em surtos de alimentos no RS.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Cláudio Marcelo Mariana Caldeira Meline Nathália Sales Tiago.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Transcrição da apresentação:

III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS COMERCIALIZADOS EM MINAS GERAIS COMO INSTRUMENTO ESTRUTURADOR DAS AÇÕES DE CONTROLE SANITÁRIO, NO PERÍODO DE 2004 A 2007 Porto Alegre, 7 de abril de 2008

MINAS GERAIS: CENÁRIO população: 20 milhões de habitantes 853 municípios mais de 80% têm menos de 30 mil habitantes maior produtor de leite e café 40 fiscais sanitários estaduais em alimentos 28 Gerências Regionais de Saúde

HISTÓRICO PROGVISA Antes de 1999: poucas coletas de amostras Em 1999: Código de Saúde MG (Lei 13.317/99) - incremento nas ações de fiscalização - instauração de processos administrativos Criação da ANVISA

HISTÓRICO PROGVISA Em 2000: início do Programa Estadual pactuação anual: risco, DTA, demandas locais e regionais VISA Estadual, Municipal e IOM/FUNED

PROG VISA 2003 99 MUNICÍPIOS

PROG VISA 2007 300 MUNICÍPIOS

HISTÓRICO PROGVISA 2000: 06 tipos de alimentos 2003 a 2007: 8.504 amostras (média: 1.700/ano) tendência (sem rotulagem): 20 a 25% amostras insatisfatórias nos parâmetros contaminação metálica, FQ, Micotoxinas, Microbiologia, microscopia, resíduos agrotóxicos > índice insatisfatório: alimentos origem animal

TOTAL 143 115 102

TOTAL 55 51 108 95

TOTAL 28 66 70 57

TOTAL 90 88 94 69

TOTAL 64 36 109 95

TOTAL 46 103 100

TOTAL 126 159 139

resultados laboratoriais: desencadeiam a maior parte das ações de controle sanitário Análise Fiscal Perícia de contraprova: amostra triplicata e única Processo administrativo Junta de julgamento em três instâncias Publicização dos atos administrativos www.saude.mg.gov.br/atos_normativos/notificacao-cadastros-da-visa

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS/MG

PENAS MAIS UTILIZADAS advertência pena educativa inutilização do produto interdição total ou parcial do estabelecimento da atividade e do produto multa

infrações leves: de 600 a 21.000 UFEMG VI – VALORES DA MULTA infrações leves: de 600 a 21.000 UFEMG infrações graves: de 21.001 a 60.000 UFEMG infrações gravíssimas: de 60.001 a 450.000 UFEMG UFEMG: R$ 1,8122

VI – PENA EDUCATIVA cartilhas palestras hospitais e escolas acompanhamento da VISA Distribuição de cartilhas a municípios www.saude.mg.gov.br/publicacoes/comunicacao-e-educacao-em-saude/cartilhas/cartilhas

ALCANCE DO PROGVISA Além de monitorar a qualidade dos alimentos, permite: estruturar e valorizar as ações de VISA no município dar visibilidade das ações de VISA à população e estimular a participação social priorizar o risco junto a população de MG desenvolver e incorporar o conceito de avaliação, gerenciamento e comunicação do risco

desenvolver ações conjuntas: vigilância epidemiológica e ambiental, MP/PROCON Estadual, MAPA, IMA pesquisas junto à FUNED: ocratoxina, DON, nitrito/nitrato, toxina M1, enterobacter sakazakii propor diretrizes para uma política nacional quanto à avaliação do risco de alimentos consumidos pela população

PARCERIA = ÊXITO

MUITO OBRIGADA Gerência de Vigilância Sanitária de Alimentos (31) 3215.7225/7227 gva.svs@saude.mg.gov.br