PROEJA Transiarte Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Bem-vindos!.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
I Seminário Regional de Pesquisa
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO O texto como autoria e construção.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PROEJA Transiarte.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Tecnologia e Educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Percurso da Comunicação Aplicada
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Construindo o PROEJA no DF – aproximando escolas e construindo referenciais para a política pública Renato Hilário dos Reis Remi Castioni Lúcio França.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Programa de Apoio ao Ensino e a Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA/CAPES/SETEC.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEFET-GO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO VIRTUAL INTERATIVO DE APRENDIZAGEM.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias.
Transcrição da apresentação:

PROEJA Transiarte Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos

OBJETIVOS Identificar em que medida a estratégia governamental atinge aqueles que são objeto da sua formulação. No caso particular, pretende-se com essa ação, acompanhar um grupo de beneficiários da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. Buscar-se-á acompanhar os egressos desses cursos e em que medida a sua trajetória de sucesso no mercado de trabalho é explicada pelo sucesso das ações a que foram beneficiados. Identificar em alguns espaços produtivos do centro-oeste (Distrito Federal e Goiás) algumas áreas homogêneas no que se refere à ocupação e como se apresenta escolaridade dos trabalhadores, mais precisamente, identificar como uma oferta de educação profissional integrada à educação básica pode contribuir para a elevação da escolaridade desses trabalhadores, ao mesmo tempo que melhora a sua condição ocupacional, oferecendo formação complementar à sua tradicional ocupação.

OBJETIVOS Desenvolver transiarte em apoio ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. Identificar a identidade sócio-cultural dos jovens e adultos como uma das bases fundantes na sua constituição e desenvolvimento humano, na educação fundamental, média e profissional. Desenvolver o processo de auto-hetero-ecoformação, contemplando os saberes acumulados pelos jovens e adultos e as exigências colocadas pelo mundo do trabalho.

ÁREAS TEMÁTICAS Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Arranjos produtivos, cultura e organização social locais e Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Economia solidária, produção comunitária, educação do campo em Educação

LINHAS DE PESQUISA Área de concentração (FE/UnB): Políticas públicas e gestão da Educação Profissional e Tecnológica Linha de Pesquisa (FE/UnB): Políticas públicas e Gestão da Educação Básica Prática de ensino na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática Área de concentração (FE/UnB): Educação e Comunicação Linha de Pesquisa (FE/UnB):Educação, Artes e Linguagens Eixo de interesse (FE/UnB): Ciberarte e Educação Diversidade sócio-cultural dos jovens e adultos como fundantes da formação humana e da produção de identidades sociais. Área de concentração (FE/UnB): Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico Linha de Pesquisa (FE/UnB):Aprendizagem, Escolarização e Desenvolvimento humano Eixo de interesse (FE/UnB): Educação de Jovens e Adultos na perspectiva histórico-cultural

AÇÕES PREVISTAS Desenvolver a pesquisa como parte do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em ação conjunta com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (convênio já existente). Estabelecer critérios à escolha das unidades escolares do sistema público de educação do Distrito Federal. Elaborar os procedimentos de pesquisa segundo objetivos propostos, áreas temáticas, áreas de concentração e linhas de pesquisa Aplicar e processar os procedimentos de pesquisa elaborados Desenvolver a primeira análise dos resultados Elaborar o relatório da pesquisa Articular continuamente com as Universidades Federal e Católica de Goiás, visando a realização conjunta da pesquisa

RESULTADOS ESPERADOS Relatar a gênese dos jovens e adultos do Distrito Federal e em que sua diversidade sócio-cultural está presente na constituição de sua identidade sócio-profissional Descrever a incorporação dos saberes acumulados historicamente pelos jovens e adultos na prática de ensino de sua qualificação/educação profissional Desenvolver a relação de aprendizagem entre jovens e adultos tendo como base seus saberes, seu trabalho, a ciberarte e a educação profissional, visando definir no GG Técnicos de nível médio/CBO as ocupações de Técnico em Design Gráfico, Técnico em Fotografia, Técnico em Produção Audiovisual, Técnico em Produção Fonográfica, Técnico em Produção Multimídia correspondentes aos cursos superiores em tecnologia.

