Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Operações com intervalos
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Função quadrática: a função geral de 2º grau
MÉTODOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA
Seções cônicas: parábola
Função Seno.
MANUAL BÁSICO DO SOFTWARE MODELLUS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
Portfólio de matemática
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Portfólio de Matemática
Aula 1: Funções de Várias Variáveis e Gráficos
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Nesse espaço virtual iremos revisar alguns conceito matemáticos os quais facilitarão a sua compreensão e resolução dos exercícios.
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Matemática Prof.: Ten Ademir.
Aula 01- Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear e polinomial.
em sistemas escolares e não escolares
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Capítulo 4 – Função do 2º Grau
Amintas engenharia.
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
FUNÇÃO DO 2ºGRAU.
Fábio de Oliveira Borges
SILVANA BERBEL FERNANDES
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar Professor:
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Prof. Edison Oliveira de Jesus
Pesquisa realizada por Gilda de La Rocque Palis (PUC-RIO)
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 3ª Semana
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
Algoritmos e Programação I
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Identificação da atividade e do aluno
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 2ª Semana
3º Momento Resultados Simare 2014
Automação de Escritório II Excel
Professor  Neilton Satel
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Gestão da Qualidade Aula 11 Prof. Pablo.
CEPZ1 – 2015 – AULA 09 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Reflexões em retas: translações
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
MATEMÁTICA Ensino Médio, 1º Ano Domínio e Imagem das Funções.
Softwares Educacionais
Trabalhando as funções Colégio Juvenal de Carvalho 2013 Fonte pesquisa :
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas para a construção e comparação de gráficos), que possa ser adotada por qualquer professor de matemática que tenha a sua disposição um laboratório de informática (e um pouco de boa vontade).

A idéia é desenvolver uma alternativa para a construção de gráficos, além daquela que é usualmente vista nas escolas, onde os alunos constroem o gráfico a partir de uma tabela com alguns pares ordenados, uma vez que essa medida é suscetível ao erro, pois, por exemplo, o gráfico de y = x³ poderia ser confundido com o gráfico da reta y = x, se considerarmos apenas os pares ordenados (0,0), (1,1) e (-1,-1).

Para Quem? Preparamos essa proposta pensando no primeiro ano do Ensino Médio, sendo ela um complemento ao estudo de funções. No entanto, vale ressaltar que nessa aula não seriam abordados conceitos de funções como relação entre variáveis, domínio e imagem, sendo esses conhecimentos prévios para esta aula.

A Proposta Nossa proposta é desenvolver uma atividade simples para auxiliar os alunos na compreensão dos gráficos de funções quadráticas. Partindo de uma função-mãe (y=x²), iremos usar translações, compressões, alongamento e reflexões no gráfico desta função, chegando assim em qualquer gráfico de função quadrática.

Trabalharemos apenas com funções quadráticas, pois acreditamos que com elas já é possível desenvolver os conceitos envolvidos na construção das demais funções.

Para desenvolvermos esta proposta, usaremos o método de completar quadrados, o que comumente não é ensinado nas escolas, que acabam ensinando apenas o método da Fórmula de Bhaskara para encontrar as raízes das funções. Acreditamos que esse método pode facilitar a compreensão tanto das funções quanto de seus gráficos, característica que a Fórmula de Bhaskara não atinge.

Recurso Para desenvolver esta proposta, iremos utilizar o recurso do Graphmatica, que é de grande auxílio visual, na medida em que mostra claramente as diferenças entre os gráficos das funções em relação ao gráfico da função-mãe, y=x².

No caso dos gráficos que sofrem um alongamento ou uma compressão, por exemplo, essas alterações são bastante visíveis com o recurso do software, o que pode não ser tão evidente ou ser menos preciso se feito à mão. Outra vantagem é a rapidez com que o gráfico é feito, pois se feito a mão, o tempo despendido para realizar tal tarefa, talvez desviasse o foco do objetivo, que é a comparação dos gráficos.

Exercícios Propostos 1) Reconhecimento do programa Inicialmente iremos propor aos alunos um momento de contato com o programa para que, aqueles que não o conhecem, possam reconhecer suas funções básicas, bem como sua linguagem.

2) Desenhe o gráfico da função y = x². 3) Como você imagina que seria o gráfico da função y = x² + 1 ? Desenhe o gráfico e veja se sua suposição estava correta. Qual foi a modificação que ocorreu? Tente explicar o porquê desta alteração.

4) Faça o mesmo para as seguintes funções, comparando-as com y = x². a) y = x² + 2 b) y = x² – 2 c) y = x² – 1

5) Como você espera que seja o gráfico da função y = x² + k, sendo k um número inteiro qualquer? É esperado, com estes exercícios, que os alunos percebam que k é o parâmetro de deslocamento vertical do gráfico de y = x² + k.

Os gráficos das funções dos exercícios 2 ao 4 são:

6) Queremos, agora, entender o que acontece quando multiplicamos a função y = x² por uma constante. Para isso, compare o gráfico das seguintes funções com o gráfico de y = x² e escreva as modificações ocorridas em cada um deles. a) y = -x² b) y = 2x² c) y = -2x² d) y = 1/3x²

e) y = -1/3x² g) y = 1/6x² h) y = 5x² i) y = 10x² j) y = kx²

Os gráficos das funções do exercício 6 são:

É esperado que com este exercício os alunos percebam que o parâmetro k causa: reflexão em torno do eixo x quando k<0, um alongamento do gráfico de y = x² quando |k| >1 e ainda uma compressão do mesmo, quando 0 < |k| < 1.

Antes de seguir para o próximo exercício, mostraremos no quadro a técnica de completar quadrados, para que os alunos consigam transformar funções do tipo y = x² + bx + c em funções do tipo y = k(x + m)² +h .  

7)Reescreva as funções a seguir, completando quadrados. a) y = x² + 4x + 4 b) y = x² - 2x + 1 c) y = x² + 6x + 9 d) y = x² - 8x + 16

8) A partir de suas respostas, como você imagina que serão os gráficos das funções acima? Utilize o Graphmatica para verificar suas deduções. Compare, então, cada um dos itens do exercício anterior com o gráfico de y = x² e escreva as modificações ocorridas.

Os gráficos das funções do exercício 8 são:

9) Ao compararmos o gráfico de y = x² com o de y = (x + k)², sendo k um número inteiro, qual a modificação esperada? É esperado que os alunos percebam que k é o parâmetro responsável pelo deslocamento horizontal da função.

10) Utilizando todos os conceitos vistos nos exercícios anteriores, esboce as seguintes funções quadráticas, utilizando o gráfico da função y=x² para se basear. a) f(x) = 2x2 +1   b) f(x) = x²/4 – 4 c) f(x) = x² - 2x + 2 d) f(x) = 2x² - 4x

Com essa lista de exercícios é esperado que o aluno utilize o software graphmatica e empiricamente possa fazer deduções sobre a relação entre os gráficos e as equações de suas respectivas funções.

REFERÊNCIAS Carneiro,Vera Clotilde. Funções Elementares. Porto Alegre-Editora da Universidade / UFRGS,1993. Doering A.M.S., Doering L.R., Sant’Ana A. A., Sant’Ana M. F., Brietzke, Búrigo, Branco, Nácul, Fachin, Kraemer. Apostila de Pré-Cálculo-Programa Pró-Cálculo – Instituto de Matemática-UFRGS-2007. Lima E.L., Carvalho P. C. P., Wagner E., Morgado A. C. A Matemática do Ensino Médio: volume 1- Nona edição - Rio de Janeiro: SBM, 2006.