Projeto Vida no Trânsito

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Transcrição da apresentação:

Projeto Vida no Trânsito Waleska Teixeira Caiaffa Projeto Vida no Trânsito Oficina de Indicadores do Projeto Vida no Trânsito Velocidade excessiva ou inadequada nas vias urbanas Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) Brasília, Outubro 2013

Estudo da gravidade dos acidentes – Trauma Care Introdução Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH-UFMG)  avaliar o impacto das intervenções propostas em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) Comparação dos indicadores construídos na linha de base a partir dos dados secundários Estudo da gravidade dos acidentes – Trauma Care Coleta de dados primários para avaliação dos fatores de risco álcool e velocidade

Introdução Estudo observacional do tipo roadside - “Velocidade excessiva ou inadequada nas vias urbanas” Estimar a prevalência de condutores que transitam em velocidade excessiva ou inadequada nas vias arteriais urbanas de Belo Horizonte e Campo Grande a 200 metros após radares fixos e a 200 metros após pontos não cobertos por radares, considerados de comparação

Equipe do projeto Introdução Profa. Dra Waleska Teixeira Caiaffa – MD, MPH, PhD – Coordenadora Profa. Amélia Augusta de Lima Friche – MPH, PhD – Sub-coordenadora Profa. Sueli Mingoti – PhD – Consultora em Estatística Michelle Ralil da Costa – psicóloga – mestre em Ciências da Saúde – coordenadora de campo Lucia Maria Miana Mattos Paixão - médica – doutoranda em Saúde Pública Daniele Falci de Oliveira - médica – mestranda em Saúde Pública Amanda Cristina de Souza Andrade – estatística – mestre Ciências da Saúde Dário Alves da Silva Costa – estatístico – BAT Fundo Nacional Leandro Oliveira Faria– graduando em ciências atuariais – Iniciação Científica CNPq Amanda Paula Fernandes – graduanda em educação física – estagiária OSUBH Equipe de campo Amanda Paula Fernandes Breno Augusto Carvalho Cordeiro Eliandro Sant´Ana Batista Leandro Oliveira Faria Rômulo Moraes Damasceno Thalles Rodrigo Gomes Ribeiro Willian Hote Scanferia

Reuniões da equipe OSUBH Parcerias com Instituições-chaves métodos Estratégias pré-coleta de dados Reuniões da equipe OSUBH Definição de infraestrutura necessária , equipe e elaboração dos instrumentos de coleta Planejamento Parcerias com Instituições-chaves Carta de ciência Reuniões Disponibilização de informações - fluxo, horários de pico, localização dos radares e pontos de controle; locais vulneráveis Belo Horizonte BHTrans Polícia Militar Campo Grande AGETRAN CIPETRAN Polícia Militar

Belo Horizonte e Campo Grande MÉTODOS Amostragem Belo Horizonte e Campo Grande O protocolo de amostragem contemplou: Listagem de locais com e sem radar fixo Variabilidade dos dias da semana (dias úteis e fim de semana) Variabilidade dos turnos (manhã, tarde, noite e madrugada) Horários de coleta definido pelo fluxo nos turnos Definição dos pontos de coleta com base em estudos de fluxo e infrações realizados pelos municípios Definição do segmento de observação Nível de confiança: 95%; Erro de 1%; 20% de perdas

Agrupamento de clusters (método Ward) MÉTODOS AmostraGEM Belo Horizonte Amostragem estratificada com alocação ótima de acordo com o fluxo de veículos: automóveis, motocicletas e ônibus/caminhão 2220 veículos Trechos com 50 radares: Agrupamento de clusters (método Ward) Trecho sem radares: Controle Amostragem aleatória simples com reposição 9 locais em 7 vias - 2340 veículos 14 dias de coleta; 48 turnos: 35 com radar fixo e 13 sem radar fixo

MÉTODOS Belo Horizonte

Amostragem aleatória simples com reposição 900 veículos MÉTODOS AmostraGEM Campo Grande Trecho com 31 radares Amostragem aleatória simples com reposição 900 veículos Trecho sem radares: Controle Amostragem aleatória simples com reposição 5 locais em 5 vias - 1260 veículos 8 dias de coleta; 23 turnos: 15 com radar fixo e 8 sem radar fixo

MÉTODOS CAMPO GRANDE

1 - Elaboração e aquisição dos instrumentos de coleta de dados MÉTODOS coleta de dados etapas 1 - Elaboração e aquisição dos instrumentos de coleta de dados 2 - Estudo piloto para validação dos instrumentos de coleta 3 - Contratação e treinamento dos observadores para operacionalizar a logística de coleta de dados em campo 4 - Reuniões junto aos órgãos de trânsito e policia para definir as parcerias para o campo 5 - Coleta dos dados - identificação das vias, caracterização do trecho, contagem e fluxo e mensuração da velocidade 6 – Gestão, organização e análise dos dados coletados (feita através do software TeleForm v10.2 e Microsoft Office Excel)

