Jornada do Conhecimento Colégio Mendel Vilas 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Problematizando os relatos pessoais:
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
O Plano de Ação Curricular na Escola
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
Projeto da Escola Mario Quintana
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
PNEDH e compromisso do Estado
ANIMAIS DOMÉSTICOS E DE ESTIMAÇÃO
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
O Cachorro e o Coelho.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Não tenha pressa para ler esta apresentação
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
O conteúdo.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
O nó de afeto.
QUEM SOU EU?.
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Tempo de acreditar e sonhar...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Dissolva-se na existência…
Resolução de Problemas
Deus poderia ter escolhido outras maneiras para que Jesus viesse ao mundo. Mas Ele, na sua infinita sabedoria, escolheu a maneira mais simples: através.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
o reino animal Desde que o homem existe há música.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Texto áureo “Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Efésios 5:25) VERDADE PRÁTICA Se buscarmos.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Mobilizando seus colegas de trabalho
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Nó Afetivo. Nó Afetivo Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
E o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Prof. José Roberto Medina
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
Ria Slides Formatação Décio R. Lopes Formatação Décio R. Lopes FAÇA O BEM ALBERT SCHWEITZER FAÇA O BEM ALBERT SCHWEITZER. Rolagem automática de Slides.
O Professor como Sujeito de Transformação
1. Identificação da atividade e do aluno
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A divisão do trabalho social parte 2
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Abertura do evento contou com a presença
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Jornada do Conhecimento Colégio Mendel Vilas 2015

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" [Albert Schweitzer]

 Celma  César  Eliana  George  Karina  Nelmo  Wladimir

 Alunos do:  6º ano  7ºano

Estamos conscientes de nossas responsabilidades para com o outro e com o uso da internet? De acordo com os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) os temas transversais devem ser trabalhados em todas as disciplinas, constatando a importância de trabalhar a solidariedade, dessa forma pretende-se levar os alunos a refletir para que tenham condições de formular conceitos, ao invés de, apenas coletar informações sobre o tema. Os estudos apostam existir em nossa sociedade uma tendência muito forte do individualismo, essa competição marcada pela luta de classes, reforça as desigualdades, fomentando injustiças levando a uma verdadeira segregação. Acredita-se que há uma diminuição deste sentimento quando salientam no âmbito escolar valores em sua formação para viver de forma democrática.

É neste sentido que surge a necessidade de trabalhar as relações humanas presenciais e virtuais na escola e sala de aula, sendo a escola um espaço importante de construção da democracia, onde se devem orientar alunos a discernirem direitos e deveres, vivenciando os princípios democráticos. A qualidade na educação é mais do que uma boa formação moral de acordo com os princípios citados... Chegou a hora de repensar valores e atitudes frente às dificuldades e obstáculos que a vida nos coloca, em seu grito premente e cada vez mais alto.

. ComVivo - Eu, o outro e as relações com a internet

transFORM A ção Eu,o outro, os animais e a relação com mundo virtual.

 Leituras dos paradidáticos: “Sempre haverá um amanhã” e “ Anjos de quatro patas”  Seminários com apresentação de slids (duração 10 minutos por grupo)  Apresentação de jogos temáticos.  Pesquisa: Desenvolvimento Sustentável o meu convívio com o planeta.  Leitura fílmica: História das coisas.

Os alunos do 6º ano devem abordar:  Os condicionantes sociais das figuras paternas e maternas... “Samanta é mais racional e Daniel é mais emocional ? Daniel é mais protetor, isso destrói o estereótipo da mãe como sempre a cuidadora incondicional dos filhos.  O preconceito e ciúme dentro da própria família... “André e Tiago tinham vergonha da irmã” ficavam tristes com a superproteção dada a ela pelo pai”  A preocupação com o outro....Daniel enfatiza sua preocupação em relação ao futuro de Mahara  A importância do desenvolvimento sustentável para uma convivência harmônica no planeta dentro da sociedade.

 A existência da inclusão social, onde e como.....qual o papel da sociedade e do poder público....A família de Mahara era de classe média,por isso pode pagar por uma educação adequada”  Os direitos garantidos por lei,pela constituição que buscam assistir a pessoas especiais.  Como os internautas discutem essa temática na internet.

Os alunos do 7º ano devem abordar:  Os reais interesses das pessoas ao criarem animais... “ Meu irmão Claudio resolveu ficar milionário criando cachorros,ele e minha cunhada resolveram fazer as contas...”  Se é correto, se vale a pena preencher o lugar, a falta deixado por pessoas por animais... “....sentia a dor física de tanta falta de alguém...Cansei : Agora somos só nós dois, Uno, meu cachorro!  A ação do homem sobre o meio agredindo os seres que ele considera inferiores.... “...quem poderia jogar veneno no meu quintal para matar a pequena Brigite,que nunca mordeu ninguém...não consigo entender tanta crueldade.”

 A relação imposta pelo Universo: se o homem tem uma função aqui na Terra os animais,também tem.... “Eu sou seu dono, é claro...você é meu humano!”  Direitos garantidos pelas associações e cuidados adquiridos pelas pessoas que adotam animais.  Como os internautas discutem essa temática na internet.

 Elaboração de jogos gigantes abordando perguntas e respostas sobre temas trabalhados nos seminários  Cubos;  Quebra cabeça;  Jogo da velha;  Amarelinha;  Trilha interativa.  Obs: serão convidados os segmentos do 4º, 5º anos para participarem do evento.

 Leituras dos paradidáticos: “Sempre haverá um amanhã” e “ Anjos de quatro patas” meses : Fevereiro a Março  Seminários (duração 10 minutos por grupo) e 24 de Março  Apresentação de jogos temáticos e 28 de Abril Obs: No sábado 25/04 os professores envolvidos deverão sair 1h antes do término da reunião geral para organizar o espaço para o dia dos jogos.

 Apresentação do seminário:  Explanação, recursos,postura,organização  2,0 pontos  Parte escrita, layout  2,0  Participação nos jogos:  Conhecimento,entrosamento,organização  2,0 pontos  Criatividade, construção, associação com os paradidáticos  2,0

 CARRASCO, Walcyr. Anjo de quatro patas: a verdadeira amizade entre um homem e seu cachorro.2ªed..SP.Moderna.2013  NICOLELIS, Giselda Laporta. Sempre haverá um amanhã.3ªed.SP.Moderna.2012  Pesquisa on line: Desenvolvimento Sustentável.