SEIS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE Régis Tractenberg Livre Docência Tecnologia Educacional Leonel Tractenberg EBAPE/FGV e NUTES/UFRJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O Aluno a Distância.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Secretaria Virtual S I A
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
O Uso Pedagógico do Blog
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Formação de Tutores a Distância
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Soluções para universidades corporativas
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Transcrição da apresentação:

SEIS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE Régis Tractenberg Livre Docência Tecnologia Educacional Leonel Tractenberg EBAPE/FGV e NUTES/UFRJ 13º Congresso Internacional de Educação à Distância ABED - Curitiba, 2 a 5 de setembro de 2007

Nesta sessão vamos… Apresentar o conceito de 'docencia online independente'. Propor e ilustrar seis competências essenciais para seu exercício. Abrir para perguntas e discussão.

Docência independente presencial não é algo novo Docência independente significa ter autonomia e as competências necessárias para criar, gerir, e oferecer serviços educacionais para o público. Um professor independente é um empreendedor educacional, um profissional autônomo capaz de viver de seu próprio negócio. Não precisa ser contratado por uma instituiçao educacional e seguir suas diretrizes curriculares ou organizacionais.

Exemplos: professor particular de Matemática, personal trainer, professor de guitarra, consultor de negócios que oferece palestras, workshops próprios etc. Docência independente presencial não é algo novo

Disseminação de trabalhadores virtuais Profissionais começam a oferecer seus produtos e serviços diretamente pela web: escritores, tradutores, fotógrafos, programadores, estilistas, consultores etc. Será possível aos professores expandir seus horizontes laborais de modo semelhante?

Já é possível encontrar na web quem ofereça livros didáticos, cursos, aconselhamento, vídeos instrucionais, tutoriais e outros materiais em uma variedade de tópicos. Alguns trabalham de modo totalmente independente como pessoas físicas, outros tem suas pequenas empresas ou trabalham em parceria com instituições. Novos profissionas no mercado: Professores online independentes

Definição Docente online independente é aquele professor que cria, divulga e oferece de forma autônoma os seus cursos a distância ou semi- presenciais com o apoio das tecnologias de informação e de comunicação (TICs). Quanto maior for seu controle sobre os meios de planejamento, desenvolvimento, implementação, gestão, marketing, e avaliação de seus cursos, e quanto maior for o percentual de seu retorno financeiro sobre o valor gerado pelo seu trabalho, então mais próximo estará de ser considerado independente. Por meio das TICs, das redes e dos conhecimentos, cada vez mais acessíveis, as possibilidades dessa atividade são ampliadas tornando-a uma alternativa profissional atrativa e viável para um maior número de docentes.

Alguns recursos Listas de discussão / foruns (YahooGroups, Google groups) Blogs - Blogger, Wordpress Wikis – Wikimedia, TwikiWiki LMS – Moodle, Nuvvo… Iphones and IM - Skype, MSMessenger... Video tools - YouTube, Google Video... Etc.

Além da docência online A docência online independente apresenta, no entanto, diversos desafios. Dentre outros, é uma atividade que requer do professor competências que vão além daquelas necessárias para a docência online. O presente trabalho procura identificar e descrever algumas competências essenciais para o sucesso dessa atividade.

Competências da docencia online Segundo um meta estudo de Kemsham-Bell (2001): Competências tecnológicas. Envolvem o uso adequado de tecnologias de informação e de comunicação, como: fórum, e- mail, chat, videoconferência etc. Competências de facilitação (mediação). Envolvem capacidades de promover e coordenar discussões, construir relacionamentos e ambiente interpessoal positivo e motivador, entre outras. Competências administrativas. Incluem capacidades tais como: planejar atividades, administrar o tempo, orientar procedimentos, organizar o trabalho cooperativo dos aprendizes, acompanhar e adaptar as atividades de aprendizagem conforme a necessidade.

