Novo Modelo de Pós-graduação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Os Morcegos e o Som Unidade Interdisciplinar de Ciências Vickie Hayes Professora do 3o Grau Escola Elementar de Lakes Lacey, Washington.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Seminário SANTA CATARINA 2015
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Bacharelado em Sistemas de Informação
A Difícil Arte de Ensinar
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
Universidade Federal de Pernambuco
(Metodologia Científica)
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Curso de Docência Universitária
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
SEMINÁRIO EXPERIMENTAÇÃO HUMANA D.S.Amorim; Arq. Bras. Cardiol. 28/2: Abril-1975 Disciplina: Metodologia e Ética Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
[nome do aluno] [nome do orientador]
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
ATENÇÃO No dia cada Grupo deverá entregar
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Elaboração de Artigo Científico
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Título do projeto Nome do aluno e filiação (formação principal e vínculo) Nome do orientador (formação principal e vínculo)
FATEC Faculdade de Tecnologia de São Paulo DTI Departamento de Tecnologia da Informação Disciplina : Estágio em Análise e Proj. de Sistemas (EST-APS)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia da Pesquisa Científica
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A Seleção, Qual a Melhor Proposta? José Angelo Barela Encontro Nacional de Pós- graduação em Medicina e Saúde Salvador - Out/2007.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Revisão de Filosofia.
Convite Exame de Qualificação de Mestrado
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Seminários de “Ética e Administração” Disciplina: Filosofia e Ética Curso Administração Outubro/novembro 2014 Profº Luiz Antonio de Oliveira Título: Autor(es):
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Transcrição da apresentação:

Novo Modelo de Pós-graduação Ou o século XXI é dedicado aos valores humanos, morais e éticos... ou de nada valeram os avanços tecnológicos conquistados até aqui. Volpato, 2000 Ciência: da filosofia à publicação, 2ª ed. Dr. Gilson Luiz Volpato Research Center on Animal Welfare Depto. Fisiologia – IB – Caunesp – Botucatu UNESP volpgil@gmail.com

Por que um Novo Modelo? Diversidade Criatividade

Por que um Novo Modelo? Proposta de Novo Modelo Novos Modelos

O Modelo Mais Comum Defesa da Tese Exame de Qualificação Estágio docência Desenvolvimento de Pesquisa Científica Disciplinas Exame para Ingresso Concursos públicos sobram doutores!

Bases para o Novo Modelo? Doutor = Cientista Liberdade para Aprendizagem Orientação Aprimorada Confiança na Avaliação

Estrutura Geral do Novo Modelo Ingresso na PG Vontade de Aprender Estrutura para Aprender Direcionamento Avaliação Eficaz Título Habilidades Essenciais

Não confundir com disciplinas! Habilidades Essenciais ao Doutor Filosofia da ciência Metodologia científica Estatística Computação Técnicas Estado da arte Publicação e Redação Ética e política científica Comunicação e expressão Teorias e práticas na Educação Atenção Não confundir com disciplinas!

O Papel do Orientador Fornecer caminhos para o aluno aprender Propiciar clima de ciência para estimular o aluno Dar condições para a realização de pesquisas Fornecer informações da especialidade

O Sistema de Avaliação O orientador não faz parte Dois avaliadores / habilidade / aluno Datas e horários definidos entre aluno e examinador O examinador determina sua avaliação Obtenção de parecer com aprovação Publicação de artigo sem co-autor mais titulado

. . . 1º Ano Último ano Filosofia da ciência Metodologia científica Estatística Computação Técnicas Estado da arte Publicação e redação Ética e política científica Comunicação e expressão Teorias e práticas na educação APROVADO REPROVADO

Obrigado! volpgil@gmail.com Proposta publicada em: Volpato GL. 2007. Ciência: da filosofia à publicação. 5ª Ed. 125p. bestwriting@gmail.com