PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
Profª M. Sc. Ingrid Milléo
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
Prof.: Antonio Edson Martins de Oliveira
Estatística Descritiva Aula 01
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 1 - Introdução.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologia – CCT Departamento de Engenharia Civil - DEC ESTATÍSTICA APLICADA A HIDROLOGIA.
MB-711 Fundamentos de Tratamento de Incertezas
Estatística Prof: Msc Engª Heloísa Bernardo
Estatística Marco Antônio.
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
Bem Vindos ao Curso de Controle Estatístico de Processos
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Estatística I.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
ESTATÍSTICA DECRITIVA
O que é Estatística, afinal de contas?
Amostragem Pontos mais importantes:
FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Estatística Descritiva
Professor Antonio Carlos Coelho
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Medidas de Tendência Central e Medidas de Variabilidade
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Estatística Descritiva
Laboratório de Física Corpuscular - aula expositiva IF - UFRJ1 Algumas Distribuições de Probabilidade e Estatística de Contagem Prof. Marcelo.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
ESTATÍSTICA - Princípios
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Aula 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Estatística Descritiva
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Introdução à Estatística
Probabilidade Análise Exploratória de Dados: Medidas de Centro
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Módulo 1 Estatística Básica.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Estatística Aplicada à Adminitração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada

Ementa Estatística descritiva. Modelos estatísticos. Preparação de dados para análises estatísticas. Probabilidades. Distribuição de probabilidades. Variáveis aleatórias. Estimação e intervalos de confiança. Pesquisa e amostragem. Amostra e representação de dados. Medidas estatística. Aplicação e utilização de softwares estatístico.

Objetivo Geral Compreender e aplicar as principais técnicas e ferramentas estatísticas, como instrumento que subsidia a tomada de decisões na empresa.

Objetivos Específicos Apresentar ao aluno o ambiente que envolve a estatística e sua importância para o Administrador/Contador. Desenvolver a capacidade crítica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas. Demonstrar os fundamentos teóricos e práticos de duas importantes medianas da estatística: Medidas de Posição e Medidas de Dispersão; Fazer com que o aluno seja capaz de criticar cada modelo apresentado a partir de sua experiência profissional e do material bibliográfico disponibilizado.

Conteúdos do 1⁰ Bimestre Introdução a estatística descritiva e a inferência estatística Estatística Descritiva: Dados Brutos e Rol. Amplitude Total de uma amostra. Tabela de distribuição de frequências Classes intervalares Identificação e cálculo no número de classes, valores dos limites inferior e superior da classe: intervalo de classe. Intervalo Aberto e Fechado.

Conteúdos do 1⁰ Bimestre Cálculo de Frequência Absoluta, Frequência Relativa e Frequências Acumuladas Absolutas e Relativas Histogramas e polígonos de frequência. Medidas de posição em intervalos de classes Media aritmética, média geométrica e média harmônica. Moda intervalar e mediana intervalar Medidas de dispersão: Variância e desvio-padrão

Conteúdos do 2⁰ Bimestre Resolução da avaliação em sala de aula e em laboratório Introdução à Probabilidade Espaço amostral, experimento aleatório (eventos). Propriedades das probabilidades Estatística – postulados, probabilidade condicional e lei das probabilidades compostas Amostragem - definição

Conteúdos do 2⁰ Bimestre População, parâmetro e estimador Representatividade e unidades amostrais Amostragem probabilística – amostragem aleatória, amostragem sistemática, amostragem estratificada e amostragem por conglomerados Amostragem não probabilística – amostragem a esmo, amostragem intencional e amostragem por cotas. Distribuições amostrais

Metodologia As atividades didático-pedagógicas serão desenvolvidas em sala de aula, através de aulas expositivas, estudos de casos e resolução de exercícios, assim como elaboração de trabalhos de pesquisa extraclasse, além da aplicação de testes de fixação. Será utilizado quadro negro e giz, assim como equipamento de multimídia, bem como o acervo da biblioteca.

Avaliação Válidos para os dois bimestres: Percentual da prova 70% Percentual do trabalho 30%

Bibliografia Básica CRESPO, ANTONIO ARNOT. ESTATÍSTICA FÁCIL. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009 TIBONI, CONCEIÇÃO GENTIL REBELO. ESTATÍSTICA BÁSICA PARA CURSOS DE ADM, CONT, TECN E DE GESTÃO. SÃO PAULO: ATLAS, 2010 TOLEDO, GERALDO LUCIANO; OVALLE, IVO IZIDORO. ESTATÍSTICA BÁSICA. SÃO PAULO: ATLAS, 1995.

Bibliografia Complementar CASTANHEIRA, NELSO PEREIRA. ESTATÍSTICA APLICADA A TODOS OS NÍVEIS. CURITIBA: IBPEX, 2008 NEUFELD, J. L. ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO USANDO EXCEL. SÃO PAULO: SARAIVA, 2003 ALENCAR FILHO, EDGARD DE. TEORIA ELEMENTAR DOS CONJUNTOS. SÃO PAULO: NOBEL, 1974 MACEDO, LUIZ ROBERTO DIAS DE; CASTANHEIRA, NELSON PEREIRA; ROCHA, ALEX. TÓPICOS DE MATEMÁTICA APLICADA. CURITIBA: IBPEX, 2008 SHARPE, NOREAN R.; DE VEAUX, RICHARD D.; VELLEMAN, PAUL F. ESTATÍSTICA APLICADA ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E NEGÓCIOS. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2011