MÉTODOS Coleta de dados

Subestudo de confiabilidade MÉTODOS Coleta de dados Estudo Piloto Subestudo de confiabilidade Validação dos Instrumentos de Coleta Pesquisadores do OSUBH e BHTrans - contagem de fluxo durante o período da coleta de dados a partir de diferentes instrumentos

MÉTODOS Coleta de dados Equipe e Logística Seleção da equipe de campo, treinamento teórico e prático Van com motorista, para transportar a equipe a cada ponto observado e aguardar que a coleta de dados fosse realizada, visando garantir a segurança do equipamento e infraestrutura necessária Realizada por equipe treinada e supervisionada por pesquisadores do OSUBH

Parcerias Apoio logístico (BH e CG) Disponibilização de pesquisadores para contagem de fluxo (BH) Disponibilização de veículo para a equipe (CG) Acompanhamento policial à equipe de coleta (BH e CG)

Critérios de elegibilidade dos pontos de coleta MÉTODOS Coleta de dados Critérios de elegibilidade dos pontos de coleta Limite de velocidade ≤60 km/h 200 metros do radar fixo em funcionamento ou ponto Visibilidade para os observadores Segurança para o observador Possibilidade de utilização do medidor de velocidade Critérios de exclusão Cruzamentos Semáforos Fluxo intenso de pessoas Qualquer dispositivo que alterasse o comportamento do motorista

Aferição da velocidade: MÉTODOS Coleta de dados Aferição da velocidade: realizada nas laterais das vias previamente selecionadas, de acordo com os critérios de elegibilidade em pontos verificados previamente pelo Google Street View a via, do ponto do radar até o local de observação, deveria estar em condições normais de fluxo vias de 2 faixas em sentidos opostos - sorteio da faixa para observação, que deveria atender aos critérios de inclusão acima

Localização do radar fixo – Google Street View MÉTODOS Coleta de dados Localização do radar fixo – Google Street View

Localização do radar fixo e trecho de observação MÉTODOS Coleta de dados Localização do radar fixo e trecho de observação

MÉTODOS Coleta de dados Radar Fixo Ponto de Observação

Início do turno de coleta MÉTODOS Coleta de dados Atividade Momento Duração Caracterização da Via Início do turno de coleta 15 minutos Contagem do Fluxo Medição de Velocidade Fim do turno de coleta

MÉTODOS Coleta de dados

Caracterização do trecho MÉTODOS Coleta de dados Caracterização do trecho Realizada de forma independente por duas pessoas da equipe O trecho de observação foi aquele entre o radar fixo e o local de medição da velocidade (em média 200 metros) Na ausência de radares fixos o trecho de observação foi estabelecido a uma distância média de 200 metros a partir do local de aferição da velocidade Os dados foram preenchidos em formulário próprio de acordo com o treinamento

MÉTODOS Coleta de dados

MÉTODOS Coleta de dados

Mensuração da velocidade MÉTODOS Coleta de dados Mensuração da velocidade Radar portátil, modelo UltraLyte e marca Laser Technology Inc, homologado pelo IMETRO, disponibilizado pelo MS a todas as cidades envolvidas no Projeto Vida no Trânsito Realizada por duas pessoas da equipe e preenchido em formulário próprio A caracterização do condutor foi realizada por duas pessoas da equipe em formulário próprio

MÉTODOS Coleta de dados

Waleska Teixeira Caiaffa Resultados

Três Turnos: Manhã, Tarde e Noite (Fins de semana: madrugada) RESULTADOS BELO HORIZONTE Período: 24/10/12 à 06/11/12 Três Turnos: Manhã, Tarde e Noite (Fins de semana: madrugada) Coletado dados de 8.565 veículos Limite de velocidade 60 km/h Realizado 48 turnos de coleta Foram visitadas 12 vias

RESULTADOS BELO HORIZONTE Via Radares Av. Cristiano Machado 2 Av. Dom Pedro I 1 Av. dos Andradas 3 Av. Heráclito Mourão de Miranda Av. Nossa Senhora do Carmo Av. Presidente Carlos Luz Av. Presidente Juscelino Kubitschek Av. Raja Gabaglia Av. Teresa Cristina

RESULTADOS BELO HORIZONTE Distribuição das observações nos trechos com a presença de radares fixos

