Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Escola e Família: quais são suas competências?
Sociologia da Educação
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Internet.
Comparação entre usuários
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
O conteúdo.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE:
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Quando falamos em aprender...
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Teacher Marilisa Lichtenberg English
PROJETO VIVER E APRENDER
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Trabalhando com Grupos
Usuários da Informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Investigar, ensinar e aprender
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
• Manejo – Formação – Professor.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
Combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas Alunos: Carlos Lustosa e Bruno Rocha 19 de setembro de 2014.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Comportamento informacional dos usuários de e-books na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Grupo: Ana Letícia Mezencio.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo 3: Carla Onofre, Luzimira de Abreu, Patrícia Monfardini, Pétalah Lotti

O Comportamento Informacional de Jovens Estudantes do Ensino Fundamental na Biblioteca Escolar Pesquisa Qualitativa

Sumário Objeto do estudo Principais resultados da fase quantitativa Instrumento de coleta de dados da fase qualitativa Análise qualitativa dos dados Considerações finais Referências

1ª Fase – Pesquisa Quantitativa Objetivo do estudo O objetivo de nosso trabalho é identificar o perfil dos usuários adolescentes do ensino fundamental que buscam informações para seu processo de aprendizado. Como se dá o processo de busca da informação e o quê o influencia

Pesquisa Quantitativa Análise dos Resultados Na primeira fase pudemos constatar que esses estudantes preferem realizar pesquisas em casa e que usam muito o computador e a internet para isso. Além disso, eles afirmaram consultar, principalmente, a enciclopédia online; Os estudantes se sentem totalmente preparados para pesquisar na internet e que se sentem satisfeitos com a resposta pela busca das informações no ambiente online.

Pesquisa Quantitativa Análise dos Resultados Com relação ao uso da biblioteca, a primeira fase do estudo mostra que a minoria dos alunos a procura para realizar pesquisas; Também pudemos verificar que o trabalho do bibliotecário com os estudantes, se restringe ao ambiente interno; Com relação a frequência na biblioteca, mais da metade dos alunos disseram raramente frequentar a biblioteca.

Instrumento de coleta de dados Utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturado para abordar uma amostra dos alunos que participaram da primeira fase do estudo; O roteiro foi segmentado em duas partes: a primeira parte da entrevista se referia aos hábitos no momento de realização de pesquisa e a segunda parte se referia a questões ligadas ao contato com a biblioteca da escola.

Instrumento de coleta de dados A entrevista foi realizada com 6 alunos da Escola SESI Newton Antônio no dia 12 de maio de 2014. Cada entrevista teve em média a duração de 35 minutos e foi realizada por dois componentes do grupo.

Análise qualitativa dos dados Mesmo sendo a fonte preferida para busca de informação, os estudantes tem dificuldade para realizar pesquisas na internet; “O google costuma ser muito indireto, ás vezes mostra resultados muito fora de assuntos;” “A fonte que eu utilizo em minha pesquisa, normalmente é a internet. Mas nem sempre achei por não ter sites que fale sobre o assunto ou eu não soube procurar.”

Todos os alunos entrevistados já passaram por experiências negativas na biblioteca da escola Dos seis entrevistados, cinco fizeram afirmações como: “A bibliotecária só demonstra carinho com os mais leitores e dos grupos artísticos, com o resto ela é rabugenta.” “ Fui a biblioteca em fevereiro para imprimir um trabalho, mas não fui bem recebida e não consegui o que queria.” “ A biblioteca raramente é legal, normalmente ela é rude, arrogante e totalmente ignorante.”

A escola é considerada um ambiente difícil para realizar pesquisas ou estudar Cinco de seis alunos consideram a sua casa um local mais favorável para estudar que a escola, tanto pelo ambiente, que segundo os estudantes é mais tranquilo, quanto no que diz respeito aos materiais disponíveis para consulta. “Acho minha casa um ótimo local para minhas pesquisas escolares por causa da privacidade e material disponível - livros, internet, jornais, enciclopédias.”

A biblioteca da escola é evitada pela maior parte do alunos Cinco de seis alunos, só vão a biblioteca escolar quando tem algum trabalho que só pode ser realizado lá, ou seja, a biblioteca da escola é a ultima opção para esses estudantes. “Eu prefiro ocorrer a outros meios do que ter de ir na biblioteca da escola.” “Só vou a biblioteca da escola quando tem algo que só tem como fazer lá.”

Considerações finais Pudemos verificar que apesar de na 1ª fase do estudo, a maioria dos alunos afirmarem estar satisfeitos com os resultados na internet e se sentirem preparados para utilizá-la como instrumento de pesquisa, durante as entrevistas verificamos que os estudantes geralmente consultam sites com informações sem confiabilidade e que também não encontram exatamente o que querem.

Considerações finais Na primeira parte do estudo, a maior parte dos alunos afirmaram “sempre” estarem satisfeitos com a resposta da biblioteca quando a procuram para realização de suas pesquisas, no entanto, pudemos verificar que mesmo os estudantes que a utilizam com frequência e que tem boa relação com a bibliotecária, já passaram por situações negativas na biblioteca.

Considerações finais Infelizmente, verificamos que a figura do bibliotecário é o principal responsável pelo distanciamento dos alunos do ambiente da biblioteca. Questionamos a responsabilidade do bibliotecário no seu campo de atuação enquanto agente de formação de leitores. Falta investimento em um perfil de profissional que valorize e esteja capacitado para promover a leitura?

Considerações finais Os resultados obtidos nos permitem concluir que se deve investir na formação do estudante de maneira que se desenvolva a capacidade que o torne competente para realizar pesquisas e utilizar bem as ferramentas da web ou da biblioteca, objetivando, mais que a realização de pesquisas, mas também de aprendizado. Pois, se o jovem aprende como obter informação útil e de qualidade, saberá como se preparar para outras fases e situações da vida.

A segunda fase da pesquisa, foi mais esclarecedora, pois notamos que, apesar dos alunos preferirem a internet para fazer suas pesquisas escolares, eles encontram dificuldades e muitos não conseguem encontrar o que procuram . Isto demonstra importância dos professores e da bibliotecária como mediadores para ajudá-los e orientá-los em suas pesquisas escolares