SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretrizes da EJA - SEDU
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Analfabetismo no Brasil: Tendências, Perfil e Efetividade dos Programas de Alfabetização de Adultos Reynaldo Fernandes Inep/MEC e FEA-RP/USP.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
FÓRUM PARANAENSE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 10 ANOS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
Ivaiporã Núcleo Regional de Educação Onélia Pessutti Pesucki Chefe do NRE.
A inovação do Ensino Médio
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
1ªREUNIÃO DESCENTRALIZADA DO COGEMAS
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Especialização em Educação a Distância
Indicadores sociais e educacionais
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas – conceitos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Ensino fundamental e Mudanças
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Caracterização Regional
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Estado do Paraná Capital Curitiba Área (km²) 199.314.850 Número de Municípios: 399

Bases Econômicas do Paraná

População 10.410.000 pessoas 5.052.000 homens (dos quais 4.201.000 na área urbana e 851.000 na área rural) e 5.357.000 mulheres (dos quais 4.594.000 na área urbana e 763.000 na área rural) Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2006

Taxa anual de crescimento populacional, segundo a situação de domicílio - Paraná - 1940/2000 Fonte: IBGE - Censos Demográficos

Analfabetismo por situação, sexo e grupos de idade Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Analfabetismo Funcional, segundo grupos de idade - 2000 Taxa de Analfabetismo da população com 15 anos ou mais: 9,5% População analfabeta com 15 anos ou mais: 649.000 Fonte: Censo IBGE, 2000. População projetada 2008 com 15 anos ou mais: 7.852.504 Percentual de analfabetismo em final de 2008 / início de 2009: 6,60 Fonte: site do IPARDES

Taxas de Transição - Paraná Fonte: MEC/INEP, 2008.

Índice de Fragilidade Educacional - IFEJA - Paraná - 2006 Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio

Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal, 1991 e 2000 Municípios Paranaenses com menor IDH Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2008.

Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal, 1991 e 2000 Municípios Paranaenses com maior IDH Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2008.

Censo Escolar no Estado

Censo Escolar na Rede Estadual * Exceto os alunos da forma presencial por etapas. Fonte: SEED/DEDI-EJA (CELEPAR), 2008.

Matrícula Inicial por Gênero – EJA Presencial – Paraná Fonte: Censo Escolar Paraná, 2008.

Matrícula Inicial do Ensino Fundamental por Idade – EJA Presencial – Paraná Fonte: Censo Escolar Paraná, 2008.

Matrícula Inicial do Ensino Médio por Idade – EJA Presencial – Paraná Fonte: Censo Escolar Paraná, 2008.

Idade na EJA, Sistema Estadual de Ensino - Paraná/2008 De acordo com o Parecer 174/2008 do Conselho Estadual de Educação, publicado no DOE em 10/03/2008, em que consta a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, através do Acórdão nº 19450, publicado no Diário de Justiça do Paraná, em 21/12/2007, pela manutenção do art. 7º da Deliberação nº 06/05 - CEE: Art.7º Considera-se como idade para matrícula: I - nas séries iniciais do ensino fundamental, compreendidas como de 1ª a 4ª séries, a idade mínima de 15 (quinze) anos completos; II - nas séries finais do ensino fundamental e médio a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

EJA na Rede Estadual Proposta Pedagógico-Curricular única, 100% presencial, com oferta de organização coletiva e individual; 1200 horas / 1440 h/a; matrícula por disciplina, sendo permitido cursar até 4 disciplinas concomitantemente; matrícula a qualquer época do ano;

EJA na Rede Estadual freqüência obrigatória, de acordo com a legislação vigente; avaliações processuais, com técnicas e instrumentos diversificados; nota mínima exigida para fins de promoção ou certificação 6,0; recuperação de estudos é ofertada como acréscimo ao processo de apropriação dos conhecimentos.

EJA na Rede Estadual Conteúdos disciplinares na modalidade EJA são os mesmos da modalidade regular, nos níveis fundamental e médio, porém com encaminhamento metodológico diferenciado, considerando as especificidades dos educandos da EJA.

Ações Pedagógicas Descentralizadas – APEDs Turmas de EJA atendidas em regiões com baixa demanda educacional, que não justificam a implantação da estrutura de uma escola. Estas Ações atendem a populações indígenas, ribeirinhas, remanescentes de quilombos, acampados e assentados rurais, dentre outros, nos turnos e horários necessários para cada comunidade.

Nº de turmas APEDs – Ações Pedagógicas Descentralizadas ANO TOTAL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO 2006 2.075 1.073 1.002 2007 2.855 1.496 1.359 2008 3.638 1.931 1.707 Fonte: SEED/DEDI-EJA (CELEPAR), 2008.

