K (Potássio) Ni (Níquel) Ag (Prata).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

A estrutura do átomo Parte 1
A estrutura do átomo Parte 1
Propriedades da Matéria
METABOLISMO ENERGÉTICO
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
ESTRUTURA INTERNA DOS MATERIAIS
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
Trabalho de ciências Sais minerais.
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
A importância dos alimentos
Introdução aos Materiais de Engenharia
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Os átomos ligam-se uns aos outros, formando as moléculas e os diferentes compostos químicos. Átomo - Número de PRÓTONS igual ao número.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
Estrutura Atômica Aula 1.
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Sumário: Correcção do TPC.
Composição da matéria Prof. Jair alberto
Método científico Curso livre Semestral.
Elementos Químicos no Corpo Humano
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
Slides para o 1° ano Cpmg-HCR IDENTIFICANDO O ÁTOMO
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Métodos gerais de análise
Biologia Molecular ÁGUA
BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas
REVISÃO DE QUIMICA Graça Porto
QUÍMICA DESCRITIVA.
A natureza dual dos elétrons: Partícula ou Onda
Trabalho realizado por: José Mota, nº14 do 6ºD.
1 Maria Resende 8ºC/Liliana Machado 8ºC.  Neste trabalho vamos falar um pouco sobre os elementos químicos que constam nos objetos do nosso dia-a-dia.
Fundamentos Químicos da Vida
Capítulo 11: Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Propriedade periódica dos elementos 1 Grupo: Cinthya Oestreich Silva Felipe Camargo Natale Prof. Élcio Rogério Barrak.
Capítulo 7 – PROPRIEDADE PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Propriedades da Matéria
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
Forças Intermoleculares Sólidos e Líquidos
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Revisão - Ligações químicas
Seminário de Química Capitulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos
Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Revisão - Ligações químicas
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Carboidratos e lipídeos
Metabolismo Nutricional
Recursos Minerais.
Contaminação por Mercúrio e Chumbo
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Composição Química da Célula.  Componente mais abundante nos organismos;  Incolor, inodora e insípida  Propriedades QUÍMICAS da água:  Polaridade.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO “METAIS E LIGAÇÃO METÁLICA” QUÍMICA – SETOR B – 1º ANO EM Professor: João Eduardo Lucateli 2011.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Como se alimentam as plantas?
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Alumínio O que é o Alumínio: Acredita-se que o alumínio tenha se formado através de: * Sucessivas colisões dos átomos de hidrogênio. hidrogênio. * Em.
POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

K (Potássio) Ni (Níquel) Ag (Prata)

História O potássio (origina do termo arábico alkali) é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39 u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo especialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio. É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas. Empregado em células fotoelétricas. Foi descoberto por Humphry Davy, em 1807, a partir da eletrólise do hidróxido de potássio (KOH).

Potássio Nome, símbolo, número: Potássio, K, 19 Classe, série química: Metal, representativo (alcalino) Grupo, período, bloco:1,4,s Densidade, Dureza: 856Kg/m3, 0,4 Cor e aparência: Branco prateado

Potássio

Propriedades Físicas Estado da Matéria Sólido Ponto de Fusão 336,53 K (63,38 °C) Ponto de Ebulição 1032 K (759 °C) Entalpia de Aporização 79,87 kJ/mol Entalpia de Fusão 2,334 kJ/mol Pressão de Vapor 1,06×10-4 Pa a 336,5 K Velocidade do Som 2000 m/s a 293,15 K

Propriedades Atômicas Massa Atômica 39,0983(1) u Raio Médio 220 pm Raio Atômico Calculado 243 pm Raio Covalente 196 pm Raio de Van Der Waals 275 pm Configuração Eletrônica [Ar]4s1 Estados de Oxidação (óxido) 1 (base forte) Estrutura Cristalina Cúbica centrada no corpo

Caracteristicas Principais: É o segundo metal mais leve. É um elemento muito maleável que se corta com facilidade com uma faca. Tem um ponto de fusão muito baixo, arde com chama violeta e apresenta uma coloração prateada nas superfícies não expostas ao ar, já que não se oxida com rapidez. Entretanto, deve ser armazenado dentro de um recipiente com querosene. Assim como os demais metais alcalinos, reage violentamente com a água, desprendendo hidrogênio, podendo inflamar-se espontaneamente em presença desta substância.

