PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE Implementação 2011

Documento Orientador do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade 2011/2012 Objetivo: Estabelece como objetivo a construção de sistemas educacionais inclusivos. Contempla as áreas temáticas: Educação Especial Educação Ambiental Educação em Direitos Humanos e Cidadania Educação para as Relações Étnico-raciais Educação Escolar Indígena Educação do Campo e Quilombola Educação de Jovens e Adultos

Documento Orientador do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade 2011/2012 Especificamente no campo da EJA, tem como objetivo promover ações voltadas à: Superação do analfabetismo e elevação da escolaridade de jovens e adultos, ao longo da vida, garantindo igualdade de condições com os demais estudantes da educação básica. Ampliação e qualificação da oferta da Educação de Jovens e Adultos, considerando os princípios da modalidade e as especificidades do público a ser atendido.

Adesão dos Municípios Polos ao Programa - 2011

Áreas contempladas nos Planos de Curso – 2011

Principais Indicadores dos polos – Educação de Jovens e Adultos População com 15 anos ou mais: 44.463.687 Não alfabetizados: 2.496.221 Taxa de analfabetismo: 5,6% Matrículas na EJA: 1.164.313 Escolas com EJA: 7.297

Programas MEC/SECADI implementados nos polos: PDDE Escola Acessível: 6.408 escolas SRM: 5.540 (5.131 Tipo I e 409 Tipo II) Adesão PBA (ciclo 2010): 117 polos Alfabetizandos PBA (ciclo 2010): 169.514 Adesão ao Projovem Urbano: 73 polos Projovem Campo: 33 polos PDDE Água: 9 escolas PDDE Campo: 563 escolas

Principais estratégias: Formação de gestores/as e educadores/as. Disponibilização de referenciais pedagógicos. Acompanhamento dos indicadores de desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino. Seminário Nacional: Brasília, 2 a 4 de julho de 2012. Envio dos Planos de Curso para Formação de Gestores/as e Educadores/as.

Principais estratégias: Formação de gestores/as e educadores/as. Disponibilização de referenciais pedagógicos. Acompanhamento dos indicadores de desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino. Seminário Nacional: Brasília, 2 a 4 de julho de 2012. Envio dos Planos de Curso para Formação de Gestores/as e Educadores/as.

Planos de Curso em EJA: Políticas para a alfabetização de adultos; EJA no projeto político pedagógico: ampliação da oferta e melhoria da qualidade; Políticas Educacionais para a Juventude; Oferta de EJA no Sistema Prisional; Formação de Mediadores/as de Leitura

Ações para continuidade em 2012 Efetivação dos convênios 2011/2012 Realização do Seminário Nacional de Gestores Repasse de Recursos 2011/2012 Realização dos Seminários Regionais de Formação Encaminhamento do Relatório Final da Formação Consolidação dos Dados pela SECADI.