Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
Rosilãna Aparecida Dias Faculdade Metodista Granbery / UFJF/CEAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
  Ana Carolina Castelli da Silva
Elisa Maria de Assis
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Universidade Agostinho Neto
Sistema de Ensino Presencial Conectado da UNOPAR
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Novas Funções dos Professores de EAD
A Educação a Distância é possível?
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
A Função do Professor Articulador
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Tecnologias em Educação: formação de professores e ambientes colaborativos Profª. Drª. Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo PPG-Ed/UPT-Curitiba/PR.
Formação de Tutores a Distância
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Transcrição da apresentação:

Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo icortelazzo@facinter.br Joana Paulin Romanowski jromanowski@facinter.br Rosana Zanoni Mascarenhas Ribeiro rmascarenhas@facinter.br

Metodologia Inovadora Proposta participativa de elaboração de projeto Direção acadêmica Coordenações de EAD Consultoria em Licenciaturas Coordenadores de Curso Professores Trabalho em equipe colaborativo

Metodologia Inovadora Inclusão de alunos que não têm oportunidade de acesso à Educação Superior convencional. Qualidade Autonomia Diálogo Avaliação processual Retorno e orientação Colaboração

Fundamentos Estrutura didática conhecimento prática pedagógica Auto-aprendizagem tutoria materiais didáticos suporte tecnológico Avaliação

Conhecimento UTA - Unidade Temática de Aprendizagem conjunto de disciplinas que estudam temas em torno de um eixo comum unidade formada por: teleaulas e atividades supervisionadas estudo a distância - individual ou em grupo

Prática Pedagógica Participantes: professores autores e regentes professores tutores alunos orientação dada pelo desenho do material didático na qual já está prevista unidade entre teleaula atividades supervisionadas utilização do material didático Instrumentos de avaliação

Prática Pedagógica Teleaula: Orientação para a auto-aprendizagem interação entre o professor (no estúdio em Curitiba) e os alunos nas tele-salas (CBED – telefone 0800) Estímulo ao debate e a investigação e Orientação de utilização do material didático.

Prática Pedagógica - Tutoria Atividades supervisionadas: promover a aprendizagem e a investigação Orientar a utilização do material didático Orientar o estudo individual e o trabalho colaborativo em equipe colaborativo

Prática Pedagógica Professor Regente e Tutoria Estágios Supervisionados – articulação entre a teoria e a prática Orientação para Leituras e estudos Elaboração e aplicação de materiais de avaliação Redação do Relatório Final de Estágio Esclarecimento de dúvidas Feedback da avaliação do Relatório

Auto-aprendizagem Tutoria -Diálogo e Autonomia Materiais Didáticos Central Local Professor Regente Materiais Didáticos Dialogicidade Interação Auto-avaliação

Auto-aprendizagem Suporte Tecnológico - feedback Portal ÚNICO AVA UNINTER Biblioteca Virtual

Material didático Material impresso Material audiovisual Material digitalizado Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Rotas de aprendizagem (objetos de aprendizagem, serviços, recursos de aprendizagem, atividades educacional e unidade de aprendizagem) Tuparova e Tuparov(2006)

Coordenador do Curso Seleciona o professor Reúne os professores da UTA Orienta professores para a interconexão das disciplinas, na organização do material da UTA Acompanha a produção do material didático na perspectiva pedagógica.

Responsável pela Produção do Material Didático Propõe o design instrucional Orienta os professores da UTA interconexão das disciplinas na organização do material da UTA Acompanha a produção na perspectiva do design pedagógico Encaminha para o parecer científico Encaminha para a editoração (impressa ou digital).

Suporte Tecnológico para o Material Didático Editora – produção de livros DTI - Portal UNICO CBED - Material de apoio às teleaulas Coordenação Tecnológica - Material digital

Avaliação Aprendizagem Material Didático Desempenho do professor Autor Regente Tutor

Avaliação Formativa Somativa Portfolio Produção de Aprendizagem (Graduação) Produção de Conhecimento (Pós-Graduação) Somativa Prova individual Avaliação da UTA Prova individual de Segunda Chamada Prova individual de Exame Final Prova individual de Recuperação de Conceito (Dependência)

Formação Continuada dos professores Encontros temáticos Modelo de EAD FACINTER Produção de Material Didático Avaliação – Preparação de Provas de Questões de item Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA UNINTER)

Coordenação Colegiada Coordenação Executiva Coordenação Pedagógica Coordenação de Tutoria Coordenação Tecnológica

PR Ma SC GO SP AM Al RS