O PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA PAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Gestão Condominial em Projetos PAR
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
INVENTÁRIO DE DADOS DE PROJETOS PAR: CONTRIBUIÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DOS REQUISITOS DO CLIENTE Nirce Saffer Medvedovski Arquiteta, Doutora FAU-USP, Professora.
Esclarecimento de Critérios (bolsista PIBIC – Fapergs)
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
A auditoria cívica hoje
Apresentação CAIXA.
Conjuntos Habitacionais PAR em Pelotas
Programas Sociais de Moradia Econômica
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
O BLOG O Resumo da net é um blog de variedades atualizado diariamente que traz muitas informações, curiosidades e entretenimento. QUEM FAZ Filipe Silva.
Inscrição nos Sindicatos e Associações
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
<ポルトガル語> Consulta sobre o caminho a seguir após a formatura do ginásio
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
BEM-VINDO À UP! ESSÊNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Indicadores do Mercado
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
BOLETIM INFORMATIVO II CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VOLEIBOL MASCULINO ( BASE PARA CONVOCAÇÃO DOS ATLETAS PARA UNIVERSÍADE)
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
Geoposicionamento e Prospecção
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Ensino fundamental e Mudanças
BOLSA DE ESTUDO SENAC MINAS. OBJETIVO DO PROGRAMA Oferecer bolsas de estudo para cursos de capacitação e técnicos em vários municípios do Estado.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA PAR Estudo de Caso Residencial Princesa do Sul – Pelotas/RS Nirce Saffer Medvedovski Mateus Treptow Coswig Sara Roesler naurb.ufpel@gmail.com II Congresso Brasileiro e I Ibero-americano – Habitação Social – Ciência e Tecnologia Florianópolis, novembro de 2006

Programa de Arrendamento Residencial Introdução Programa de Arrendamento Residencial Foi lançado em 1999; População com renda familiar mensal entre três e seis salários mínimos (atualmente abrange de dois a quatro salários mínimos também – PAR Especial); Arrendamento residencial com opção de compra ao final de 15 anos. Em Pelotas, atualmente, existem doze conjuntos edificados além de seis em execução, totalizando 2848 unidades habitacionais. Nosso estudo de caso é o processo de seleção do décimo empreendimento PAR realizado na cidade de Pelotas/RS – o Residencial Princesa do Sul, iniciado em janeiro de 2004. Este empreendimento, localizado no Bairro Areal, é um condomínio residencial horizontal, com duzentos e sessenta sobrados de 45,90 m², num terreno de 25 mil metros quadrados.

Processo de Seleção do Usuário Objetivos Caracterizar o processo de seleção do usuário; Identificar o perfil dos pré-candidatos; Comparar o perfil dos pré-candidatos ao perfil dos arrendatários com base em três informações: faixa etária, escolaridade e renda.

Processo de Seleção do Usuário Metodologia Entrevistas abertas com informantes qualificados (Assistentes Sociais da Prefeitura Municipal de Pelotas, Arquiteta da CAIXA, representante da Imobiliária responsável); Coleta de dados secundários sobre o registro histórico do processo (imprensa local, cadastros da CAIXA, da Secretaria Municipal de Habitação e da Imobiliária); Análise de amostra de documentos da entrevista de análise de crédito; Acompanhamento na execução de uma destas entrevistas; Observação participante no sorteio das unidades habitacionais, Questionário de satisfação.

Processo de Seleção do Usuário Cadastro Inicial dos Interessados

Processo de Seleção do Usuário 1ª Etapa - Divulgação Rádio, televisão, folder e uma vez por mês na imprensa local. Volta para o esquema

Processo de Seleção do Usuário 2ª Etapa – Inscrições No início, Inscrição Geral – cerca de 1200 pessoas inscritas. Atualmente, Inscrição por Empreendimento. Geralmente – em Pelotas - a demanda neste ponto do processo é de 5 por 1 - cinco candidatos para cada unidade habitacional. No Residencial Princesa do Sul: Inscritos na Prefeitura: 2000 (100%) – para 260 unidades (média de 7,69 por vaga) Convocados à Reunião: 840 (42,00%) Volta para o esquema

Processo de Seleção do Usuário 3ª Etapa – Reunião Verifica-se que, das pessoas que se inscrevem na Prefeitura, em média, em Pelotas, 50% não comparecem à reunião. Motivos: desistência, eliminação prévia através de rastreamento cadastral (SPC/SERASA) e impossibilidade de contato nos telefones fornecidos na inscrição. No Residencial Princesa do Sul: Inscritos na Prefeitura: 2000 (100%) Convocados à Reunião: 840 (42,00%) Presentes à Reunião: 781 (39,05%) – Não comparecimento de 60,95% Volta para o esquema

Processo de Seleção do Usuário 4ª Etapa – Entrevistas As entrevistas que foram agendadas durante a reunião com a GILIE-CAIXA são realizadas durante dois meses. Em Pelotas, do total de pessoas que participam da reunião, cerca de 20% não comparecem para realizar a entrevista. No Residencial Princesa do Sul: Presentes à Reunião: 781 (100%) Comparecem à Entrevista na Imobiliária: 426 (54%) – Não comparecimento de 46%. Volta para o esquema