EJA nas Unidades Penais A escolarização é ofertada nos níveis Fundamental - Fases I e II e Médio, em estabelecimentos de ensino criados nas dependências das prisões – CEEBJAs – ou por meio de ações pedagógicas descentralizadas - APEDs

Foram criados 04 (quatro) CEEBJAs – Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos – nas prisões do Paraná, com infra-estrutura de escola, por meio de Parecer do CEE e Resolução Secretarial de Autorização de Funcionamento: CEEBJA Dr. Mário Faraco (Piraquara) CEEBJA Prof. Odair Pasqualini (Ponta Grossa) CEEBJA Prof. Manoel Machado (Londrina) CEEBJA Profª Tomires M. de Carvalho (Maringá)

Autorizadas pela SEED, 27 (vinte e sete) turmas de APEDs – Ações Pedagógicas Descentralizadas nas prisões: 12 turmas na Penitenciária Industrial de Guarapuava, vinculada ao CEEBJA Guarapuava 11 turmas na Penitenciária Industrial de Cascavel, vinculada ao CEEBJA Joaquina Mattos Branco 04 turmas na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, vinculada ao CEEBJA Prof. Orides B. Guerra

Programa Brasil Alfabetizado - Paraná Fonte: SBA - Sistema Brasil Alfabetizado (Mapa do Brasil Alfabetizado), SECAD/MEC, 2008

Programa Paraná Alfabetizado Fonte: SPA - Sistema Paraná Alfabetizado, SEED, 2008

Funções Docentes com Formação Superior Completa e sem Licenciatura - Paraná/2006 Fonte: MEC/INEP Notas: 1) O mesmo docente pode atuar em mais de um nível/modalidade de ensino e em mais de um estabelecimento. 2) O mesmo docente de ensino fundamental pode atuar de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª séries.

Proposta Pedagógica da EJA na Rede Estadual Reorganização da oferta de EJA a partir de 2005: Princípios: a demanda discente de EJA será atendida; evitar a concomitância da oferta de Ensino Regular e de Educação de Jovens e Adultos na mesma escola; evitar, na medida do possível, a duplicidade de gestão e/ou de dualidade administrativa; a cessação gradativa/simultânea das propostas pedagógico-curriculares de EJA vigentes, garantindo o direito adquirido pelos educandos; garantir, na medida da possibilidade local / municipal, o atendimento da EJA em espaço público escolar.

Critérios / indicadores de análise, vinculados ao georreferenciamento local e/ou municipal de cada Núcleo Regional de Educação: o crescimento e a concentração populacional local/municipal; a oferta na região / município de turmas de alfabetização ligadas basicamente ao Programa Paraná Alfabetizado, CUT, SESI, ao próprio Município e a outras ofertas. Essa informação permitiu analisar a demanda de continuidade da escolarização no 1º segmento da EJA pela rede de ensino municipal e, posteriormente, pela rede estadual;

a oferta na região/município de escolarização correspondente ao 1º segmento de EJA por meio de Programa Próprio de EJA ou do Projeto de Escolarização de Jovens e Adultos – PEJA. Os concluintes desse segmento do Ensino Fundamental demandam, em tese, a continuidade da escolarização a ser ofertada pela rede estadual; o local, o número de turmas de Posto Avançado do CEEBJA – PAC, por nível de ensino. Esse atendimento permite avaliar a demanda local/municipal e a possível abertura ou não de escola de EJA; a oferta de EJA denominada presencial por região/município, considerando a idade dos matriculados, o número de matrículas, principalmente as de 1ª Etapa do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio, o número de educandos desistentes no ano e também em anos anteriores, o número de turmas por etapa, a localização da escola e da demanda na região/município;

a oferta de EJA denominada semipresencial por região/município, considerando o número de matrículas, a idade e o perfil sociocultural dos educandos, a localização da escola, a demanda por EJA e a adequação do espaço físico da escola; a disponibilidade de espaço escolar ocioso no período noturno na região/município que pudesse atender à modalidade EJA, quando justificada a reorganização do atendimento da demanda.

Condições de Oferta de EJA Programas de apoio Merenda escolar Fundo rotativo R$ 1,26 per capita/aluno + R$ 200,00 por escola (parte do Custo aluno-EJA) Formação Continuada Dados recentes 204 estabelecimentos estaduais de ensino com oferta de EJA, totalizando 104.082 matrículas / indivíduo, ativos em dezembro/2007. Fonte: SEED/DEDI-EJA (CELEPAR), 2007.

Material de apoio didático Laboratório de informática do Programa Paraná Digital; TV pendrive; Bibliotecas; Livro Didático Público - Ensino Médio; 13 Cadernos de EJA do educando e 14 do professor - material pedagógico destinado ao 1.º ao 2.º segmento do Ensino Fundamental de EJA - SECAD.