RESULTADOS BELO HORIZONTE Distribuição das observações nos trechos sem a presença de radares fixos

RESULTADOS BELO HORIZONTE Clima Pista

Distribuição do tipo de veículo por turno de coleta RESULTADOS BELO HORIZONTE Distribuição do tipo de veículo por turno de coleta

Velocidade (Km/h), turno e presença de radar fixo RESULTADOS BELO HORIZONTE Velocidade (Km/h), turno e presença de radar fixo

Velocidade (Km/h) segundo turnos RESULTADOS BELO HORIZONTE Velocidade (Km/h) segundo turnos Trechos com radar fixo Trechos sem radar

Velocidade (km/h), tipo de veículo e presença do radar fixo RESULTADOS BELO HORIZONTE Velocidade (km/h), tipo de veículo e presença do radar fixo

Velocidade e tipos de veículos RESULTADOS BELO HORIZONTE Velocidade e tipos de veículos Trechos com radar fixo Trechos sem radar

Classificação da velocidade e presença ou não de radares fixos RESULTADOS BELO HORIZONTE Classificação da velocidade e presença ou não de radares fixos

Classificação da velocidade e tipo de veículo RESULTADOS BELO HORIZONTE Classificação da velocidade e tipo de veículo

Classificação da velocidade segundo o turno de coleta RESULTADOS BELO HORIZONTE Classificação da velocidade segundo o turno de coleta

Três Turnos: Manhã, Tarde e Noite (Fins de semana madrugada) RESULTADOS Campo grande Período: 08/12/12 à 15/12/12. Três Turnos: Manhã, Tarde e Noite (Fins de semana madrugada) Coletado dados de 4.072 veículos Limite de velocidade 50km/h Realizado 23 turnos de coleta Foram visitadas 11 vias

RESULTADOS Campo grande Via Radares Av. Afonso Pena 3 Av. Dr. Gunter Hans 1 Av. Duque de Caxias 2 Av. Gury Marques Av. Mato Grosso Av. Nelly Martins Rua Joaquim Murtinho

RESULTADOS Campo grande Distribuição das observações nos trechos com a presença de radares fixos.

RESULTADOS Campo grande Distribuição das observações nos trechos sem a presença de radares fixos.

RESULTADOS Campo grande Clima Pista

Distribuição do tipo de veículo por turno de coleta RESULTADOS Campo grande Distribuição do tipo de veículo por turno de coleta

RESULTADOS Campo grande Informações sobre velocidade (Km/h) com relação ao turno e presença de radar fixo. Campo Grande, 2012.

Velocidade e os turnos Trechos com radar fixo Trechos sem radar RESULTADOS Campo grande Velocidade e os turnos Trechos com radar fixo Trechos sem radar

Velocidade (km/h), tipo de veículo e presença ou não do radar fixo RESULTADOS Campo grande Velocidade (km/h), tipo de veículo e presença ou não do radar fixo

Velocidade e tipos de veículos RESULTADOS Campo grande Velocidade e tipos de veículos Trechos com radar fixo Trechos sem radar

Velocidade e presença ou não de radares fixos RESULTADOS Campo grande Velocidade e presença ou não de radares fixos

RESULTADOS Campo grande Classificação da velocidade segundo o tipo de veículo. Campo Grande, 2012.

Velocidade e turno de coleta RESULTADOS Campo grande Velocidade e turno de coleta

Considerações Finais O estudo tipo “roadside” em duas capitais – Belo Horizonte e Campo Grande possibilitou: determinar a prevalência dos comportamentos inadequados relacionados à velocidade, bem como obter informações sobre as características das vias, o clima, os tipos de veículos e o turno de observação testar um planejamento amostral que contemplasse variabilidades inerentes ao campo, tais aspectos relativos ao fluxo e horário, assim como operacionalizar estudo comparativo (com e sem radar) testar protocolo de coleta para qualificar as informações dos indivíduos (sexo, uso de cinto e capacete) e das condições da via (estudo OSS), ainda a serem analisadas Reforça a importância da parceria com as instituições locais

Considerações Finais Perspectivas: Análises mais aprofundadas das variáveis mensuradas no estudo, incluindo a caracterização dos motoristas e das vias Estudos de campo da velocidade incluindo rodovias e aneis rodoviários dentro do município fora da jurisdição municipal Reforço das parcerias Nova rodada de coleta de velocidade e alcoolemia

Obrigada! www.medicina.ufmg.br/osubh POLICY BRIEF – Kobe Center - Local public health observatories: A possible solution to filling the gap in urban health intelligence www.who.int/kobe_centre/publications/uho_policybrief.pdf