PUCSP Redesenho Institucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Faculdade Estudos Sociais do
Bem-vindos!.
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Consulta à Comunidade Interna
A Gestão nos Cursos de Educação Física nas Instituições Federais
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São Carlos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Redesenho Institucional
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Redesenho Institucional CORI
SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS COMPLETAS DE REDESENHO INSTITUCIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
C U R S O S DE G R A D U A Ç Ã O FA - DIVINÓPOLIS – 13 cursos
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O que é o Conselho Superior?
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
2009.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Regimento interno É um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento.
Etapas da construção do PDI IFTO
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria 1 Curitiba, novembro de 2010 Formas de Votação para os Docentes e Técnicos-Administrativos Eleições.
CÂMARA DE SAÚDE.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora PROPOSTA ORGANOGRAMA 2011
Governança Curricular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Comissão de Graduação.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Composição da Comissão de Sistematização do Campus Natal-Central
Pró-Reitoria de Planejamento
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
IEP - EXTENSÃO Universidade Metodista de Piracicaba Assessoria da Reitoria - Área de Extensão e de Assuntos Comunitários Prof. Dr. Ismael Forte Valentin.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
CEFET-RN ESTRUTURA FUNCIONAL UNIDADESEDE GESTÃOSISTÊMICA UNED Zona Norte de Natal UNED Mossoró UNED Ipanguaçu UNED Currais Novos.
Transcrição da apresentação:

PUCSP Redesenho Institucional Sistematização e Proposta Guia

Princípios Norteadores da Proposta: · Excelência Acadêmica · Educação Humanista e Compromisso Social · Autonomia Universitária (didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial) · O Protagonismo da PUCSP no Cenário do Ensino Superior Brasileiro · A Dimensão Plural, Crítica e Participativa da Comunidade Universitária · O Caráter Comunitário e Filantrópico da Universidade · Sustentabilidade Econômico Financeira

Critérios Norteadores das Propostas · Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Graduação e Pós-graduação · Articulação dos Níveis de Graduação, Pós-graduação e Educação Continuada · Estruturação a partir das Áreas de Conhecimento · Coerência Epistemológica e Afinidades entre Áreas na Estruturação das Unidades · Porte e Presença Histórica das Áreas/Unidades na Universidade · Racionalização da Estrutura e dos Processos Administrativos

O Alcance do Redesenho: O redesenho se refere aos aspectos estruturais e organizativos, abrangendo os seguintes artigos e seções do Estatuto da Universidade: Titulo I – Da Constituição da universidade; Capítulo II – Da estrutura didática; Título II – Da organização administrativa; Capítulo I – Dos órgãos de deliberação; Capítulo II – Dos órgãos de direção e supervisão; Título VI – Da assistência espiritual e do conselho comunitário; Capítulo II – Do conselho comunitário; Título X – Das disposições transitórias

Os demais Títulos, Capítulos e Seções do Estatuto, bem como o Regimento em vigência na Universidade, não constituem neste momento objeto de discussão e deliberação – visto não tratarem da estrutura da Universidade. Na atual etapa do processo de redesenho serão definidos o número e áreas de conhecimentos que comporão as unidades acadêmicas (Institutos ou Faculdades); Na seqüência deverão ser explicitados os modelos de gestão e o planejamento acadêmico coerentes com esta estrutura.

Proposta Guia: GESTÃO SUPERIOR Estrutura Da Reitoria: Convergências Reitor, Vice-Reitor, Pró Reitores Divergências

Proposta Guia: GESTÃO SUPERIOR Pró Reitorias: Terão como responsabilidade a proposição de políticas, o planejamento, a supervisão e coordenação dos assuntos de suas respectivas competências. Obs: as competências e atribuições de cada pró-reitoria serão fixadas no Regimento Geral da Universidade. Existem propostas que serão apreciadas oportunamente. Convergências Graduação Pós-Graduação Cultura e Serviços Comunitários Educação Continuada Divergências Não proposto como pró-reitoria, e sim como uma Coordenadoria (CEDUC)

Proposta Guia: GESTÃO SUPERIOR Pró Reitorias: Convergências Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (CEDUC e FEA) Divergências De Administração: As atividades de planejamento e desenvolvimento estão propostas em duas coordenadorias vinculada diretamente a Reitoria. (Reitoria)

Proposta Guia: GESTÃO SUPERIOR Estrutura da Reitoria: Setores Diretamente ligados à Reitoria: Serão fixados no Regimento Geral da Universidade. Convergências Chefia de Gabinete Secretaria Geral Divergências

