UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Ciência Política - UNIFRA
JEORGIA CLEIDE FURLAN GONZALES DIREITO DID 11
Jean-Jacques Rousseau
Os Clássicos da Política Locke e o individualismo liberal
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )
Ciência Política e Teoria do Estado Acadêmico: Rubi Zientarski
Nasceu em 05/04/1588 – Inglaterra Morreu em 04/12/ Inglaterra
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Prof. Fernando Berardo Toscano
Estado Liberal de Direito
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
BEM-VINDO À DISCIPLINA
“ESTOU PRESTES A REALIZAR A MINHA ÚLTIMA VIAGEM: UM GRANDE SALTO NA ESCURIDÃO.” THOMAS HOBBES (1588 – 1679)
Copyright © 1999 Todas as Aulas em Datashow são registradas em cartório ficando proibida sua reprodução e alteração total ou parcialmente, sem a autorização.
Filosofia Moderna Thomas Hobbes John Locke Jean Jacques Rousseau
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Os Pensadores Clássicos da Política
Thomas Hobbes Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 1 de dezembro de 1674) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês,
Filosofia Professor Breno Cunha
AULA 7 – As teorias Absolutistas (Cap 24, pág 302 a 305)
O estado moderno Capítulo 17.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Leviatã Thomas Hobbes.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Unidade Poços de Caldas
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
MONTESQUIEU MARX ESTADO
Photo prise au Petit Palais à Paris. Cette femme représente la République Française. Ecadrant sa tête, on peut lire : "En présence de Dieu et du peuple.
Filosofia Política Distribuição de bens Políticos [poder]
J. J. Rousseau - “O BOM SELVAGEM”
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Filosofia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
Platão: Filósofo grego utopista
CONTRATUALISTAS.
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
John Locke.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
O pensamento liberal Capítulo 18.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
Filosofia e Política.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Jean-Jacques Rousseau ( )
THOMAS HOBBES Matheus Gomes Ricardo Pimentel Debora Balbino Davi Douglas 2º B.
Jean-Jacques Rousseau ( )
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONTRATUALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMACREMONESE - ELABORADO POR: FABIANO S.HILDEBRANDT - 26/04/2008 Site: www.capitalsocialsulo.com.br email: dcremo@hotmail.com

ESTADO DE NATUREZA CONTRATO SOCIAL ESTADO CIVIL HOBBES: Defesa do Estado Absolutista. LOCKE: Defesa do Estado Liberal. Defesa do individualismo (o indivíduo precede o Estado). ROUSSEAU: Defesa do Estado Democrático: 1. NATUREZA HUMANA: Os homens são maus, egoístas; o homem é um lobo para o outro homem. Estado de guerra de todos contra todos. Os homens são bons, livres e independente, iguais, pacíficos e seguros. Estado de Paz e harmonia. Os homens são bons, livres, espontâneos, moralizados e felizes.

No inicio, tudo é de todos. Quando há disputa pela posse, há a luta e 2. PROPRIEDADE PRIVADA: No inicio, tudo é de todos. Quando há disputa pela posse, há a luta e a guerra. A propriedade é criada pelo Estado-Leviatã (soberano), para preservar a paz. Assim como a criou, o Estado pode suprimir a propriedade dos seus súditos. Propriedade já existia no estado de Natureza e não pode ser violada pelo estado. É pelo trabalho sobre a terra que o homem estabelece os limites e garante sua propriedade. Com o surgimento da moeda, a Propriedade pode ser adquirida pela compra. No início tudo era A propriedade privada é o início dos males na sociedade. O desentendimento e as misérias humanas começaram quando se implantou a primeira cerca... O homem nasceu livre e, por toda a parte, encontra-se a ferros.

O MODO DO PACTO ESTABELECIDO NO CONTRATO SOCIAL: 3. CONTRATO SOCIAL: Para superar o Estado de Natureza, Estado de Guerra de todos contra todos. Preservar o estado de Liberdade natural. direito natural à propriedade. Garantir a liberdade civil (através das leis). 4. O MODO DO PACTO ESTABELECIDO NO CONTRATO SOCIAL: Pacto de submissão: transfere toda a sua liberdade, voluntariamente, ao ESTADO LEVIATÃ, que passará a agir em nome de todos. consentimento: os membros da Sociedade preservam seus Direitos inalienáveis á vida, liberdade e aos bens, protegendo sob o amparo das leis (não permitindo a arbitrariedade do governante). sociedade: tendo perdido a Liberdade natural, que possam ganhar a liberdade civil. Estabelecendo leis para si mesmo (através do respeito à VONTADE GERAL, o homem continua tão livre quanto antes).

É o Estado Leviatã, onde o soberano tem poder absoluto, ilimitado e 5. O ESTADO CIVIL: É o Estado Leviatã, onde o soberano tem poder absoluto, ilimitado e irrevogável. A finalidade do governo é a conservação da propriedade. O legislativo é o poder supremo. O governo é controlado pela sociedade. Deve ser democrático, com respeito pela vontade geral. Só a Vontade Geral do Povo é soberana.

DIREITO DE RESISTÊNCIA: 6. DIREITO DE RESISTÊNCIA: Só é possível para defender o direito a própria vida e a Integridade física. Mesmo assim, vale a lei do mais forte(o soberano que acaba vencendo). É possível a resistência, se o governante foge à lei. O povo pode resistir sempre, se sua liberdade e vida estiverem sendo ameaçadas e se os governantes não estiverem respeitando a Vontade Geral.