RESULTADOS ESPERADOS Criação de comunidades virtuais artísticas no Portal EJA Brasil Produção de quatro artigos. Produção de manuais de orientação. Produção de vídeos para disponibilização no Portal EJA Brasil Realização de Seminários inter-institucionais do Distrito Federal e Goiás Realização de Seminário com Professores e Estudantes do Sistema público de Educação modalidade Jovens e Adultos do Distrito Federal Criação de uma rede de pesquisa inter-institucional no Centro-oeste, a partir do Distrito Federal e Goiás

PERFIL DA EQUIPE DOCENTES/PESQUISADORES Prof. Dr. Lúcio França Teles, Doutor em Educação, Grupo Aprendizagem, Tecnologia e Educação a Distância – GTEAD / Lattes CNPq Prof. Dr. Renato Hilário dos Reis, Doutor em Educação, Linguagem, Conhecimento e Arte/Unicamp. Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação popular e Estudos filosóficos e histórico-culturais – GENPEX / Lattes CNPq Prof. Dr. Remi Castioni, Doutor em Educação Profa. Ms Maria Luiza Pereira Angelim, Mestre em Educação Brasileira,UnB. Grupo Aprendizagem, Tecnologia e Educação a Distância – GTEAD / Lattes CNPq Mestranda. Adriane Barboza Fritz – Profª SEDF Mestrando. Pedro Luiz da Silva Filho – Profº SEDF

LINHAS GERAIS DO CRONOGRAMA A SER CUMPRIDO 2007 Revisão de literatura sobre a temática da pesquisa Seleção das unidades escolares de Jovens e Adultos à realização da pesquisa Seleção e orientação de bolsista Elaboração dos procedimentos de pesquisa Reuniões de intercâmbio com Universidades Federal-UFG e Católica-UCG de Goiás 2008 Aplicação dos procedimentos de pesquisa Tratamento e análise das informações obtidas Continuidade de intercâmbio com a UFG e UCG

LINHAS GERAIS DO CRONOGRAMA A SER CUMPRIDO 2009 1. Análise dos dados considerando a matriz de análise segundo os objetivos da pesquisa 2. Elaboração do Relatório parcial da pesquisa 3. Seminário para comunicação e debate sobre resultados da pesquisa com estudantes jovens e adultos, bem como professores de unidades escolares Continuidade de intercâmbio com a UFG e UCG 2010 Elaboração do relatório final da pesquisa, articulando UnB, UFG e UCG, áreas contempladas e linhas de pesquisa Apresentação dos acertos e perspectivas da continuidade da pesquisa como política pública de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional

A Arte de transição - TRANSIARTE Despertar a identidade cultural na produção artística virtual de jovens/adultos através da criação artística coletiva e individual Concebida como uma de arte de transição, da arte presencial à virtual A arte virtual não é vista de maneira oposta à arte presencial, mas harmoniosa, oferecendo um novo ângulo e uma nova reconfiguração.  A arte popular, arte comunitária, pode ser resgatada, modificada e ampliada, através de suportes e ferramentas virtuais. Criação de composições musicais, teatro e outras formas de arte que são depois virtualizadas, isto é, transformadas em arte virtual ou ciberarte, como os videoclipes no YouTube   

A Arte de transição - TRANSIARTE Formas desta arte são: videoclipes curtos mostrando a arte popular (mamulengos, danças folclóricas, celebrações religiosas regionais) já virtualizida. O jovem/adulto com o apoio dos membros do projetos, aprende o uso de software e sua manipulação para criar sua própria versão artística da arte popular ou de outros temas que poderá escolher. Além do sentido da palavra transição no contexto da arte, esta palavra tem também um significado especial para jovens e adultos, pois muitos estão em períodos de transição em suas próprias vidas.

A Arte de transição - TRANSIARTE  Permite ao jovem/adulto ir além de uma atuação passiva, ou seja, agir diretamente na transformação do mundo presencial e virtual em que está inserido. É dessa maneira em que o jovem/adulto ao mesmo tempo em que adquire conhecimento estará desenvolvendo habilidades e competências no uso de sofware apropriado para o trabalho em projetos audiovisuais na Web. Os benefícios educacionais resultantes deste tipo de conexão são numerosos em virtude dos diversos estímulos à aquisição de conhecimentos pela prática. Esta prática envolve o Web design enquanto ferramenta e como forma de arte, abrangendo oito fatores que orientam o seu desempenho, tais como: elemento dominante, proporção, cor, som, harmonia, textura visual, consistência e interatividade, que motivam a participação progressiva em comunidades presenciais e virtuais.

A Arte de transição - TRANSIARTE Desta maneira a Transiarte pode integrar-se com a Educação Profissionalizante como parte da formação básica e/ou educação profissional correspondente ao GG - Técnicos de nível médio/CBO as ocupações de Técnico em Design Gráfico, Técnico em Fotografia, Técnico em Produção Audiovisual, Técnico em Produção Fonográfica, Técnico em Produção Multimídia correspondentes aos cursos de Tecnologia.

A Arte de transição - TRANSIARTE Pode utilizar exclusivamente software de código livre como: 1. GIMP e o GIMP Animations (versões comerciais equivalentes seriam o Adobe Photoshop e o Adobe Premiere) 2. NVU (Editor HTML) 3. Blender (animações em 3D) Também se pode utilizar software que vem com o Windows como o 5.MovieMaker 6. Paint Além destes softwares o uso de câmeras digitais. Com este equipamento podemos produzir, com oficinas de treinamento, poderemos produzir videoclipes como o que verão agora.