Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Ministério da Educação
Ministério da Educação
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Atenção Básica em Saúde
Contexto de atuação do CME
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB Dia 26 de novembro de 2014

Objetivo do Seminário/UnB O Seminário COMFOR/UnB: articulando ações  é uma realização do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica – COMFOR/UnB em parceria com as coordenações dos cursos e visa dar ampla divulgação na UnB aos cursos ofertados pela Instituição no âmbito da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada – PONAFOR.

Programação

Destaques do Marco Regulatório Portaria n.º 1.328 de 23/09/2011 – Institui a RENAFOR Art. 5§ 1º Às IES Federais o MEC destinará recursos orçamentários específicos, alocados na matriz orçamentária de cada instituição. Suspensão da “negociação direta” Suspensão da transferência de recursos via descentralização para envio direto na LOA na ação 20RJ.

Artigo 7º da Portaria A IES ou IF que aderir à Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica deverá instituir um Comitê Gestor Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, conforme disposto na Resolução nº 1,de 17 de agosto de 2011,do Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica.

ComFor/UnB Ato do DEG nº007/2013 CIL/DEG Coor. ComFor CURSO LIC.UnB PARFOR DEX FE DPP

Artigo 8º da Portaria O MEC, a CAPES e o FNDE definirão em instrumentos próprios as normas e atribuições para assegurar o funcionamento da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica. As ações propostas deverão respeitar as orientações de cada instância, as quais estão previstas nas legislações de cada esfera.

Projetos de Cursos Fluxos internos - UnB Divulgação pelo MEC Catálogo de oferta de Cursos articulado ao FEPAD-DF e UnB Adesão Institucional e submissão da propostas as Unidades Acadêmicas e Conselhos das Unidades na UnB Submissão do projeto ao ComFor, após aprovação interna nas UA e Conselhos para análise e revisão orçamentária e sinalização ao MEC dos cursos que serão ofertados pela UnB Tramitação junto ao MEC – via SISFOR submissão para análise e aprovação do Projeto do Curso para liberação do custeio e bolsas FNDE/SEB ou FNDE/SECADI Acompanhamento e Monitoramento pelos coordenadores de cursos, Comitê Gestor e MEC via SISFOR

UNIDADES ACADÊMICAS. FACULDADES, INSTITUTOS CURSOS NUMERO DE ESTUDANTES RESPONSÁVEL Instituto de Psicologia/UnB Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 50.000 SEB Especialização: Educação em e para os Direitos Humanos, no Contexto da Diversidade Cultural   360 SECADI Faculdade de Educação/UnB Extensão: Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e com-vida 100 Extensão: Gênero e Diversidade na Escola 300 Especialização: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social Especialização: Docência em Educação Infantil 120

Total de estudantes: 72.256 Faculdade de Educação/UnB Especialização: Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça 175 SECADI Extensão: Aluno Integrado 500 SEB Formação Continuada: PNEM 3900 Formação Continuada: Conselho Escolar 1200 CEAN/UnB Formação Continuada: PNAIC 3148 Especialização: Coordenação Pedagógica 400 Especialização: Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para o EJA Instituto de Letras/UnB Especialização: Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos 50 FUP/UnB Aperfeiçoamento: Socioeducação Especialização: Educação do Campo 40 Licenciatura: PROCAMPO 120 DEG/UnB Extensão: Projeto Pan-africanismo e o Renascimento Africano 100 Total de estudantes: 72.256

ComFor/UnB O Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica – Comfor/UnB é responsável, no âmbito da Instituição, por  assegurar  a  indução,  a  articulação,  a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e gestão de recursos recebidos por meio do apoio financeiro do MEC, Capes e  FNDE    bem  como  pelo  desenvolvimento  de  projetos  de  pesquisa e  de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica. Conforme Resolução Ministerial

ComFor/UnB Cabe ao Comfor analisar os dados e informações gerenciais referentes à implantação e ao desenvolvimento dos programas e ações de formação inicial e continuada no âmbito da Instituição, bem como coordenar o monitoramento desses dados e o seu fornecimento ao MEC por meio de sistema informatizado – SISFOR. Deverá articular-se com  os  órgãos  de  planejamento, orçamento  e  financeiro  da  Instituição  para  planejar  e  acompanhar  a  execução  dos  gastos  relativos aos programas de fomento à formação Conforme Resolução Ministerial

Ação 20RJ –Fomento É onde estão alocados os recursos da Matriz Orçamentária - LOA. Esta Ação destina-se ao “Apoio  à  Capacitação  e Formação  Inicial  e  Continuada  de  Professores,  Profissionais,  Funcionários  e  Gestores  para  a Educação Básica”. Trata-se da cobertura das despesas de custeio. As bolsas são do FNDE. O recurso só é liberado após aprovação do MEC no SISFOR Valor da LOA /UnB- 4.508.976,46 SEB – 3.185.036,46 SECADI – 1. 323.940,00

Algumas perguntas...

