Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Advertisements

O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
GRUPO 1 - ICT Artigos: 1°, 2°, 3°, 4°, 6°, 7°, 8° e 26° Coordenador: Sergio Pontes - ON Participantes: Iman Vieira - MPAG, Ludmila Brito - IBICT, Sandra.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
FOR PLAD Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração Comissão de Modelos Painel Forplad Grupo de Trabalho - Modelos Uberlândia, 09 de.
Custos ... afinal, o que é isto?
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
Apresentação do Projeto
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Universidade de Brasília
Workshop MCT para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Projeto ”Aperfeiçoamento das atividades.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Propriedade Intelectual
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Rio de Janeiro – outubro/2005
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) Princípios Básicos Para o Licenciamento de Tecnologia Rio de Janeiro, 28 de Março de 2006.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Marca do evento À DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL COMPETE “...planejar, coordenar, supervisionar e controlar as ações relativas.
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
APRESENTA UMA NOVIDADE ÀS Montadoras de Veículos.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 1
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica 29/03/06 Juliana L. B. Viegas.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Licença e Know-how 1- Transferência de tecnologia a) Espécies - licença - know-how b) Transferência consiste em uma cessão – uma parte cede a outra a possibilidade.
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 2 – DIREITOS DE AUTOR
APRESENTA UMA NOVIDADE AOS Fabricantes de réguas em metal, estiletes e mantas para corte.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
19/04/2017.
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de enfeites natalinos, guarda-chuva e metalúrgicas Inventores: Fabia Gisele Daniello Rangel Flavia Wanderly.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004

Propriedade intelectual Direito autoral Marcas Propriedade industrial Registro de cultivares Registro de OGMs

Direito autoral Direito moral e patrimonial Direito autoral (patrimonial) é da instituição quando a obra é de autoria de empregado seu e é utilizada no seu espaço interno => este entendimento é aceito por quase todos. Questão ainda sem equacionamento claro: como ficam os materiais utilizados na EAD?

Marcas Após registrar uma marca, a instituição deve incorporá-la ao inventário de bens intangíveis e deve protegê-la. O TCU tem determinado que as marcas sejam exploradas pela própria instituição e não por outras entidades (fundações). Dilema entre registrar e não regsitrar

Propriedade industrial, cultivares e OGMs Propriedade industrial - patentes de invenção; modelos de utilidade, desenho industrial, topografia de circuito integrado Cultivar OGMs ==> proteção e comercialização

Passos-padrão da organização interna Elaboração de normas internas Disseminação dos conceitos dentro do ambiente interno –cursos e seminários gerais e setoriais Consolidação de um órgão de gerenciamento - escritório, núcleo, etc

Elementos importantes Pessoal - essencial Metodologias Apoio claro da administração central Relação com fundação de apoio Recursos financeiros

Problemas Inventário de bens intangíveis –como definir valor para as patentes e outros registros relativos a propriedade industrial, cultivares e OGMs? Forma de comercialização –8666 –falta de cultura nacional de proteção e comercialização

O quê pode mudar com a Lei de Inovação Dispensa do uso das fundações Solução para a comercialização –licenciamento com exclusividade via chamada pública –licenciamento sem exclusividade via contrato direto Solução para pagamento dos prêmios aos servidores-inventores

Tornar claro para as empresas que a transferência de tecnologia e/ou o desenvolvimento cooperativo é oneroso. Tornar claro para os servidores e alunos que em relação à propriedade protegida ficam sob a égide da instituição, dependendo de seu acordo para qualquer divulgação das invenções ou aspectos delas de que tenham participado.

Atuação do Forplad Acompanhar as alterações legais Discutir metodologia para registro do valor dos bens intangíveis Incluir a valorização da pesquisa entre as variáveis de planejamento Apoiar a Andifes na discussão da LI no Congresso - (ex.: inventor independente, prof. Substituto tecnológico)

Links