PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Metodologia Científica
Profa. Maria Elena de Gouvêa
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Pesquisa e Sistematização
Organização da documentação pessoal – técnicas de fichamento
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologia Científica
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Gestão da Educação Infantil
A Importância da Educação Continuada
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Pesquisa em Comunicação
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalho nas regras ABNT
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
O TRABALHO CIENTÍFICO: (ACADÊMICO)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Metodologia de Pesquisa
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Tema, Problema e Hipóteses
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Fichamento.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
FASES DA PESQUISA CIENTÍFICA
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DA PESQUISA

1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição do trabalho final para a sociedade.

PROJETO DE PESQUISA O que vai ser estudado? (tema/assunto) O que já é conhecido sobre o tema? (referencial teórico, limitações e hipóteses) Duvidas sobre o assunto e o que se vai pesquisar? (problema de investigação e questões) Para que ou o que pretende com a investigação? (objetivos da pesquisa) Como vai realizar o estudo? (métodos e processos) Quais as razões para desenvolver a pesquisa? Por quê? (justificativa)

COMO ESCOLHER O TEMA? Competências e formação acadêmica. Experiências e vivências profissionais. Conhecimentos anteriores. Relevância da pesquisa. Material bibliográfico suficiente, disponível e atual. Baixa complexidade => disponibilidade de tempo para realizar a pesquisa.

DELIMITAÇÃO DO TEMA Localização geográfica (região, estado ou cidade) Período de observação (nível de ensino, faixa etária, nível de desenvolvimento) Sujeito da pesquisa (jogos, resistência, esporte, ginástica) Objeto da pesquisa (aprendizagem, motivação, agressividade, evasão de alunos)

LEVANTAMENTO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO Utilizar material atualizado, de preferência nos ultimos 10 anos. ▫Revistas Científicas ▫Monografias, Dissestações e Teses ▫Livros e publicações avulsas ▫Documentos, arquivos públicos e particulares ▫Revistas, jornais, apostilas, resenhas.

FICHAMENTO 1. BIBLIOGRÁFICO: - Anotações de toda bibliografia que possa ter qualquer tipo de interesse para nosso trabalho. - Serve para saber localizar os documentos mais rápidamente. Estrutura: tema e indicação bibliográfica

FICHA BIBLIOGRÁFICA PSICOMOTRICIDADE CHAUZAUD, J. Introdução à psicomotricidade. São Paulo: Manole, LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade pré- escolar. Porto Alegre: Artmed, LORENZON, A. M.; DELOBEL, M. Psicomotricidade: teoria e prática. Porto Alegre: EST, 1995.

FICHAMENTO 2. CITAÇÕES: - Serve para anotarmos trechos das obras que pretendemos citar em nosso trabalho. Estrutura: tema, bibliografia, citação entre aspas e paginação.

FICHA DE CITAÇÃO PSICOMOTRICIDADE LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade pré- escolar. Porto Alegre: Artmed, “A psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.” (p. 110)

FICHAMENTO 3. LEITURA ▫Utiliza uma abordagem mais completa do assunto lido como: o foco central, os objetivos, métodos, resultados, concepções do autor, citações. ▫ESTRUTURA: tema, bibliografia, resumo, considerações de autor (quem esta fichando), citações.

ATIVIDADES MOTORAS E MOTIVAÇÃO BERLEZE, A.; VIEIRA, L.F.; KREBS, R.J. Motivos que levam crianças à pratica de atividades motoras na escola. Rev. da Educação Física/UEM. v.13, n.1, p O artigo possui como objetivo investigar os motivos que levam crianças da cidade de Santa Maria-RS a praticarem atividades motoras na escola. A amostra da pesquisa foi composta por 88 crianças (45 meninas e 43 meninos) de 8 a 10 anos de idade, estudantes da rede particular de ensino. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado em grupo dentro da sala de aula, os quais foram analisados apartir da estatistica descritiva. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que tanto as meninas quanto os meninos praticam atividades motoras na escola a partir de uma motivação intrinseca, sendo as meninas relacionadas ao ego e os meninos a tarefa. A motivação voltada para o ego esta relacionada a saúde, ao divertimento e a distração; a tarefa esta relacionada ao prazer de praticar e o gosto pela pratica e a aprendizagem por assuntos novos. Os autores afirmam que: “ O comportamento humano é movido por necessidades, interesses e estímulos vindos do meio ambiente. Uma pessoa motivada a realizar certa atividade poderá ter mudanças na compreensão da aprendizagem e de seu desempenho nas habilidades motoras” (p.99)