DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Apresentando.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O uso dos softwares nas escolas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pederneiras- São Paulo
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Teoria Psicogenética de Piaget
Dominando as práticas pedagógicas
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Atividade complementar 04
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
O futuro chegou!.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Núcleo Tecnológico Educacional Projeto: INFOKIDS SMEd - Santo Ângelo – RS

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Órgão Promotor: Secretaria Municipal de Educação Órgão Executor:SMEd e Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberato Salzano Vieira da Cunha Público Alvo:Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais – 6 anos) Início do Projeto: Agosto/2008 (a experiência está em andamento)

INTRODUÇÃO É preciso proporcionar situações desafiadoras e ambientes de aprendizado que levem os alunos a buscar o conhecimento, experimentando e convivendo com as incertezas e dificuldades, transformando-os em cidadãos preparados para uma sociedade em constante mudança.

OBJETIVO GERAL Desenvolver diversas habilidades através dos recursos oferecidos pelo computador, oferecendo outros caminhos para aquisição de conhecimentos, fazendo uso de uma informática educativa de forma que esse recursos educacionais sejam potencializadores das capacidades dos indivíduos enquanto cidadãos conscientes e agentes de sua aprendizagem, de maneira efetiva e significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Criar um espaço de inserção social, através das aulas de informática; Estimular a coordenação motora e o desenvolvimento do raciocínio; Estimular habilidades e conhecimentos adquiridos através dos recursos do computador.

JUSTIFICATIVA Segundo Piaget, a construção do conhecimento se faz desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer. Vigotski (1991) também acrescenta que as crianças estão em constante interação com os adultos, e segundo a teoria construtivista, à medida que a criança é estimulada e desafiada por seu ambiente a encontrar novas soluções para lidar com novos problemas.

Portanto é importante instigar as crianças, provocando desequilibrios e consequentemente novas acomodações que levarão ao processo auto-regulador de equilibração. Ele á a essência do funcionamento adaptativo que, para Piaget, é constante em todos os níveis de desenvolvimento.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Foi feito o projeto onde o interesse era trazer para o Laboratório de Informática alunos do 1º ano (anos iniciais) para terem um primeiro contato com a máquina. Projeto aceito, iniciamos a pesquisa na internet para encontrar softwares livres que fossem adequados para a idade e série dos alunos. Encontramos vários, mas nos detemos mais nos seguintes softwares: Alfacel, Gcompris, Sebran e Atividades Educativas – Nery Santos.

Como nossos computadores são em rede, colocamos os jogos nos 12 computadores que possuímos e 01 vez na semana os alunos ficam por uma hora no Laboratório de Informática acompanhados da professora da escola e monitora do laboratório tendo esse contato com a máquina.

Onde aprendem os conteúdos brincando, jogando, fazendo simulações, com isto desenvolvemos ações coordenadas perceptivas motoras vivenciadas primeiramente em sala de aula, incrementando-as com experiências informáticas.

Nestes jogos educacionais as crianças aprendem de forma lúdica os conteúdos de ordenação, seriação,classificação,quantificação, conservação,reversibilidade,espaço-tempo,aguçamos percepções, curiosidades,atenção,concentração, memória.

RESULTADOS ALCANÇADOS COM O PROJETO (avaliação da Profª regente) Os alunos participam do projeto demonstrando alegria e interesse em cada novo encontro. Além de desenvolver na parte de alfabetização, com jogos e atividades diversificadas, proporciona meios diferentes de aprender, há sempre o questionamento e a ansiedade por parte dos alunos, sobre o quê vão aprender de novo, e a competição entre eles para ver quem acerta mais.

O projeto é muito importante em todos os sentidos não somente no desenvolvimento mental, mas ter a oportunidade de mexer em um computador. Sinto não participarem todos os alunos, pois constatei que aqueles que participam o desempenho em sala de aula melhorou bastante. Seria importante que as escolas tivessem oportunidade de oferecer em seu currículo aulas de informática, assim beneficiaria todos os alunos.

RESULTADOS ALCANÇADOS COM O PROJETO (avaliação da Profª Monitora) Neste curto período de tempo percebemos que os alunos estão aprendendo, construindo habilidades através do entretenimento, onde são facilitados a compreensão dos mais diversos conteúdos.

Também é importante propiciar a interação do aluno com a máquina, através da possibilidade de controlar eventos e perceber o que diferentes controles irão acarretar; desenvolvem estilo cognitivo pessoal; atendem necessidades de convivência em grupo; fixam conceitos em seu próprio ritmo, e fixam conceitos corretos; tratar o erro de forma construtiva é fundamental e acima de tudo desenvolver sua própria autonomia.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO Coordenadora do Laboratório do Conhecimento: Carmen Lúcia Leitão Marcondes Profº Monitora e Autora do Projeto: Rejane Terezinha Gamarra Taborda Técnico do Laboratório de Informática: Epaminondas Dornelles Professora Regente da Turma: Rosi de Cassia Mrowinski

Alunos: Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha Secretaria Municipal de Educação _ SMEd – Santo Ângelo - RS