Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.
O PROCESSO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Informações Estratégicas Oficina 1 - Nordeste
Universidade Federal de Pelotas
Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina - Departamento.
Projeto Integrado de Capacitação e Pesquisa em Avaliação de Saúde Estudo de Linha de Base – PROESF CAA – DAB – SAS - MS Abertura Oficina 1 - Nordeste Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Política Nacional de Humanização
Programa de Automonitoramento Glicêmico Piloto
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Departamento de Nutrição
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Os Programas de Provimento:
Antonio Garcia Reis Junior
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
A Atenção Primária à Saúde em Santa Bárbara d’Oeste - SP Experiência da Estruturação dos Processos de Trabalho e Implantação da ESF/PMMB Dreison Luis Iatarola.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Centro de Referência de Assistência Social
Metodologia das Pré- conferências Municipais de Saúde Agosto, 2009.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Política Nacional de Atenção Básica
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Participação do Serviço Social PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE - PUCRS
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
NASF NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA 2009
CRIAÇÃO DO NASF.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETRÓPOLIS
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VITÓRIA - ES. INTRODUÇÃO O município de Vitória e o PSF Pop: 320 mil hab PSF desde 1998 Cobertura >75% ESF Maior parte.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina - Departamento de Medicina Social Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Proposta de Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) Unidade Básica Processo de Trabalho em Saúde Junho de 2005

Apresentação - Introdução - Objetivo - Instrumento - Metodologia - Dinâmica de grupo

Introdução Processos históricos de estruturação dos modelos de atenção Novos trabalhadores, a organização e a divisão do trabalho - interdependência e complementaridade Trabalhador – elemento constituinte do processo de trabalho – sujeito histórico e social

Linha de Cuidados Individuais Mapa de Risco no território UBS TRADICIONAIS PSF Linha de Cuidados Individuais Idosos Profissionais de Saúde Ações Programáticas Adultos Cuidados Domiciliares Mulheres Crianças Diagnóstico de Saúde População Educação Popular Mapa de Risco no território Território

Objetivo do instrumento Caracterizar o processo de trabalho Atividades realizadas Profissionais envolvidos Necessidades para realizar as atividades Tempo dispendido Dificuldades Sugestões Experiências inovadoras

Atividades da UBS abordadas no instrumento Planejamento / gestão / coordenação Acolhimento Recepção Cuidado Médico Cuidado de Enfermagem Cuidado Odontológico

Atividades da UBS abordadas no instrumento Ações Programáticas Ações Educativas Cuidados Domiciliares Gestão da Informação Suporte Técnico / Supervisão Participação no Conselho Local de Saúde

Metodologia de preenchimento do instrumento na UBS Agendar reunião com a equipe de saúde Estimular a participação de todos os membros da equipe Escolher um coordenador para estabelecer o debate e um relator para registrar os consensos Valorizar a experiência da equipe Estabelecer consenso do grupo sobre cada atividade discutida Identificar as atividades não realizadas na UBS Devolver o instrumento preenchido para o supervisor

Reconstrução do processo de trabalho Dinâmica dos grupos Grupos de trabalho por município Distribuições nas salas de apoio e auditório Distribuição do instrumento Identificação das categorias profissionais dos participantes do grupo Discussão e preenchimento da planilha Reconstrução do processo de trabalho na UBS Identificar as atividades não realizadas na UBS estimar a carga horária semanal dedicada para cada atividade proposta na planilha detalhar o acolhimento e recepção de usuários na UBS, utilizando como unidade de tempo um turno de 4 horas