Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Divonzir Arthur Gusso Ipea.

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Transcrição da apresentação:

Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Divonzir Arthur Gusso Ipea

Fundamentos e Condições de Crescimento Econômico Tecnologia Elasticidade do Emprego e L =  L /  Y Dinâmica Setorial do Produto Dinâmica Demográfica Oferta Histórica de Educação Pop. Economi camente Ativa Demanda PT 1 PT 2 PT 3 PT n Oferta PEA 1 PEA 2 PEA 3 PEA n Ed. Fundamental Ed. Média (Geral e Tecnica) Ed. Superior_ Graduação Pos- Graduação Adição ao estoque de População Variação (na margem) do Perfil Educativo da PEA Perfil Educativo da PEA

Ocupados Informais = 44,1 milhões Desocupados = 7,2 milhões Dimensões aproximadas do Mercado de Trabalho População Economicamente Ativa ,6 milhares

Valoração do Nível Educativo no Mercado de Trabalho

VALORAÇÃO SETORIAL DO TRABALHO

Foi, sem dúvidas, um crescimento notável... Terá sido no rumo mais apropriado às necessidades futuras do país ?...

Há ampla base de recursos educativos para empreender um novo ciclo de expansão Os níveis propedêuticos vêm reduzindo a ineficiência e o represamento; porém deixam muito a desejar em proficiência das aquisições de competências Avanços em pedagogia e domínio de tecnologias educativas – por vezes não bem dominados – propiciam enorme diversidade em estratégias educativas e em organização e gestão de sistemas educacionais Demandas emergentes - de par com a intensificação da mobilidade social e ocupacional - focam em domínio diversificado de competências cognitivas, sociais e vivenciais Funções da educação escolarizada – presencial ou a distância – se contêm no domínio básico de competências e no aprender a aprender; processos recorrentes de educação ao longo da vida serão ainda mais vitais e adaptativos Inovatividade, criatividade, flexibilidade e desburocratização serão cada vez mais essenciais à educação que o Século XXI vem requerendo...