Políticas Públicas Exemplos e o papel do município

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Modelo Assistencial Brasileiro
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Políticas Públicas Municipais
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ministério da Cultura.
participação e controle social
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Governo do Estado de Alagoas
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Controle Social.
Secretaria de Gestão Participativa DIÁLOGO PÚBLICO O TCU EM CONVERSA COM O CIDADÃO CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADES.
Fórum Nacional de Educação
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SUS: Evolução das fontes de recursos
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
Federalismo Fiscal Brasileiro
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas Exemplos e o papel do município 08 - Setembro - 2014 Prof. Dr. Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes DCP - FFLCH / USP e-mail: ivan.fernandes@usp.br

AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS A REPÚBLICA BRASILEIRA POSSUI UMA PECULIARIDADE EM FACE DAS OUTRAS DEMOCRACIAS. Existência de 3 entes federativos: UNIÃO ESTADOS MUNICÍPIOS

5570 MUNICÍPIOS 27 ESTADOS

AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS A autoridade política de governadores e prefeitos não deriva do governo central, mas do voto popular direto. Municípios possuem o mesmo status que estados. Dilemas na produção de políticas públicas: flexibilidade X escala

12 MILHÕES DE HABITANTES São Paulo – 3º maior orçamento da república 805 HABITANTES Borá

POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA FEDERAÇÃO Com exceção da previdência, nas demais áreas estão sendo implantados programas de descentralização, transferindo atribuições aos estados e municípios. Expressiva variação no alcance da descentralização entre cada uma. Educação Fundamental Assistência Social Saúde Saneamento Habitação Popular

POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA FEDERAÇÃO No regime militar foi criado o Sistema Brasileiro de Proteção Social, até então um conjunto disperso, fragmentado, com reduzidos índices de cobertura e fragilmente financiado de iniciativas governamentais na área social. Centralização financeira e administrativa.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA FEDERAÇÃO As políticas federais de habitação e saneamento básico eram formuladas, financiadas e avaliadas por uma agência federal e executadas por agências locais dela dependentes. BNH - Banco Nacional da Habitação As fatias federais da oferta de ensino público eram diretamente formuladas, financiadas e implementadas pelo governo federal. Inclusive, os programas de reforço alimentar e de apoio à educação básica (ex. merenda!)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA FEDERAÇÃO Estados e municípios eram agentes da expansão do Estado e da execução local de políticas centralmente formuladas. Atividade de planejamento local consistia em formular projetos de solicitação de recursos para o governo federal, nos termos previstos pela agência federal.

CF – 88 e a Descentralização Federativa A democratização e a descentralização fiscal da Constituição de 1988 alteraram profundamente a natureza das relações intergovernamentais. Ampliou-se a parcela dos tributos federais que é automaticamente transferida aos governos subnacionais

Competências Tributárias MUNICÍPIOS: IPTU, ITBI e ISS. ESTADOS: ICMS, ITD, e IPVA. UNIÃO: IR, IE, II, ITR, IPI, IOF e Contribuições Previdenciárias

CF – 88 e a Descentralização Federativa O modo pelo qual os governos locais assumem funções de gestão de políticas públicas é inteiramente distinto daquele sob o qual elas foram assumidas no regime militar; existência de recursos próprios para serem utilizados em políticas locais.

Federalismo e políticas públicas no Brasil Bases federativas tem impacto sobre o processo de descentralização. Princípio da soberania, estados e municípios. Gestão de políticas públicas sob a prerrogativa da adesão. Estratégias de indução capazes de obter a adesão dos governos locais.

Federalismo e políticas públicas no Brasil Barganhas federativas com olho nas eleições. Cada nível de governo tenta transferir a outra esfera os custos políticos e financeiros da gestão e reservar para si a maior parte dos benefícios dela derivados. Formação de Sistemas Integrados de Política Pública

Federalismo e políticas públicas no Brasil Assim, nas condições brasileiras atuais, a adesão dos governos locais à transferência de atribuições depende diretamente de: os custos e benefícios fiscais e políticos derivados da decisão de assumir a gestão de uma dada política os recursos fiscais e administrativos para desempenhar tal tarefa.

PAS – SÃO PAULO Desligamento de São Paulo em relação ao SUDS – Sistema Unificado de Saúde – antecessor do SUS. Plano de Assistência à Saúde – 1995/96  Gestão de Paulo Maluf e Celso Pitta (1993 – 2000). Transferência à cooperativas privadas de médicos a gestão parcial dos serviços municipais de saúde. Prefeitura de São Paulo não assumiu nenhum dos modelos preconizados pelo MS. Captação e distribuição de recursos de acordo com o desempenho. Sistema a ser desenvolvido para avaliar a qualidade dos futuros atendimentos. Denúncias relacionadas a desviou ou mau uso dos recursos financeiros.

Federalismo e políticas públicas no Brasil Um dos principais mecanismos de descentralização adotados pela Constituição de 1988 foi a criação de transferências automáticas para os entes federativos. Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE); Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Fundo de Compensação pela Exportação de Produtos Industrializados – FPEX Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb; e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR.