Principais competências da docencia online envolver os aprendizes no processo de aprendizagem online; fornecer feedback rápido e efetivo utilizando as tecnologias disponíveis; motivar os aprendizes; construir relacionamentos online; utilizar as tecnologias de forma adequada e competente. (KEMSHAL-BELL, 2001)

Quem faz a docência online? professor conceptor (às vezes chamado de professor- conteudista ou de professor-autor); tecnólogo educacional (também conhecido como designer instrucional); monitor (que às vezes desempenha papel de facilitador e de suporte técnico). transformação do professor de uma entidade individual em uma entidade coletiva Belloni, A função docente na EAD passa a ser desempenhada por um conjunto de profissionais de áreas distintas, com o objetivo comum de planejar e implementar um processo de ensino- aprendizagem efetivo.

Diferença O fato das TICs, das redes e dos conhecimentos serem cada vez mais disseminados e acessíveis possibilita que um único profissional dotado de competências adequadas possa planejar, desenvolver, divulgar e implementar seus próprios projetos de EAD. Isso confronta a noção vigente de que a EAD requer necessariamente o trabalho de equipes multiprofissionais para ser implementada. (minimalismo e parcimônia)

Competências extra Partindo das revisões citadas sobre competências da docência online, relacionamos seis grupos de competências que consideramos essenciais para o exercício dessa atividade, a saber: 1) competências técnicas; 2) de empreendedorismo; 3) de planejamento pedagógico; 4) de mediação pedagógica; 5) tecnológicas; e 6) gerenciais.

Breve consulta Número aproximado de alunos atendidos Curso sobre a plataforma Moodle Cursos sobre Design Instrucional Diversos cursos na área de Educação a Distância Tipos de curso que oferece 1,5 ano3 anos10 anos Tempo de trabalho como docente online independente Docente 3 (D3)Docente 2 (D2)Docente 1 (D1) Quanto às motivações para optar por essa forma de trabalho e às vantagens percebidas nessa modalidade destacam-se o retorno financeiro, a autonomia profissional e a flexibilidade quanto ao tempo e local de trabalho. Quanto às desvantagens, figuram questões burocráticas como o gerenciamento das inscrições e pagamentos e a necessidade permanente de divulgar os cursos oferecidos.

Competências técnicas Leio livros, artigos e sites sobre tecnologia educacional, acompanho listas de discussão, participo de eventos acadêmicos, experimento com meus próprios cursos, desenvolvo projetos e participo de equipes profissionais na área de educação corporativa e design instrucional. (Docente 2) Nesse conjunto compreendemos o domínio dos conhecimentos e habilidades técnicos na área dos cursos oferecidos. Participação em equipes profissionais em sua área. Desenvolver projetos em sua área. Participar de comunidades online. Participar de congressos e encontros. Manter-se atualizado com a literatura e inovações na área de sua especialidade. Competências

Competências de empreendedorismo Procuro identificar através do contato com alunos, através da convivência em comunidades virtuais as lacunas e necessidades que as pessoas desejam ver atendidas ou supridas. Divulgo meus cursos para uma mala-direta de ex- alunos e em comunidades virtuais na Internet. (Docente 1) São as competências relacionadas às atividades docentes enquanto empreendimento econômico, mercadológico. Incluem a concepção de cursos, a divulgação e promoção junto ao seu público-alvo. Ter gosto por inovações. Ter disciplina. Ter motivação para a docência online independente. Adotar linguagem cordial e profissional na comunicação por com potenciais clientes. Dar atenção especial à identidade visual do ambiente online dos cursos (logomarca, padronização de cores e fontes etc.) Estabelecer parcerias com outros docentes online independentes para a divulgação mútua de cursos. Divulgar cursos através de comunidades na Internet. Divulgar cursos através de sistemas de anúncios online. Divulgar cursos através de mala direta entre ex-alunos. Identificar lacunas e necessidades de aprendizagem que as pessoas desejam ver atendidas. Competências

Competências de planejamento pedagógico Utilizo a metodologia do Design Instrucional, e sigo um estilo minimalista quanto ao uso de tecnologias, recursos pedagógicos e estéticos. (Docente 2) Por planejamento pedagógico entendemos o desenho, desenvolvimento, e avaliação dos resultados obtidos com determinado curso ou sistema educacional implementado. Adotar estilo minimalista quanto ao uso de tecnologias, recursos pedagógicos e estéticos. Seguir a metodologia do Design Instrucional. Aplicar testes, questionários e solicitar relatórios dos participantes sobre sua aprendizagem, bem como suas impressões quanto aos elementos de um curso online. Ouvir os alunos. Dialogar com equipe própria de colaboradores. Competências