Como e onde está o espaço da formação dos profissionais da educação na UnB? Quais são as diretrizes institucionais para a consolidação deste espaço de atuação e discussão?

O que buscamos com a adesão a Política nacional de formação dos profissionais da educação Básica na UnB? Quais são as nossas diretrizes para ofertarmos estes cursos? Qual é o nosso objetivo com estas ofertas?

Qual o papel das Unidades Acadêmicas, Institutos e Faculdades no fortalecimento de uma política interna para a formação dos profissionais da Educação na UnB? Quais as ações a serem implementadas pela gestão da UnB em relação ao tratamento a ser dado a estes cursos?

DESAFIOS na UnB Articular, fortalecer e dar visibilidade para as ações ofertadas na UnB junto a SEB /SECADI/CAPES. Discutir e refletir sobre as ofertas de cursos de formação inicial e continuada pela UnB no âmbito da PONAFOR. Refletir sobre as diretrizes institucionais nacionais para a formação inicial e continuada da UnB. Estabelecer de forma articulada ao FEPAD a política institucional da UnB na oferta de formação inicial e continuada no âmbito da RENAFOR.

Promover ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ofertas dos cursos (inovações pedagógicas e metodológicas) Contribuir para a discussão sobre o “impacto destes cursos nos currículo e nas práticas pedagógicas nas licenciaturas. Integrar as ações de formação presenciais e a distância. Incluir na pauta das instancias superiores da UnB o papel da UnB na construção da Politica Nacional de Formação Docente. Fortalecer junto aos Decanatos e Conselhos Superiores os espaços de discussão sobre a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Importância do ComFor no Cenário Nacional Audiência na SEB Realização de Fóruns Nacionais Audiência na ANDIFES Participação do COGRAD

Os Fóruns Nacionais – EnComfor Presidente - Fernanda Paiva – UFES Objetivos Compartilhar as experiências de gestão, analisar e discutir as atribuições dos Comfors no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. Contribuir com o processo de fortalecimento dos Comfors nas IES Contribuir na indução da Política Nacional de Formação dos profissionais da Educação

Principais pontos Local, Identidade e incumbência do Comfor nas IES Diretrizes de estruturação dos ComFor nas IES Interação dos ComFor com o CONAFOR Funcionalidade e parametrização dos programas e ações Formativas Articulação do Comfor interna e externamente Fomento, custeio, capital e bolsas para os cursos Ampliação do caráter sistêmico indispensável à PONAFOR

Dificuldades com as ações da 20RJ na IES Falta de parâmetros para o financiamento definidos nacionalmente. Sincronização do calendário de ofertas dos cursos com o calendário acadêmico da UnB – repasse tardio Morosidade na aprovação e repasse dos recursos para a IES pelo MEC Burocracia interna junto aos órgãos de gestão financeira na UnB Falta de entendimento e conhecimento dos pares em relação as especificidades dos cursos o que resulta em desgaste político-institucional dos coordenadores Falta de entendimento e conhecimento do DPP, DEX acerca das especificidades dos cursos. Falta de reconhecimento dos cursos junto as UA e institutos. Pouca agilidade e engessamento para a aplicação dos recursos pela e na IES

É muito mais difícil desaprender o aprendido do que aprender uma coisa nova. O aprendido se agarra na gente de uma forma terrível e é o aprendido que impede que eu aprenda uma coisa de maneira diferente. Então é preciso desaprender o aprendido...É preciso ter olho novo para ver as coisas velhas de maneira diferente. Rubem Alves OBRIGADA PELO APOIO, PERSISTENCIA E COMPROMETIMENTO DE TODOS OS COORDENADORES E EQUIPES DE GESTÃO DESTES CURSOS NA UnB!!