A Educação no Pacto Federativo § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio. Art. 30. Compete aos Municípios: VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

Financiamento A vinculação direcionou recursos para a educação, contudo, não foi suficiente especialmente nas áreas mais pobres em que arrecadação de impostos é pequena. Solução: complexo mecanismo de transferência de receitas entre entes federativos, no intuito de garantir um piso de despesas por aluno, contando, se necessário, com aportes da União.

FUNDEF Fundo de natureza contábil, com tratamento idêntico ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) 60% dos recursos devem ser destinados a profissionais do magistério. Plano de Remuneração do Magistério. Importante mecanismo de estímulo aos Municípios.

FUNDEB Com o fim do FUNDEF e a universalização do Ensino Fundamental, em 2006, foi instituído uma nova versão, estendida para todo o Ensino Básico, o FUNDEB.

FUNDEB - Origem

Coordenação Federativa Artigo 212 – Estabelece os mínimos:

Resultados o mecanismo existente, apesar de sua nobre intenção, não é suficiente para garantir o bom uso dos recursos. Vincular receitas não é a panacéia de todos os males! O que estão acontecendo com os recursos?

Problema Grave: Ineficiência Gastos excessivos “fora da sala de aula” Ex: adquirir diversos computadores e livros sem que sejam efetivamente colocados à disposição dos alunos, estando ainda no almoxarifado da Prefeitura, é um gasto aparentemente legal, pois observa a legislação específica do setor, muito embora seja de nenhuma eficácia obviamente. Ex: São Vicente - (TC-1894/026/08) Gastos com segurança e saúde.

Controle Social O controle social, ou seja, a participação do cidadão na gestão pública na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações é um mecanismo importante, previsto na Constituição Federal de 88. Conselhos, conferências, audiências públicas, ouvidorias, orçamentos participativos, dentre outros.

Participacão Cidadã e Controle Social É a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas.

Conselhos Gestores de Políticas Públicas Forma de participação da sociedade civil ampliada além da mera atividade eleitoral; Nova relação entre Estado e Sociedade – interação mais dinâmica e presente no dia- a-dia da administração pública. Governo Local é a unidade político administrativa que oferece melhores condições para a prática da participação popular na gestão da vida pública: Menores custos de acesso; Problemas a serem debatidos mais próximos do dia-a-dia do cidadão.

Os Conselhos são instâncias deliberativas do Sistema Descentralizado e Participativo, constituídos em cada esfera do governo com caráter permanente e composição paritária, isto é, igual número de representantes do governo e da Sociedade Civil. Os Conselhos são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Os Conselhos existem nas três esferas de Governo: Esfera Federal: Temos Conselhos Setoriais das Políticas Públicas (Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras) e Conselhos de Direitos com seus respectivos Fundos implementados. Esfera Estadual: Os Conselhos Estaduais de Políticas Públicas (Saúde, Educação e Assistência Social, entre outras) estão funcionando em todas as 27 (vinte e sete) unidades federadas com Fundos implementados. Esfera Municipal: Na maioria dos Municípios estes Conselhos também estão criados.

Conselhos Gestores de Saúde Em serviços de nível primário (UBS), secundário (Hospitais) e terciário (Hospitais que realizam transplantes). Conselhos Gestores: profissionais do serviço, membros da comunidade atendida e representantes da secretaria municipal.

Conselhos Gestores em Volta Redonda

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO POR CADA POLÍTICA PÚBLICA ... NA SAÚDE 50% usuários, 25% trabalhadores e 25% prestadores de serviços de saúde. ASSISTÊNCIA SOCIAL 50% usuários, 50% do poder público. EDUCAÇÃO 25% alunos, 25% professores, 25% pais e 25% técnicos;

Controle Social no SUS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE -- Encontros Estaduais e Federal onde se decidem os tópicos e diretrizes do SUS. avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde Delegados: profissionais da saúde, usuários dos serviços, membros da comunidade, entidades, ONGs, etc. CONSELHOS DE SAÚDE -- conselho gestor ampliado da política municipal e estadual de saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros

CONFERÊNCIAS DE SAÚDE Lei nº 8.142 / 90 Criou as Conferências de Saúde nos três níveis de administração pública, de composição igual a dos conselhos e ocorre a cada 04 anos. As Conferências têm como objetivo avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas nos níveis correspondentes.

CONFERÊNCIAS DE SAÚDE “As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera.” (CONASEMS) Avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde Discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde Eleger delegados para as Conferências Estaduais e Nacionais, quando for o caso. Eleger os membros do Conselho Municipal de Saúde

Órgão Colegiado- Composição: CONSELHO DE SAÚDE Órgão Colegiado- Composição: Usuários ou entidades (associações de moradores, movimentos populares de saúde, sindicatos e centrais sindicais, associações de familiares e portadores de patologia, etc). Trabalhadores da Saúde (sindicatos, associações, conselhos profissionais e de servidores públicos). Instituições prestadores de serviços de Saúde. Gestores do SUS.

AVALIAÇÃO: CONFERÊNCIA E CONSELHOS Processo de construção da participação é um avanço e uma grande conquista. Necessidade de avançar e aprimorar. Contribuição para a participação/cidadania ativa: formação de atores sociais (cidadão ativos), criação de agendas políticas, promover debates, avançar na consolidação da política.

Obrigado DCP - FFLCH / USP Entre em contato: Prof. Dr. Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes DCP - FFLCH / USP e-mail: ivan.fernandes@usp.br