Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.

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Transcrição da apresentação:

Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco

Sumário 1. Introdução 2. Ações realizadas Atividades Avaliação 3. Considerações finais 4. Referências

1. Introdução Associação Educacional Dom Bosco – AEDB Instituição privada - 18 cursos superiores Curso: Tecnologia em Logística (2º ano) Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais Modalidade: Semipresencial Alunos no 4º bimestre em 2013: 62

1. Introdução (cont.) Teoria da atividade: importância da atuação do aluno durante a aprendizagem, que deve ser considerado um processo de construção ativa, e não uma recepção passiva do conhecimento. (MATTAR, 2013) Aprendizagem colaborativa: o professor deve saber conduzir o processo online, fazendo com que os alunos possam interagir e realmente cooperar uns com os outros, com o objetivo de produzir conhecimentos. (LEITE et al, 2005)

2. Ações Realizadas – a. Atividades Módulo Assunto Grupo Responsável Alunos 6. Inteligência Artificial 6.1. Aplicações da IA Grupo 1 16 6.2. Sistema Especialista Grupo 2 15 7. Desafios da Tecnologia da Informação 7.1. Segurança da TI Grupo 3 7.2. Questões Éticas e Sociais Grupo 4 Ferramenta Escolha Coordenador - Fórum e Organização Moderador - Blog e Chat Editor - Wiki e Trabalho

2. Ações Realizadas – Atividades (cont.) Conteúdo da Disciplina – Material para Estudo

2. Ações Realizadas – Atividades (cont.) Para cada Grupo Trabalho: um trabalho de final de bimestre Fórum de Discussão: cada grupo responsável por um Fórum Blog: para discutir o tema do trabalho Chat: para levantar ideias para resolver o trabalho Wiki: responder o trabalho de forma colaborativa Para cada Aluno Estudo de Caso: com situações que envolvem o trabalho Simulado: para verificar o conhecimento adquirido Para toda Turma Encontro Presencial: nivelar conhecimentos e sanar dúvidas

2. Ações Realizadas – Atividades (cont.)

2. Ações Realizadas – b. Avaliação Fóruns: 1,0 Blog e Chat: 1,0 Wiki: 1,0 ponto Trabalho em grupo: 1,0 Prova escrita: 6,0 Escrita e individual Com consulta 1 questão por assunto Para a avaliação num processo colaborativo, devemos ter em mente que os esquemas de pensamento de cada um, vão se tornando mais complexos, em função dos novos elementos que vão se agregando, à medida que o trabalho e o diálogo avançam. (MAGDALENA & COSTA, 2003)

2. Ações Realizadas – Avaliação (cont.) Ano 2º ano de Logística 3º ano de Administração 2010 6,69 6,73 2011 6,22 6,48 2012 6,34 6,06 2013 7,67 6,17 No momento em que os alunos trabalham colaborativamente produzem um conhecimento mais profundo e, ao mesmo tempo, deixam de ser independentes para se tornarem interdependentes. (PALLOF & PRATT , 2002)

3. Considerações Finais No início do processo, notamos certa resistência por parte de alguns alunos. Tal resistência foi se dissipando durante o desenrolar das atividades. Parte do resultado alcançado pelo projeto pode ser verificado através dos relatórios disponíveis no ambiente virtual sobre a participação dos alunos. Pelo resultado alcançado, de maneira geral, a instituição considerou o projeto bastante proveitoso.

3. Considerações Finais (cont.) O trabalho do professor-tutor não foi diminuído, pois a preparação do material, a disponibilização das ações mais indicadas e a mediação constante durante todo processo ficou sob sua responsabilidade. A instituição estuda a implementação da mesma metodologia em outras disciplinas online com as alterações necessárias, se for o caso, tendo em vista as especificidades de cada uma delas.

4. Referências CAMPOS F. C. A.; SANTORO, F. M.; BORGES, M. R. S. Cooperação e aprendizagem on-line. Coleção Educação a Distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. GUDWIN, Ricardo Ribeiro. Aprendizagem Ativa. Disponível em: <http://faculty.dca.fee.unicamp.br/gudwin/activelearning>. Acesso em: 20 fev 2014. LEITE, C. L. K.; PASSOS, M. O. A.; TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R. A. Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância On-line. 12º CIAED. Florianópolis, 2005. LITTO, Fredric M. Aprendizagem a distância. São Paulo: IOESP, 2010. MAGDALENA, B. C.; COSTA, I. E. T. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. MATTAR, João. Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013. PALLOF, R. M.; PRATT, K. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa. In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002. PRIMO, Alex. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A. (orgs.). Educação online. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2010. VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

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