Serious Games: Um Panorama Geral Guilherme H. Quintana Juliano Timm

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Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

Serious Games: Um Panorama Geral Guilherme H. Quintana Juliano Timm Game Designer Desenvolvedor Líder guilherme.quintana@gestum.com.br r juliano.timm@gestum.com.br

Quem somos? Guilherme Henrique Quintana Graduado em Tecnologias e Mídias Digitais pela PUC/SP; Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP; Trabalhos com Unreal Development Kit e Autodesk Maya; Game Designer na Gestum.

Quem Somos Juliano Timm Menezes Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Pós-Graduando em Engenharia de Software; Desenvolvedor Action Script 2 e 3 conhecimentos em Java; A mais de 4 anos trabalhando com Action Script; Projetista e Analista de Softwares; Desenvolvedor Líder de Jogos e Simuladores na Gestum SA

Para Quem Trabalhamos Fundada em 2000; Formada em Pelotas; Especializada em educação Corporativa; Entre os 5 maiores players do seguimento; Bases em três estados: SP, RJ e RS; Em torno de 40 colabores só na base de Pelotas.

Conteúdo de Treinamentos O que produzimos? Conteúdo de Treinamentos

Plataforma de Treinamento (LMS) O que produzimos? Plataforma de Treinamento (LMS)

O que produzimos? Serious Games

O que produzimos? Serious Games

O que produzimos? Software de Autoria

EADBR – Portal de Cursos O que produzimos? EADBR – Portal de Cursos

STOP 500 – Solução Pequenas Empresas O que produzimos? STOP 500 – Solução Pequenas Empresas

Equipe Multidisciplinar Cientistas da Computação; Analistas de Sistemas; Pedagogos; Artistas Gráficos; Game Designers; Designers Instrucionais; Administradores; Entre outros.

Alguns de Nossos Clientes

Oportunidades Roterista de Games (Freelancer) Animador 2D Game Designer Programador Action Script Suporte ao Cliente Programador de Software Pleno Tester de Jogos rh@gestum.com.br

Serious Games Não São Novos Kriegsspiel

Serious Games Não São Novos Kriegsspiel Jogo de guerra em forma de tabuleiro; Utiliza mapas de topografia para recriar terrenos reais; Escala de tamanho das peças baseado em unidades reais do exército; O tempo de movimentação das unidades era medido na topografia do terreno x velocidade das unidade das peças x situação da batalha;

Serious Games Não São Novos Kriegsspiel

Serious Games Não São Novos Kriegsspiel Criado no início do séc. XIX pelo Barão von Reisswitz (primeiro conjunto de regras estabelecido em 1812); Utilizado pelo Rei Friedrich Wilhelm III da Prussia e por militares; Por ordem do Rei, todo regimento deveria ter a sua cópia do Kriegsspiel.

Serious Games Atualmente Forte mercado mundial de jogos digitais; Serious Games ou Game-Based Learning; Foco na educação/treinamento; Internet, fidelidade gráfica, recriação de ambientes para simulação; Eletronic Entertainment Expo (E3) e Game Developers Conference (GDC).

Vantagens dos Serious Games Ambientes realistas exploração Regras claramente definidas; sabemos o que podemos ou não fazer Objetivos claros jogador entende o que tem que fazer para ganhar Interativos e altamente experimentais toda ação tem uma reação

Vantagens dos Serious Games Feedback claro consequências das ações Rastreamento do progresso e desempenho equilíbrio Exigem e fomentam aplicação cognitiva lidar com várias fontes de informação ao mesmo tempo

Vantagens dos Serious Games São agradáveis

Vantagens dos Serious Games São agradáveis

Desenvolvendo Serious Games

Desenvolvimento - Definições Definição Mecânicas; Isometria? Side Scrolling? TopDown? Encaixar peças, arrastar, movimentação Definir fluxo geral do game; Objetivo – atender cliente da Gestum; Ex: “não quero atendentes, quero vendedores”

Desenvolvimento - Projeto do Software Janelas Quantas são e como funcionam Diálogos Como se dará as conversas, objeções, expressões Máquinas de Estados do game Fases que o jogo pode ter, cliente volta a loja, prospecção Inteligência Artificial

Desenvolvimento -Codificação Codificação de Janelas Codificação da IA Integração com Arte desenvolvida dentro do próprio flash Utilização de padrões MVC, Observer Singleton, Strategy Componets, Factory

O que é mais divertido? Jogar ou programar Jogos? Codificação é tão divertido quanto desenvolver Único problema: prazo :-( Sentimento de ser Deus Criar algo (NPC) que faz tudo que você deseja no mundo que você criou. IA - Fantasma que persegue o Pacman IA – cliente que segue o vendedor até o caixa

O que é mais divertido? Jogar ou programar Jogos? Cada game é um desafio (não é mais um relatório) Diálogos Fazer o cliente reclamar com a expressão fechada Ambiente descontraído Não se prender a tecnologias

Desenvolvimento - Tecnologias Action Script 3 IOs, Android, Web etc Html 5 Unity 3D Unreal Java PHP (???)

Cases Química Aplicada: The Adventure Game (Gestum)

Cases Simulador Multiplicando Vendas Walmart (Gestum)

Cases Battlezone (Atari)

Cases America’s Army (Virtual Heroes)

Perguntas? Contatos guilherme.quintana@gestum.com.br juliano.timm@gmail.com.br

Oportunidades Roterista de Games (Freelancer) Animador 2D Game Designer Programador Action Script Suporte ao Cliente Programador de Software Pleno Tester de Jogos rh@gestum.com.br