Transporte Aéreo de Cargas Operações Cargueiras Internacionais em Porto Alegre
Exportação: 25 mil ton Importação: 18 mil ton Exportação Aérea Gaúcha - Variglog Industrializados de maior valor agregado (eletrônicos, autopeças, calçados, etc.); Perecíveis (carnes, flores, frutas); Amostras; Urgências. Atualmente as cargas exportação oriundas de outros estados com conexão nos aeroportos de Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ) têm início de trânsito efetuado pela Receita Federal na origem e necessitam efetuar nova conferência no ponto de conexão (Conclusão de Trânsito). Este processo toma normalmente 24 h. Exportação: 25 mil ton Importação: 18 mil ton
Concentração de carga de todo País Conexões em São Paulo Atualmente as cargas exportação oriundas de outros estados com conexão nos aeroportos de Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ) têm início de trânsito efetuado pela Receita Federal na origem e necessitam efetuar nova conferência no ponto de conexão (Conclusão de Trânsito). Este processo toma normalmente 24 h. Concentração de carga de todo País
Alternativa: Vôos Diretos de POA Uma alternativa à conexão em Guarulhos ou Rio é a criação de vôos diretos de POA para o exterior. Assim a carga é liberada pela RF diretamente em POA sem necessidade de trâmites adicionais. Atualmente existem são operados os vôos acima diretamente de POA (aqueles entre parênteses foram descontinuados). Santiago, Guaiaquil, Mexico, Los Angeles, Frankfurt
Taxa de pouso em aeroporto; taxa de permanência em solo; Despesas na Operação Taxa de pouso em aeroporto; taxa de permanência em solo; leasing de aeronaves; Regularidade de operações; A renegociação das taxas de aeroporto, p. ex., seriam uma maneira de incentivar a implantação de novos vôos.
Reposicionamento de aeronaves; Despesas na Operação Manutenção; combustível; Reposicionamento de aeronaves; outras despesas (tripulação, treinamento, financiamentos em US$, etc.) Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros.
Condição para criação de novos vôos cargueiros em POA: Rentabilidade = viabilidade da operação Condição para criação de novos vôos cargueiros em POA: Demanda para transporte + produtividade da aeronave Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros.
Operações com Peso Máximo – MD11F Composição do peso da aeronave: Constante: aeronave vazia = 114 ton Variáveis: combustível + carga Peso Máximo de Decolagem: 280 ton Comprimento de pista necessário: 3.700 m Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros.
Peso Total = função do comprimento pista Comprimento da pista Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros. Peso total
Exemplo vôo direto POA/MIA – MD11F 40 ton 90 ton Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros. 2.280 m 3.700 m
Vôos Diretos com Peso Máximo – MD11F 90 ton 48 ton Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros. POA MIA FRA
Comprimento pistas outros aeroportos JFK = 4.440m; LHR = 3.900m; FRA = 4.000m; GRU = 3.700m; GIG = 4.000m; EZE = 3.300m; POA = 2.280m. Capacidade técnica do aeroporto subutilizada. As pistas de grandes aeroportos do mundo têm tamanho adequado às operações com aeronaves de grande porte.
Pista Aeroporto Salgado Filho O processo de conclusão de trânsito adiciona 24 horas ao tempo de transporte.