TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Advertisements

O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA
Resumo.
O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Narração: Tipos de Narrador
Tópicos Especiais em Comunicação II
Coesão e coerência textual: o que é isso?
Relato de Viagem com Descrição
Em busca da ovelha perdida. Jo
Texto Descritivo Profª Natália Tiezzi.
Dissertação Redação.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Elementos da Narrativa
Crônica com Descrição Profª Natália.
Relato de Viagem com Descrição
Relato Pessoal com Descrição
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Produção Textual.
A Narração   Tipos de narrador
Orientações para a dissertação
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Elementos da narrativa
Tipologia textual O texto descritivo.
Usos dos tempos verbais
Verbo Língua Portuguesa.
Notícia “O CACHORRO MORDER O HOMEM NÃO É NOTÍCIA, NOTÍCIA É UM HOMEM TER MORDIDO UM CACHORRO.” CHARLES A. DANA 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Narração: personagem/ espaço/ enredo
A Narrativa e seus Elementos Básicos
Desafio Pré-Vestibular
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Pequeno conto chinês.
R EDAÇÃO. D ESENVOLVENDO UMA REDAÇÃO Ter domínio do idioma; Conhecer o assunto a ser tratado; Seleção das informações; Organização das informações.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
REDAÇÃO.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
Texto Dissertativo Argumentativo
Facilitadora: Marcela Alves
Resumo.
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Fundamentos da Administração Pública
DESMISTIFICANDO... Escrever não é dom.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
David Hume (1711–1776).
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO Narrar os fatos importantes do caso concreto, tendo em vista que o reconhecimento de um direito passa pela.
Transcrição da apresentação:

TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO É o relato de um fato, de um acontecimento. Há personagens atuando e um narrador que relata a ação. A narração pode ser feita em terceira pessoa ou em primeira. Uma narração, em geral, apresenta os seguintes elementos: a. fato: é o acontecimento que será relatado. O encadeamento das ações forma o enredo. b. personagens: são as diferentes pessoas que participam do acontecimento. Há os que atuam de forma mais intensa (principais) e os que atuam secundariamente. c. ambientes: é o lugar em que os acontecimentos ocorrem. d. tempo: é a localização cronológica do acontecimento.

É um retrato verbal daquilo que vemos ou sentimos. TIPOLOGIA TEXTUAL: DESCRIÇÃO É um retrato verbal daquilo que vemos ou sentimos. A descrição pode ser: 1. objetiva: a parede era branca. 2. subjetiva: a parede era feia. Dificilmente encontrará um texto exclusivamente descritivo. O que ocorre comumente é encontrar trechos descritivos inseridos em um texto narrativo ou dissertativo. EX: romance que é narrativo (existem personagens e ambientes). Trabalha com imagens permitindo uma visualização do que está sendo descrito. Os adjetivos desempenham um papel fundamental e são responsáveis pelo tom descritivo do texto. Fazem-se presentes as percepções sensoriais: a visão, audição, olfato, paladar e o tato.

TIPOLOGIA TEXTUAL: DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa vivência, nossas leituras, nossas posturas, nossas conclusões a respeito da vida dos homens, de nós mesmos. Para se obter maior clareza costuma-se dividir a matéria em 3 partes: 1. introdução: em que se apresenta a idéia ou ponto de vista que será definido. 2. desenvolvimento: em que se desenvolve do ponto de vista. Para convencer o leitor, o autor deverá usar de sólida argumentação, citar exemplos, recorrer opiniões de especialistas, fornecer dados. 3. conclusão: em que se dá um desfecho coerente com o desenvolvimento e os argumentos apresentados.

Classifique os trechos abaixo: (A) Narração (B) Descrição ( C) Dissertação ( )Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Marcos Fonseca. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. No local habitavam o proprietário, esposa e dois filhos. ( )Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através dos meios de comunicação, era logo levada a sentir que dele emanava uma serenidade e autoconfiança próprias daqueles que vivem com sabedoria e dignidade. ( )O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por desequilíbrio ecológico, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.

ENTENDIMENTO DO TEXTO O que deve ser observado pra chegar à melhor compreensão do texto? PALAVRAS-CHAVE. Palavras mais importantes de cada parágrafo, em torno das quais outras se organizam, criando uma ligação para produzirem sentido. Aparecem muitas vezes, a longo do texto de diversas formas: repetidas ou modificadas. A palavra-chave forma o alicerce do texto, levando o leitor ao entendimento da totalidade do texto. atenção especial para verbos e substantivos. o título é uma boa dica de palavra-chave.

Observe o texto “Minha vida”, a fim de compreender a forma como ele está construído? Três paixões, simples mais irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso do amor, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade. Essas paixões, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, chegando à beira do verdadeiro desespero. Primeiro busquei o amor, que traz o êxtase, êxtase tão grande que sacrificaria o resto de minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Com igual paixão busquei o conhecimento. Desejei compreender os corações dos homens. Desejei saber porque as estrelas brilham. Um pouco disso, não muito, encontrei. Amor e conhecimento me conduziram aos caminhos do paraíso, mas a compaixão sempre me trouxe de volta à Terra. Crianças famintas, velhos desprotegidos, pobreza e dor a vida humana. Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro. Isso foi a minha vida. Achei-a digna de ser vivida e vivê-la-ia de novo com a maior alegria se a oportunidade me fosse oferecida.

Palavras-chave: 1º. parágrafo: vida/paixões 2º. parágrafo: amor 3º. parágrafo: conhecimento 4º. parágrafo: compaixão 5º. parágrafo: vida. As palavras vida e paixões prolongam-se em: amor, conhecimento e compaixão. Cada parágrafo irá ater-se a cada uma dessas paixões.

Leia o texto abaixo para responder a questão 1 e 2: É universalmente aceito o fato de que sai mais cara a reparação das perdas por acidentes de trabalho que o investimento em sua prevenção. Mas, então, porque eles ocorrem com tanta freqüência? Falta fiscalização. Constatar tal fato exige apenas o trabalho de observar obras de engenharia civil, ao longo de qualquer trajeto por ônibus ou por carro. E quem poderia suprir as deficiências da fiscalização oficial, os sindicatos ou de empregados, não o faz. Terá sido por nosso baixo nível de organização e escasso interesse pela filiação a entidades de classe, ou por desvio dessas de seus interesses primordiais. Falta também educação básica, prévia a qualquer treinamento: com a baixíssima escolaridade do trabalhador brasileiro, não há compreensão suficiente da necessidade e benefício do equipamentos de segurança. E há, enfim, o fenômeno recente da terceirização, que pode estar funcionando às avessas, ao propiciar o surgimento e a multiplicação de empresas fantasmas de serviços, que contratam a primeira mão-de-obra disponível, em vez de selecionar mão-de-obra especializada.

1. Assinale a opção que apresenta as palavras-chave do texto: a. aceitação universal, constatação, benefício, escolaridade. b. falta de fiscalização, organização, benefício, mão-de-obra. c. prevenção de acidentes, fiscalização, educação, terceirização. d. crescimento, conformismo, treinamento, empresas. 2. Assinale a opção INCORRETA em relação aos elementos do texto: a. o pronome eles refere-se a acidentes de trabalho. b. a expressão tal fato retoma a idéia de falta de fiscalização. c. dessas refere-se a deficiências da fiscalização oficial.