Competências de mediação pedagógica Dinamizo a interação coletiva nas turmas, a discussão, o debate, estimulo a troca de idéias entre os participantes, interajo com os alunos individual ou coletivamente, dou minhas contribuições para as discussões, avalio os alunos, observo sua participação, vou atrás dos mais silentes, os aprendizes vicários. (Docente 1) Trata-se da capacidade de mediar, tutorar, facilitar e/ou moderar, promovendo e organizando a interação e a realização das atividades de aprendizagem durante o curso. Oferecer sugestões Responder dúvidas. Acompanhar o desenvolvimento de protótipos. Dar retorno sobre tarefas realizadas. Incentivar os participantes de um curso quanto ao desenvolvimento de seus projetos. Orientar projetos individuais ou em grupo. Fazer contato com os alunos silenciosos para incluí-los nas interações. Observar a participação dos alunos. Avaliar alunos. Contribuir com discussões. Interagir individual e coletivamente com os aprendizes. Dinamizar a interação coletiva em fóruns de discussão através de debates e troca de idéias entre os participantes de um curso. Competências

Competências tecnológicas Uso Macromedia Captivate para gerar apresentações interativas, Open Office para gerar PDFs e os próprios recursos de autoria do Moodle para materiais e atividades. Uso recursos de interação da própria plataforma (fórum, mensagens) para comunicar-me com os alunos. (Docente 3) As competências tecnológicas se referem ao domínio das ferramentas de TI necessárias para planejar, desenhar e implementar o curso, contatar alunos, cadastrar turmas etc. Facilidade para lidar e aprender sobre novas tecnologias. Utilizar os recursos de interação de LMS. Por exemplo, fórum de discussão, e mensagens instantâneas. Utilizar os recursos de autoria de LMS como o Moodle. Gerar documentos em PDF. Usar editores de apresentações interativas como o Macromedia Captivate. Operar contas próprias via Internet Banking. Utilizar interfaces de administração para sites de anúncios online. Utilizar planilhas de cálculo como o MS Excel. Saber criar e diagramar páginas básicas para a web. Utilizar programas de FTP. Criar salas de aula com ambientes virtuais de aprendizagem. Criar sites com sistemas gestores de conteúdos. Navegar e utilizar recursos na web. Utilizar . Competências

Competências gerenciais A cada boleto pago sou notificada ou posso ver relatório do sistema (...) Na véspera de início do curso, envio manual de de boas vindas com senha e instruções de acesso ao curso a todos que se inscreveram, independente de terem pago ou não. (...) Eu mesma faço a gestão do ambiente. (Docente 3) São as competências para a administração de inscrições, pagamentos, cadastramento de turmas, orientação de alunos quanto aos procedimentos burocráticos e técnicos do curso, geração e envio de certificados etc. Gerir ambientes virtuais de aprendizagem. Excluir alunos inadimplentes. Gerenciar controles de pagamentos. Contatar alunos sobre pagamentos. Enviar de boas vindas com senhas e instruções de acesso ao curso. Utilizar sistemas de cobrança online para emissão de boletos bancários. Preparar, imprimir e enviar certificados pelo correio. Organizar turmas e controlar pagamentos através de planilhas digitais. Exportar dados de formulários online para planilhas digitais. Seguir o planejamento definido para a implementação dos cursos. Fazer-se presente nos ambientes virtuais dos cursos. Emitir certificados digitais por . Criar site informativo para o recebimento de inscrições. Competências

Conclusão A divisão dos grupos de competências proposta conseguiu abarcar de maneira satisfatória os conhecimentos e habilidades descritos pelos docentes consultados. Embora este seja um estudo de caráter exploratório e que, portanto, precisa ser aprofundado por meio de levantamentos mais abrangentes, as competências descritas já permitem identificar mais claramente as diversas exigências e os desafios desse novo campo de trabalho docente.

Contato Régis Tractenberg - Livre Docência Tecnologia Educacional Ltda. Leonel Tractenberg - Fundação Getulio Vargas