Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Professor – Dejalma Cremonese
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
UNIJUI – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DO ESTADO CONTEMPORANEO DEJALMA CREMONESE ELIZETE CRISTIANE DIESEL IMUNIDADE PARLAMENTAR.
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Universidade Regional do Noroeste do RS
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Aula 4: Direito constitucional
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
Tópico III – Princípios Fundamentais
Nome: Aliny da Rocha Moraes Turma: 91 Professores: Raquel y Henry
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
DIREITO CONSTITUCIONAL II
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
A Organização Política do Brasil
ARGENTINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Unidade 2 - Direito Constitucional
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Origens e elementos do Federalismo
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
AUDA DO DIA Conceito de Estado e formas de Governo
Órgãos soberania.
Direito constitucional i
Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL II Docente Marco Dórea Tel:
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
DA ORGANIZAÇAO DO ESTADO
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Estrutura Administrativa
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
UNIVERSIDADE SALVADOR – Campus Feira CURSO: Administração – 7º sem.
Estrutura Administrativa
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 ESTADO FEDERAL: repartição de competências
Teoria Geral do Estado e da Constituição
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
A. Formam mediante um Pacto entre Estados (Dieta) e não mediante uma Constituição; B. é uma União permanente de Estados Soberanos que não perdem esse.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Isabel Pukall

Conceito de Estado: È a organização política constituída segundo normas jurídicas determinadas, em um território definido, com um governo independente a fim de realizar o bem comum, onde os indivíduos submetem-se a sua vontade.

Estado Federal: O poder de governo é dividido entre um governo central e governos locais. (divisão de poderes)

Princípios Básicos: 1 -Composição bicameral (Congresso Nacional = Senado e Câmara dos Deputados) 2 -Discriminação de Competência dos entes da Federação 3 -Sistema Judiciário – resolve os conflitos de competência 4 -Asseguramento dos princípios estruturais da União (intervenção federal)

Unitário: Governo centralizado, no mundo mais de 50 estados são unitários, a Grã-Bretanha é um exemplo de estado unitário, porém, democrático. A Argentina, apesar do Estado Federal adota a denominação províncias para as unidades federadas.

ENTÃO: O Estado Federal é uma espécie de federação composta por unidades, que, embora dotadas de capacidade de auto organização e de auto administração, não são dotadas de soberania, submetendo-se a uma Constituição Federal.

A União: - É a personificação do Estado federal, que cuida dos interesses da coletividade, de impossível gestão pelos estados membros isoladamente. Ex: Relações exteriores, divida pública nacional, armadas, etc...

Conforme o Professor Eliezer Pacheco, “Entre todas as instituições criadas pelo homem, o Estado é a maior e mais complexa que a humanidade já conheceu”

Bibliografia: Dicionário da Fundação Getúlio Vargas. Dicionário de Política de, José Pedro Galvão de Souza. Enciclopédia Barsa, Volume dois, volume sete. Introdução á teoria do estado, Eliezer Pacheco. pt.wikipedia.org/wiki/alcorao pt.wikipedia.org/wiki/ciencia_politica www.dji.com.br/constitucional/estado_federal.htm www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2003/09/030910islamismobase.sht