Proposta Guia: GESTÃO SUPERIOR Coordenadorias:. Convergências Setores da Universidade que fazem a gestão de projetos e atividades acadêmicas e científicas para o conjunto da Universidade. (CEDUC E FEA) Divergências As coordenadorias tanto podem ser setores acadêmicos(COGEAE, CGE etc) como Administrativos (de Planejamento, CAJ etc) (REITORIA) A pró-reitoria de pesquisa foi transformada em Coordenadoria de Pesquisa (REITORIA e FEA)

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA Unidades Acadêmicas: Convergências: As Unidades Acadêmicas são constituídas por Departamentos. Congregam cursos de graduação, pós-graduação e educação continuada. Congregam unidades suplementares. Contemplam a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Divergências

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA Nomenclatura: Níveis Contemplados: Número: Convergências: Faculdades Graduação, Pós-Graduaçao e Educação Continuada; cursos superiores de tecnologia Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão 8 (oito) Divergências: Institutos (REITORIA)

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA AREA: Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Economia, Administração, Contábeis e Atuariais Graduação Economia, Administração, Contábeis Atuariais Economia e Comércio Internacional Cursos Superiores de Tecnologia Pós-Graduação Economia - M Administração- M Contábeis- M

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA ÁREA Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Ciências Médicas e Biológicas Direito Graduação Medicina Ciências Biológicas Enfermagem Direito Cursos Superiores de Tecnologia Pós-Graduação Direito M/D

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA Área Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Ciências Exatas e Engenharias (CEDUC E REITORIA) Ciências Exatas e Engenharias E Computação (FEA) Graduação Matemática Física Engenharia Elétrica Engenharia de Produção Engenharia Biomédica Sistemas de Informação Ciências da Computação Tec Midias Cursos Tecnológicos Pós-Graduação Educação Matemática – M/D/MP História da Ciência – M/D

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA AREAS Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Psicologia e Serviço Social (CEDUC E FEA) Psicologia e Serviço Social, Fonoaudiologia e Fisioterapia (REITORIA) Graduação Psicologia Serviço Social Fonoaudiologia e Fisioterapia (Reitoria) Pós-Graduação Psicologia Social-M/D Psicologia Clínica- M/D Psicologia Experimental – M Serviço Social – M/D Gerontologia - M Fonoaudiologia M(Reitoria)

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA ÁREA Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Educação Graduação Pedagogia Educação Física Licenciaturas* Obs: Este tema será rediscutido pelo Conselho Universitário Fono e Fisio (CEDUC e FEA) Pós-Graduação Educação e Currículo- M/D Psicologia da Educação – M/D Educação – História, Política e Sociedade – M/D Fono (FEA e CEDUC)

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA AREA Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Comunicação, Linguagens e Artes. Graduação Letras: Português, Inglês, Espanhol, Francês Comunicação: Jornalismo Publicidade e Propaganda Multimeios Artes do Corpo Arte: Crítica e Curadoria SET Cursos Tecnológicos Pós-Graduação Comunicação e Semiótica M/D LAEL – M/D TIDD – M Literatura e Crítica Literária – M Língua Portuguesa – M/D

Proposta Guia: ESTRUTURA ACADÊMICA Áreas Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Educação Continuada Ciências Humanas: Graduação Relações Internacionais Ciências sociais História Geografia Turismo Teologia Filosofia Pós-Graduação Ciências sociais M/D História – M/D Filosofia – M/D Ciências da Religião – M/D Relações Internacionais – M Geografia - M Filosofia - M/D

Proposta Guia: COLEGIADOS DAS UNIDADES Colegiado da Unidade Acadêmica Convergências: CONSELHO (da Faculdade ou Instituto) (FEA e CEDUC) Órgão máximo da unidade, instância deliberativa e de recurso. Presidido pelo Diretor Geral da Faculdade. Divergências:

OBSERVAÇÕES Na composição dos colegiados aparecem indicações e representações de órgãos e setores que correspondem ao desenho traçado em cada uma das propostas. Para uma melhor explicitação, reportar-se à integra das propostas já publicizadas nas reuniões do CONSUN e no site do Redesenho.

