organização de cartões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura de informação
Advertisements

Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Engenharia de Software
Versão Premium Janeiro de 2003
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS
Redes de computadores I
arquitetura de informação
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
Cartões CRC (Class Responsibility Card)
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Introdução a Teoria da Classificação
Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf
Ergonomia e Usabilidade
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Threads.
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Engenharia de Software
Internet Principais conceitos.
Métodos Quantitativos
Usabilidade do Portal Biblioteca On-line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): um Estudo de Caso CONCLUSÕES PRELIMINARES O Portal da biblioteca.
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
DESCRIÇÃO/OBJETIVOS O Controle de Acesso Nacional foi desenvolvido para suprir a necessidade de maior segurança e controle da informação administrada pelos.
Engenharia de Usabilidade
Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine.
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
S.I.S.D. – Soluções Inteligentes para Sistemas Distribuídos
Modelos conceituais de interação
Métodos de Avaliação para Sites de Entretenimento Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof. Orientador: Daniel Weller.
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Disciplina Design de Interfaces humano- computador
(Classificação de cartões)
Professor: Márcio Amador
Análise e Projeto de Sistemas
Mauricio Lelis - Designer de Interação Gerente do NDCI-Avansys breve APRESENTAÇÃO Fonte: União Internacional de Telecomunicações-10/2010 apresentação designer.
CARDING SORTING Lílian Simão Oliveira. Arquiteto da Informação  Quais são as áreas de trabalho do arquiteto de informação? Sistema de organização Sistema.
PROJETO DE JOGOS I Aula 3.
Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira.
Avaliação Heurística do Gmail
Relatório aula prática
7 - Criação de Páginas Web
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Card Sorting Tópicos Especiais em Ambientes WEB José Carlos Toniazzo.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
CARDING SORTING Lílian Simão Oliveira. Arquiteto da Informação  Quais são as áreas de trabalho do arquiteto de informação? Sistema de organização Sistema.
Arquitetura da Informação e Web semântica
Design de Interação Prof. Josué Froner
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Metadados do repositório de objetos de aprendizagem CESTA São 5 categorias: -1.Categoria Geral; -2. Categoria ciclo de vida; -3. Categoria técnica; -4.
Acessibilidade na Web.
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Experiência do usuário
HTML Prof. Geyson Silva.
Acessibilidade e Usabilidade
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Laboratório de Mídias Sociais
MODELOS DE INTERFACE. InterfaceCódigoBD ProjetistaProgramador Usuário If x > 0 then x = x + 1 msgbox “Atenção” endif.
Análise do Sistema Alexandre Mota
Introdução a Acessibilidade Aline da Silva Alves –
Arquitetura da informação informação Jornalismo online 1 [ Prof. Lorena Vieira ]
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

organização de cartões - categorização de cartões - card sorting

dimensões da AI Contexto Conteúdo Usuários ROSENFELD e MORVILLE Objetivos da organização, políticas, cultura, tecnologia e recursos humanos ROSENFELD e MORVILLE Contexto Audiências, tarefas, necessidades, comportamento de busca de informação, experiência, vocabulário Documentos, formatos/tipos, objetos, metadados, estrutura existente Conteúdo Usuários

dimensões de pesquisa Métodos e técnicas Contexto Conteúdo Usuários Card sorting Testes de usabilidade Análise dos dados de uso Usuários Análise de conteúdo Inventário de conteúdo Avaliação heurística Conteúdo Infraestrutura tecnológica Entrevistas com stakeholders Reuniões de estratégia Contexto Métodos e técnicas

card sorting Categorização de cartões - é uma técnica de prototipagem rápida utilizada pela arquitetura de informação.

por que categorizar? Categorizar, ou classificar, é agrupar entidades (objetos, idéias, ações, etc.) por semelhança. Categorizar é o processo cognitivo de dividir as experiências do mundo em grupos de entidades, ou categorias, para construir uma ordem dos mundos físico e social em que o individuo participa. Categorização é um mecanismo cognitivo fundamental que simplifica a interação do indivíduo com o ambiente.

Categorização é quase sempre um processo inconsciente. caixas sólidas quadrados verdes blocos oliva esferas pequenas círculos laranja bolinhas de gude montanhas altas Quando definimos categorias, escolhemos quais atributos ou propriedades a destacar. triângulos azuis figuras ocas

categorização

categorização VINHOS: País Regiões - Ano de produção - Tipo de uva - Preço - Combinações - Vinícolas - Tipo de vinho

categorização

categorização

categorização - Locadora Tijuca - Locadora CAVídeo

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

Você organizaria melhor? categorização Você organizaria melhor?

categorização Locadora Tijuca

categorização Locadora Tijuca

categorização Submarino

categorização CA Vídeo Cobal Humaitá

um erro clássico Segundo Nielsen (2004), um erro nos sites e intranets é estruturar a informação baseado em como a empresa enxerga a sua informação. Isso resulta em diferentes subsites para cada um dos departamentos ou para cada provedor interno de informação (espelhamento do organograma).

o que é card sorting É uma técnica para obter dados sobre o modelo mental dos usuários no que diz respeito ao espaço de informação (Nielsen, 2004). Faz parte de uma abordagem centrada no usuário, onde o objetivo é aumentar a probabilidade do usuário encontrar um nó de informação, quando estiver navegando.

card sorting

procedimentos Escrever os nomes (e uma breve descrição opcional) de cada item em um cartão de papel; Misturar os cartões e entregar todos os cartões para o usuário; Solicitar ao participante que agrupe os cartões em pilhas, colocando juntos os que pertencem ao mesmo grupo. O usuário pode criar tantos grupos quanto ele quiser. Os grupos podem ser pequenos ou grandes;

procedimentos Opcionalmente, solicitar que crie grupos maiores e mais genéricos. No final, pode-se pedir ao usuário que nomeie as pilhas (Nielsen). OBS - Ao nomear as pilhas, o usuário fornecerá idéias para palavras e sinônimos, que serão usados em rótulos, links, títulos e otimização de mecanismos de busca.

procedimento

analisando dados

taxonomia

bibliografia PIRAUÁ, J; MOURA, D e PADOVANI, S. Discutindo o Card Sorting: uma análise da técnica. 6. USIHC – 6. Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador. 2006. FAAC/UNESP. Bauru, SP. Wodkte, Christina. Information Architecture: Blueprints for the Web. , 2003. New Riders. Nielsen, Jakob. Card Sorting: How Many Users to Test. Alertbox. July, 2004. Site OptimalSort. http://www.optimalsort.com/