Obtenção O potássio constitui cerca de 2,4% em peso da crosta terrestre, sendo o sétimo elemento mais abundante. Devido a sua insolubilidade é muito difícil obter o metal puro a partir dos seus minerais. Ainda assim, em antigos leitos marítimos e lagos existem grandes depósitos de minerais de potássio (carnalita, langbeinita, polihalita e silvina) dos quais é economicamente viável a extração do metal e seus sais. A principal fonte de potássio é a potassa, extraída, entre outros locais, na Califórnia, Novo México e Utah nos Estados Unidos, e Alemanha. Em Saskatchewan há grandes depósitos de potassa a 900 metros de profundidade, que no futuro podem converter-se em importantes fontes de potássio e sais de potássio.

Reservas de Potássio

Produção de Potássio

O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas. Aplicações O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas. Na natureza o efeito fotoelétrico é observado em plantas verdes: luz de determinado comprimento de onda, incidindo sobre molécula de clorofila, libera elétrons desta molécula com energia suficiente para iniciar o processo da fotossíntese.

O carbonato de potássio é empregado na formação de cristais. O cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes. O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássio em pirotecnia. O carbonato de potássio é empregado na formação de cristais. A liga NaK, uma liga de sódio e potássio , é um material usado como transferente de calor. O cloreto de potássio é utilizado para provocar parada cardíaca em injeções letais. Outros sais de potássio importantes são o brometo de potássio, cianeto de potássio, iodeto de potássio e o sulfato de potássio, entre outros. Uma importante base é o hidróxido de potássio. Os sabões à base de potássio são os chamados "sabões moles", tais como os cremes de barbear. Dietas ricas em potássio podem exercer papel na prevenção e tratamentos da hipertensão arterial reduzindo os efeitos adversos do consumo de sal. (Nitrato de Potássio)

Papel Biologica Íon K+ está presente nas extremidades dos cromossomos (telômeros) estabilizando a estrutura. O íon hexaidratado (igual ao correspondente íon magnésio) estabiliza a estrutura do DNA e do RNA compensando a carga negativa dos grupos fosfatos. A bomba de sódio é um mecanismo pelo qual se conseguem as concentrações requeridas de íons K+ e Na+ dentro e fora da célula - concentrações de íons K+ mais altas dentro da célula do que no exterior - para possibilitar a transmissão do impulso nervoso. A diminuição do nível de potássio no sangue provoca hipopotassemia. É um elemento, também, essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos três elementos consumidos em maior quantidade. O íon potássio, encontrado na maioria dos tipos de solo, intervém na respiração. Seu excesso (em nível de nutriente), a hipercaliémia ou hiperpotassemia, nos humanos pode causar: fraqueza e dificuldade na articulação.

Ausência A falta de potássio causa distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias), aumento da pressão arterial. Pode levar a riscos de derrame, pois esse mineral também é necessário como regulador dos movimentos dos músculos e das batidas do coração. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. As principais fontes são alimentos frescos como: carne (aves e peixes), leite, frutas, legumes, bananas, damasco, batatas e alimentos de grãos integrais Sua carência nos humanos pode causar: acne, prisão de ventre, depressão, cansaço, problemas de crescimento, insônia, fraqueza muscular, nervosismo, dificuldades respiratórias, retenção de sal batimentos cardíacos fracos.

Precauções O potássio sólido reage violentamente com a água, mais que o sódio, por isso, deve ser conservado imerso num líquido apropriado como azeite ou querosene. Devem-se tomar, na sua manipulação.

Níquel

História O uso do níquel remonta aproximadamente ao século IV A.C geralmente junto com o cobre já que aparece com frequência nos minerais deste metal. Bronzes originários da atual Síria tem conteudos de niquel superiores a 2%. Manuscritos chineses sugerem que o «cobre branco» era utilizado no Oriente desde 1400-1700 A.C, entretanto a facilidade de confundir as minas de níquel com as de prata induzem a pensar que ,na realidade, o uso do níquel foi posterior, a partir do século IV A.C.