Proposta Guia: COLEGIADO DAS UNIDADES Convergências: Diretor Geral e Vice-Diretor Chefes de Departamentos Coordenadores de Cursos de Graduação Coordenadores de Programas de Pos-Graduação Representante dos Grupos de Pesquisa Representantes Discentes da Graduação e da Pós-Graduação, no mínimo 02 representantes e até 1/5 dos demais membros do colegiado. Representantes Técnico-Administrativos Diretores de Unidades Suplementares (onde couber) Composição do Colegiado das Faculdades ou Institutos Divergências CEDUC:· Diretor Acadêmico, Representante docente por Departamento, Membros com direito a voz sem voto: Assistentes de Controle Orçamentário, Assistente de Organização de Pesquisa e Extensão, Coordenador do Fórum Interdisciplinar Representante dos grupos de pesquisa da Faculdade Divergências FEA:· Representantes docentes eleitos

Proposta Guia: COLEGIADOS SUPERIORES CONSUN Conselho Universitário Convergências: Órgão máximo de deliberações da Universidade Deve funcionar com comissões de trabalho especializadas Divergências:

Proposta Guia: Composição do CONSUN Convergências: Reitor Vice-Reitor (Sem voto) Pró-Reitores 8 Diretores (Faculdade ou Instituto) 8 Representantes Docentes, Representantes Administrativos, Representantes Discentes Composição do CONSUN Divergências REITORIA:· Representante da FUNDASP 8 Representantes Discentes (4 - Graduação e 4 - Pós-Graduação) 8 Representantes Administrativos dos Setores Gerais Divergências CEDUC: 1 Coordenador Geral da COGEAE, 1 representante administrativo dos setores gerais. 1 representante Discente da pós-graduação 1 Representante Discente por Faculdade Divergências FEA: Representação Discente até 1/5 do total dos membros natos mais docentes. Divididos igualmente entre Graduação e Pós-Graduação. Representação Administrativa até 1/5 do total dos membros natos mais docentes.

Proposta Guia: COLEGIADOS SUPERIORES (CEPE) Conselho de Ensino e Pesquisa Convergências: Conselho de Ensino e Pesquisa Divergências: Não deliberativo (FEA) Indicativo para projetos pedagógicos e proposição de políticas acadêmicas e deliberativo para assuntos de sua competência. (REITORIA e CEDUC).

Proposta Guia: COLEGIADOS SUPERIORES Convergências: Pró Reitor de Graduação Pró Reitor de Pós Graduação Composição do CONSELHO ACADÊMICO DIVERGÊNCIAS REITORIA: Presidente designado pelo Reitor dentre os Pró-Reitores Pró-Reitor de Ed. Continuada Representante das Câmaras de Graduação, de PG, de Educação Continuada e de Pesquisa Representantes docentes(1 por Instituto) Representantes Administrativos 1 representante discente por Instituto· Vice-Reitor (FEA e CEDUC) = Presidente Vice-Diretores de Faculdades (FEA e CEDUC) CEDUC: Coordenadores Gerais das Coordenadorias Representantes Docentes da Graduação Representantes Docentes da Pós-Graduação Representante discente da Pós-Graduação Representantes discentes das Faculdades Diretores de campus (sem voto). Coord. Fórum Interdisc. Geral das Faculdades FEA: Todos os Pró-Reitores Representantes docentes (proporcional das Unidades)

Proposta Guia: COLEGIADOS SUPERIORES CECOM Conselho Comunitário Convergências: CONSELHO DE CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (REITORIA e CEDUC). Divergências: Não proposto (FEA)

Proposta Guia: COLEGIADOSSUPERIORES Convergências: (CEDUC e REITORIA) Pró Reitor de Cultura e Serviços Comunitários Diretores de Campus Representante do CONSEG Local Representantes Discentes Composição do CONSELHO DE CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Divergências REITORIA: Representante da Comissão Comunitária, Representante da Comissão da Cultura, Representante da Comissão de Extensão, 1 repres. discente por campus, 1 repres. administrativo por campus 1 repres. por Instituto (docente?) Divergências CEDUC: Representantes docentes das Faculdades Representantes discentes das Faculdades Representantes técnico-administrativos das Faculdades Representante dos setores administrativos gerais Diretor do TUCA Diretor da TV PUC Diretor da EDUC Divergências FEA: A FEA não propõe a existência deste Conselho.

Proposta Guia: COLEGIADOS SUPERIORES Conselho Administrativo Convergências: Divergências: Conselho de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (CEDUC) Conselho Administrativo (REITORIA) Não proposto (FEA)

Proposta Guia: COLEGIADOS SUPERIORES Composição do CONSELHO ADMINISTRATIVO Conselho de Administração (REITORIA) Conselho de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (CEDUC) REITORIA: Pró Reitor de Administração Representantes das coordenadorias ligadas a área administrativa Controlador Representante da DR Humanos, Representante da Coordenadoria da Infraestrutura e Logística 2 Representantes docentres (G e PG) 2 representantes discentes (G e PG) Diretor Adm. Campus Sorocaba Representante da FUNDASP CEDUC Pró Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Diretor da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Diretor da Divisão de Gestão Administrativa Assistentes de Controle Orçamentário das Faculdades Gerências dos setores administrativos Representantes técnico-administrativos das Faculdades Representantes dos setores administrativos gerais da Universidade FEA não propõe.