Oficina de Roteiro Cinematográfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dosvox.
Advertisements

O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Formação em ação Segundo Semestre..
CONCEITOS DE ELETRICIDADE
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Treinamento e Desenvolvimento
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO
Oficina de Histórias Extraordinárias
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Integrando diferentes áreas de conhecimento
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DESENHO TÉCNICO AULA 11 Corte NBR 10067/1987 Exercícios
Exemplos de Exercícios
Produção de texto e roteiro audiovisual
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
Para estocar ou retirar um item A: dmin = 10m Dmax = 50m dm = ( ) / 2 = 30m Com a freqüência de 80% 30 x 0,8 = 24m.
A Tabuada.
O primeiro e único calendário de experiências para promover negócios e networking.
Mediação e Linguagem II
Rubrica para a Nota de Classe 2
CLARO PRÉ ILIMITADO Promoção Pré Pago SEM RECARGA MÍNIMA
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
SEMINÁRIOS Orientações Profa Ms. Ivanice Magalhães da Silva
Produção de texto e roteiro audiovisual
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Caderno Interfaces Curriculares
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
TÍTULO DO ARTIGO GEORGIA 28 NEGRITO EM MAÍUSCULAS 1º Autor (Nome Apelido), Afiliação 2º Autor (Nome Apelido), Afiliação… Georgia 22 Espaço livre para logotipos,
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Oficina de Roteiro.
ÂNGULOS SILVIA MACÊDO.
DISCIPLINA - Regulação do Sistema Único de Saúde e Regulação de Saúde Suplementar CARGA-HORÁRIA - 80h 1 1.
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Relatório Pedagógico de Geografia e História
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Projeto Ler é saber Edição 2009.
Pule a bola Amanda von Zuben Antonio Carlos Lucas Souza Mariana Bueno
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
1 PROGRAMAÇÃO – EVENTO MAPA ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UFAC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE RIO BRANCO, 07 E 08 DE OUTUBRO.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
4 passos para a conquista do cliente
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Trabalho nas regras ABNT
CAMAPUÃ/MS 22/10/2014. * NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA E.E.CAMILO BONFIM: 358.
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU OUTUBRO / 2014 IV Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica TÍTULO DO TRABALHO, CENTRADO, COM LETRAS MAIÚSCULAS.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Título do trabalho; Nome do Acadêmico e Nome do Orientador.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Tecnologias / Produção de texto
OS ENSAIOS  .
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Roteiro Cinematográfico Projeto Primeiras Letras

Oficina de Roteiro Cinematográfico Objetivos Objetivo Geral: exercitar diferentes estratégias de criação textual Objetivo Específico: exercitar a produção de um roteiro cinematográfico adaptado, no padrão de Master Scenes, com 5 (cinco) minutos de duração. Metodologia: Sujeitos: 15 alunos do ensino médio Instrumentos: 16 computadores e 1 projetor 1 modelo (texto + roteiro + dvd) 1 conto Procedimentos: 0:00 – 0:05: apresentação da proposta 0:05 – 0:20: apresentação do padrão de master scenes 0:20 – 0:30: leitura, em voz alta, de um trecho de romance (modelo) 0:30 – 0:40: leitura, em voz alta, do roteiro correspondente 0:40 – 0:45: apresentação do filme 0:45 – 0:50: distribuição do conto 0:50 – 0:70: desenvolvimento (individual) da proposta 0:70 – 0:75: seleção de um roteiro 0:75 – 0:85: projeção e análise do roteiro 0:85 – 0:90: encerramento e despedida

Contextualização O que é roteiro? Como se faz um roteiro? ROTEIRO  ETAPA NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL ROTEIRO  PLANO/PROJETO/PREPARAÇÃO ROTEIRO  TEXTO Como se faz um roteiro? ROTEIRO ORIGINAL ROTEIRO ADAPTADO

UNIDADE ESPAÇO-TEMPORAL Master Scenes Padrão utilizado em Hollywood O roteiro é dividido em “cenas” CENA ... O que é “cena”? UNIDADE ESPAÇO-TEMPORAL Muda o espaço > Muda a cena Muda o momento > Muda a cena.

Estrutura das Cenas CABEÇALHO LINHA DE AÇÃO DIÁLOGO TRANSIÇÃO

CABEÇALHO 3. INT. SALA DE JANTAR DE MARIA – 18h30min NÚMERO DA CENA LOCAL DA CENA: “INT” ou “EXT” TÍTULO DA CENA (= LOCAL) MOMENTO EM QUE SE PASSA A CENA

LINHA DE AÇÃO Sala de jantar em estilo tradicional, ampla e com móveis de madeira escura. Sete pessoas estão sentadas à mesa (há oito lugares). Uma empregada, em uniforme, serve a água. Todos falam muito, mas não riem. Entra Maria. Está com muita pressa e cara de zangada. Não cumprimenta ninguém e senta-se em seu lugar, à cabeceira da mesa. DESCRIÇÃO NARRAÇÃO

DIÁLOGO MARIA (gritando) Parem imediatamente com essa falação! Não suporto ouvir tanta gente estúpida falando ao mesmo tempo. NOME DA PERSONAGEM (em maiúsculas) RUBRICA FALA DA PERSONAGEM

TRANSIÇÃO CORTA PARA

Exemplo de Roteiro Original

Exemplo de Roteiro Adaptado Razão e Sensibilidade Romance (Jane Austen) Roteiro (Emma Thompson) Filme (Ang Lee)

Atividade 30 minutos Roteirizar o conto Uma Vela para Dario, de Dalton Trevisan, de acordo com o padrão de Master Scenes Uma Vela para Dario VOCÊ! ROTEIRO