Processo de Seleção do Usuário 5ª Etapa - Análise de Crédito Financeiro Observa-se que 58,91% dos inscritos situam-se entre 19 e 34 anos e a mesma faixa etária é também maioria entre os efetivos arrendatários. Faixa Etária

Processo de Seleção do Usuário 5ª Etapa - Análise de Crédito Financeiro Verifica-se que 68,82% dos inscritos possuem renda de até 3 salários mínimos e 22,58% declaram renda entre 3 e 4 salários mínimos, sendo o total acima de 3 salários equivalente a 31,18%. Entre os entrevistados dos efetivos arrendatários verificamos que somente 37,25% se declaram com renda até 3 salários mínimos, sendo 43,14% com renda entre 3 e 4 salários e o total acima de três salários equivalente a 62,75%. Renda

Processo de Seleção do Usuário 5ª Etapa - Análise de Crédito Financeiro A grande maioria dos inscritos possuem Ensino Médio Completo (53,54%), atingindo 66,93% o somatório daqueles com formação nos três níveis mais elevados. Já entre os efetivos arrendatários, 78,43% apresentam escolaridade equivalente ao ensino médio completo e superior (completo e incompleto). Volta para o esquema Escolaridade

Processo de Seleção do Usuário 6ª Etapa – Lista de Aprovados e Suplentes Quando finalizada a análise da GILIE-CAIXA, a lista de selecionados e reprovados, constando apenas nome e renda, é enviada para a Prefeitura, a qual escolhe os aprovados pelo critério de menor renda. No Residencial Princesa do Sul: Comparecem à Entrevista na Imobiliária 426 (54%) – Não comparecimento de 46%. Aprovados na primeira avaliação 213 (10,65%) Apesar do elevado número de inscritos iniciais (2000) faltaram candidatos na primeira chamada, e houve uma nova chamada para completar estes valores. Volta para o esquema

Processo de Seleção do Usuário 7ª Etapa - Sorteio das Unidades Habitacionais Ato oficial de entrega Manhã : novos moradores conhecem o condomínio; Noite: sorteio das unidades habitacionais. Senhas disponibilizadas são por ordem alfabética; Não preenchendo as vagas, suplência é priorizada; Se esta não atender a demanda podem ser chamados suplentes de outros empreendimentos. ADIANTE!

Processo de Seleção do Usuário Residencial Princesa do Sul Maior número de inscritos: 1. Inscrição: 2000 para 260 unidades (média de 7,69 por vaga) 2. Reunião com a CAIXA 840 convocados, somente 781 compareceram. 3. Entrevistas: destes, apenas 426 candidatos comparecem à Imobiliária para realizar a entrevista (54% ausentes). 4. Aprovados: 213 candidatos Buscava-se 260 aprovados mais 86 suplentes (1/3 do total de vagas). Houve uma nova chamada para completar estes valores. Na hora do sorteio : 68 faltantes por problemas de divulgação que foram chamados para um segundo sorteio.

Processo de Seleção do Usuário Conclusões Analisando o Processo de Seleção do Residencial Princesa do Sul, encontram-se os seguintes dados: Inscritos na Prefeitura 2000 (100%) Convocados à Reunião 840 (42,00%) Presentes à Reunião 781 (39,05%) Comparecem à Entrevista na Imobiliária 426 (21,30%) Aprovados na primeira avaliação 213 (10,65%) Aprovados no total 260 (13,00%)

Processo de Seleção do Usuário Conclusões PAR Princesa do Sul Esgotamento de um determinado segmento do mercado em Pelotas, apesar de apresentar a esse mesmo mercado uma nova tipologia (no caso, sobrados geminados) em relação a uma oferta anteriormente de apartamentos, e de esta tipologia ter apresentado uma elevada aceitação (7,69 candidatos por vaga). Verificou-se as sucessivas “perdas” de potenciais usuários ao longo do processo seletivo e a necessidade de mudança do produto oferecido para adequá-lo ao usuário de menor renda, resultando numa habitação com menor qualidade de acabamento e área reduzida. A lógica da “habitação enquanto mercadoria” predominou no processo seletivo do PAR, apesar dos objetivos sociais anunciados.

Razão para a dificuldade do preenchimento das vagas Décimo empreendimento oferecido em um período de 03 anos; Após o mesmo, passou-se um período de quase um ano sem a inauguração de novos empreendimentos; As dificuldades de completar as inscrições marcaram uma mudança no produto, com uma nova alternativa ofertada: o PAR Especial, com prestação reduzida (de 0,7% para 0,5% do valor da unidade habitacional), buscando atingir uma nova faixa de renda, a partir de 2 salários mínimos. Considerações Finais A partir dessas considerações a Superintendência Regional Extremo Sul passou a efetuar o cadastro dos pretendentes ao PAR em banco de dados específico, com ferramentas de consulta e controle.