CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
CONSELHO DO IDOSO.
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CONGRESSO
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
220ª. Reunião Ordinária da CIB
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Conselho Municipal de Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
DIRETRIZES DO PROJETO DO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR SUS REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR RENAST E.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Eva Maria Katayama Negrisolli Conselheira –Presidente do CEE/MS.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
O Fortalecimento das Comissões Intergestores OFICINA DE TRABALHO SOBRE O APOIO INTERFEDERATIVO À GESTÃO DO SUS Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS Comissão de Comunicação, Informação e Informática em Saúde

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE

FINALIDADE Consolidar o processo de democratização no Sistema Único de Saúde, estabelecendo um canal de diálogo com os espaços sociais e fortalecendo o exercício de Controle Social.

Resolução CES/AM nº. 041 Dezembro de 2005. MARCO INICIAL Resolução CES/AM nº. 041 Dezembro de 2005.

COMPOSIÇÃO ENTIDADE REPRESENTANTE Coordenador Conselheiro Joaquim Alves Barros Neto DATASUS Silvano de Souza Fonseca Marina Eugênia Leite Barroncas Dep. de Tecnologia. da Informação DETIN susam Ivana Alves Loureiro Lyana da Silva Portela Fund. Alfredo da Matta FUAM Valneide Macedo Lins Fialho Nadia Socorro Nogueira Pimentel Fund. de Medicina Tropical do Amazonas FMTAM George Luiz Curcio Fund. de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas HEMOAM Marinilse Paixão Serra Rosilene Deus Medeiros Titular Suplente

COMPOSIÇÃO ENTIDADE REPRESENTANTE Fundação Hospital Adriano Jorge FHAJ Acyane do Valle Pereira Clinger Belém Pereira Fundação Centro de Controle de Oncologia do Est. do Amazonas FCECON Patrícia Bertolotti Fundação de Vigilância em Saúde FVS Camilla Sá Freire da Silva Luciane Machado Freitas Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas Wilson Carlos Braga Reis Cleber Oliveira Magalhães Agência de Comunicação do Gov. do Est. do Amazonas AGECOM José Evangelista Torres Filho Mª do Carmo Lopes dos Santos Titular Suplente

Jornal com Publicação Semestral. FERRAMENTA 1 BOLETIM INFORMATIVO DO CES/AM Jornal com Publicação Semestral.

FERRAMENTA 2 www.saude.am.gov.br/ces/index BOLETIM ELETRÔNICO DO CES/AM Portal Eletrônica com atualização constante de todas as atividades do CES/AM

Canal direto com a população, dispondo de duas linhas telefônicas. FERRAMENTA 3 (92) 3643-6349 (92) 3643-6377 ALÔ CONSELHO Canal direto com a população, dispondo de duas linhas telefônicas.

PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL FERRAMENTA 4 PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL

CADASTRO DE CONSELHOS DE SAÚDE FERRAMENTA 5 CADASTRO DE CONSELHOS DE SAÚDE

PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL O cotidiano mostrou que o sistema precisa antes de tudo levar essa informação ao interior da instituições do SUS, ou seja, antes de desejar que o usuário da Saúde Pública conheça seu funcionamento é necessário proporcionar aos trabalhadores desse sistema o conhecimento de sua lógica e a importância desse exercício de cidadania, que está preconizado na Constituição Federal como Direito de todos e dever do Estado.

PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL Focando para a realidade local e levando-os a se apropriarem de conhecimentos básicos sobre o assunto, o resultado proporcionará: a) Ampliação da participação social nos espaços de controle social de acordo com cada realidade institucional; b) Contribuirá para melhoria da qualidade das ações e serviços de saúde, mediante a apropriação de conhecimentos sobre princípios e diretrizes do SUS.

2ª Fase: Rede do SUS da capital e segmentos organizados da população; PÚBLICO ALVO 1ª Fase: Sede da SUSAM (Câmara, Comitês, Comissões e Servidores da SEDE); 2ª Fase: Rede do SUS da capital e segmentos organizados da população; 3ª Fase: Rede do SUS do interior do Estado e segmentos organizados da população. (Articulação com o Núcleo Estadual de Educação para o Controle Social)

Participantes Alcançados: EVENTOS/2006 Realizados: 04 (quatro) Participantes Alcançados: 320 (trezentos e vinte)

CADASTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE SAÚDE

CADASTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE SAÚDE Mantém constante articulação com os Conselhos Municipais de Saúde, garantindo a atualização dos dados cadastrais estimulando para a avaliação de ações e atos normativos (Arcabouço Jurídico) apoiando-os para identificação dos problemas e contribuindo para que possam superar as possíveis distorções.

CADASTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE SAÚDE Neste sentido cumpre o papel didático de possibilitar a reflexão para a melhoria do Controle Social no SUS.