Níquel Nome, símbolo, número: Níquel, Ni, 28 Classe, série química: Metal , metal de transição Grupo, período, bloco: 10 , 4 , d Densidade, Dureza: 8908 kg/m3, 4,0 Cor e aparência: Brilhante, metálico

Níquel

Propriedades Físicas Sólido (ferromagnético) Estado da Matéria Ponto de Fusão 1728 K (1455 °C) Ponto de Ebulição 3186 K (2913 °C) Entalpia de Aporização 370,46 kJ/mol Entalpia de Fusão 17,472 kJ/mol Pressão de Vapor 237 Pa a 1726 K Velocidade do Som 4970 m/s a 293,15 K

Propriedades Atômicas Massa Atômica 58,6934(2) u Raio Médio 135 (149) pm Raio Atômico Calculado 121 pm Raio Covalente 163 pm Raio de Van Der Waals [Ar]3d84s2 Configuração Eletrônica 2, 8, 16, 2 Estados de Oxidação (óxido) 2,3 ( básicos) Estrutura Cristalina Cúbica de face centrada

Características Principais: É um metal de transição de coloração branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, dúctil e maleável Porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo caráter ferromagnético. É encontrado em diversos minerais, em meteoritos (formando liga metálica com o ferro ) e, em princípio, existe níquel no núcleo da Terra.

Obtenção O níquel aparece na forma de metal nos meteoros junto com o ferro (formando as ligas kamacita e taenita), e acredita-se que exista no núcleo da Terra junto com o mesmo metal. Combinado é encontrado em diversos minerais como garnierita, millerita, pentlandita e pirrotina. Meteoritos

garnierita millerita pirrotina

Reservas de Níquel

Produção de Níquel

Aplicações Cadinhos de laboratorios químicos. Catalisador da hidrogenação de óleos vegetais

Papel Biológico O níquel também está presente na enzima metil com redutase e em bactérias metanogênicas. O niquel tem papel biológico parecido com o ferro por serem muito próximos.

Prata A prata é um elemento químico de símbolo Ag e de número atómico igual a 47 (47 prótons e 47 elétrons). À temperatura ambiente, a prata encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás.

Prata Nome, símbolo, número: Níquel, Ni, 28 Classe, série química: Metal , metal de transição Grupo, período, bloco: 10 , 4 , d Densidade, Dureza: 8908 kg/m3, 4,0 Cor e aparência: Brilhante, metálico

Prata

Propriedades Físicas Sólido Estado da Matéria 1234,93 K (961,78 °C) Ponto de Fusão 1234,93 K (961,78 °C) Ponto de Ebulição 2435 K (2162 °C) Entalpia de Aporização 11,28 kJ/mol Entalpia de Fusão 258 kJ/mol Velocidade do Som 2680 m/s

Propriedades Atômicas Massa Atômica 107,8682(2) u Raio Médio 160 pm Raio Atômico Calculado 165 pm Raio Covalente 153 pm Raio de Van Der Waals 172 pm Configuração Eletrônica [Kr] 4d10 5s1 Estados de Oxidação (óxido) 1 (anfótero) Estrutura Cristalina Cúbica de face centrada

Obtenção As principais áreas de mineração de prata do mundo se encontram na América do Sul, nos Estados Unidos, na Austrália e na antiga União Soviética. O maior produtor individual de prata é provavelmente o México, onde a prata tem sido minerada desde aproximadamente 1500 d.C. até hoje. A melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é a de Kongsberg, na Noruega.

Aplicações Fixação da prata em fotolitos; Jóias; Todo filme ou película fotossensível, como as das chapas de raio-X e dos fotolitos, é recoberto por uma fina camada de grãos de prata sensíveis à luz. "Bater uma foto“ significa expor a camada de grãos de prata à luz,depois que o filme é exposto à luz, a imagem fica gravada nele, mas não visível diz-se que está latente. Jóias; Utensílios domésticos de luxo;

Referências Bibliográficas Wikipédia, a enciclopédia livre Equipe Brasil Escola Dicionário de Mineralogia - Pércio de Moraes Branco