DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Materialismo 1.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Conceitos à cerca do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Pedagogia da pesquisa-ação
desafios atuais para a escola
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
“MANIFESTO COMUNISTA”
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PLURALISMO, CAPITALISMO CORPORATIVO E O ESTADO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR:
TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Direitos Humanos Classificação dos direitos dos homens
DCS – Departamento de Ciências Sociais
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul POLIARQUIA: YOLANDA CASADO Professor: Dr. Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESSTADO DO RIO GRANDE DO SUL OPINIÃO PÚBLICA E ESPAÇO PÚBLICO NA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
O Plano de Ação Curricular na Escola
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Formação de grupos sociais
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares – FOREXP Belo Horizonte, 20 e 21 de.
Educação no contexto do Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
Desenvolvimento Comunitário
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPAÇÃO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
O que é ensinar história?
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ministério da Educação
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Constituição de Grêmios Estudantis
Formação política e cidadania: os conselhos municipais como referência.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão Capital Social, Política e Cidadania: o empoderamento do jovem ijuiense Professor orientador: Dejalma Cremonese Ana Righi Cenci – Direito e Sociologia Ijuí, setembro de 2008

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Objetivos Propor e realizar debates a partir de temas relevantes para as Ciências Sociais e Humanas com estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas no município de Ijuí Debater questões locais, desafiando e incentivando os estudantes a conscientizarem-se e envolverem-se na vida social Discutir com os estudantes dados referentes às expectativas dos ijuienses, de modo especial, jovens, com relação à política, às pessoas e à democracia (pesquisa Cremonese, 2005)

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Método Palestras que focalizam temas como: cidadania, democracia, política e participação jovem. Por ser este um ano eleitoral, também é enfatizada a importância de o jovem entender-se como sujeito participativo, capaz de interferir no contexto social Insere-se, também, em atividades já existentes nas escolas, buscando auxiliar o trabalho já realizado com lideranças estudantis, debatendo periodicamente com alguns alunos (representantes de turma e componentes dos Grêmios Estudantis, prioritariamente) Produção dos materiais visuais utilizados nas escolas (slides abordando, principalmente temas da relacionados ä participação e à cidadania

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Cidadania Marshall Direitos Sociais Direitos Políticos Direitos Civis De acordo com José Murilo de Carvalho, no Brasil, a “pirâmide” da cidadania foi colocada “de cabeça para baixo”: A cidadania, no Brasil, não foi conquistada pelo povo através de lutas, mas foi “dada” pelo Estado – “Estadania” Direitos Civis Direitos Políticos Direitos Sociais

Capital Social -Sociedade Civil organizada, participação social UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Capital Social -Sociedade Civil organizada, participação social -Espírito comunitário -Relações sociais horizontais – confiança -Ação individual Ação coletiva *Reciprocidade

Democracia Democracia representativa X Democracia participativa UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Democracia Democracia representativa X Democracia participativa Direito/Dever de participar – espaço para todos? Interesses? Democracia – Igualdade – Cidadania? (Direitos formais) Importância de pertencer ao espaço social Respeito às diferenças (não transformá-las em desigualdades) Construção da identidade coletiva – valores comuns a um grupo – e a pluralidade?

Resultados Publicação de artigos em jornais locais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Resultados Publicação de artigos em jornais locais Inserção em projetos já existentes nas escolas, como na E.T.E. 25 de Julho Realização de atividades solicitadas pelas próprias Escolas (como o trabalho sobre Políticas Públicas para a Juventude solicitado pela Escola Polivalente) Contato com cerca de 800 jovens nas escolas de Ensino Médio do município (Polivalente, CIEP, 25 de julho, São Geraldo, IMEAB, EFA...) Conscientização política dos estudantes – noção de “empoderamento” social Leitura e produção de diversos materiais visuais, utilizados nas escolas

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Escola Emil Glitz, 16/04/08 Escola Polivalente, 16/04/08

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Escola Antônio Padilha, 22/04/08 Escola Chico Mendes, 05/06/08

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Atividade com diversas escolas, 28/05/08 Escola 25 de Julho, 08/07/08 Escola CIEP, 10/07/08

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Escola Polivalente, 10/09/08

Prof. Dejalma Cremonese UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Obrigada! Capital Social, Política e Cidadania: o empoderamento do jovem ijuiense Prof. Dejalma Cremonese Ana Righi Cenci