Identidade Cultural: o Conceito de Identidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

O que é Antropologia?.
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Cultura e Ideologia.
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
DEFINIÇÕES.
cenários e perspectivas.
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
IDENTIDADE Z. BAUMAN.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Conversando sobre memória
UNIVERSIDAD DEL SALVADOR
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
Transição do estado infantil para o adulto: crise
O Positivismo.
Dimensões da Globalização
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
Os processos psicossociais da exclusão
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
Etnografia e Etnologia
Curso Direito à Memória e à Verdade
A identidade cultural na pós modernidade
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
Cultura e Identidade Cultura e Identidade Prof. Carlos Magno
HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL
Introdução a Questão Social
CULTURA.
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Educação, cultura e políticas da diferença
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Luiz Sanches Neto Leandro Pedro de Oliveira Luciano Nascimento Corsino
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
O Positivismo.
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar). De forma análoga, podemos concluir que genocídio é.
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
CAP 19 – LOCALISMOS E COMUNIDADES VIRTUAIS
Curso Direito à Memória e à Verdade
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo.
Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública da UAB : Qual o lugar da diversidade e das ações.
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
Região, Regionalização e regionalismos
ANTROPOLOGIA.
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
 Ao entrar na modernidade  a ética e a religião entraram em crise,  uma vez que na sociedade da técnica não há mais lugar para a tradição.
COAÇÃO E COOPERAÇÃO Jean Piaget Coação - transmissão social
cenários e perspectivas.
Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. Em.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1
Transcrição da apresentação:

Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Texto de apoio: Woodward, Kathryn. "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual“

Identidade Cultural: o Conceito de Identidade A identidade é relacional: depende de algo de “fora” (outra identidade) é caracterizada pela diferença Exemplo dado no texto, dos sérvios e croatas: são negadas as similaridades. Alguém não pode ter as duas identidades ao mesmo tempo; identidade marcada pelos símbolos (marcas de cigarros), e distinções sociais (superioridade/ inferioridade).

Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Importância depende do lugar e do momento; É construída na história (suas origens se localizam num passado perdido ou idealizado); Pode ser essencialista (existe uma identidade verdadeira, autêntica que permaneceu ao longo do tempo) ou não-essencialista; Busca-se afirmar o presente através do passado (pode se relacionar a interesses/conflitos/contextos específicos); Pode estar baseada na idéia de etnia, de “raça”.

Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Construção da identidade (p. 13-15) Envolve elementos “essencialistas”, atribuindo um caráter fixo e imutável à identidade; Envolve sistemas classificatórios; Pode haver contradições e não ser “unificada” (indivíduos podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo, dependendo do contexto ou da referência); Associa-se a contradições sociais e materiais; É relacional, estabelecida por uma “marcação simbólica” A unidade de uma “identidade nacional” deriva de uma concepção de uma “comunidade imaginada” (Anderson, 1983). Depende da idéia que fazemos dela (p.23-4).

Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Há uma crise da identidade? (p. 16-25) Identidades não são mais fixas (globalização / novos modelos culturais/ cosmopolitismo/ possibilidade de escolhas e identificações/ estilos de vidas); Antes os conflitos eram ideológicos (comunismo x capitalismo); hoje são cada vez mais identitários (religião, etnia, cultura); Migrações humanas (contato e intercâmbio cultural mais intensos); Mudanças culturais podem levar à resistência, a uma busca das tradições; Os conflitos atuais ocorrem freqüentemente nas “fronteiras” onde a identidade nacional é questionada.