Silvio de Carvalho Diretor Executivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Propriedades físicas representativas de
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Palestra Mensal IBGC: Governança Corporativa em Instituições Financeiras 20 de Maio de 2004 Governança Corporativa em Instituições Financeiras: O Caso.
Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como.
Comunicação de Indicadores de Sustentabilidade
Dow Jones Sustainability World Index: O Case Itaú
O Índice Dow Jones Sustainability World Index (DJSWI)
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Fonte das informações:
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Área de Negócios de Exploração e Produção
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
Indicadores do Mercado
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Pesquisa: “O Papel do CRO no Brasil”
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Índice de Sustentabilidade Empresarial
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
SUSTENTABILIDADE NO ABN AMRO REAL & Equator Principles Cris Ronza 14 de Março de 2006.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
O BRASILEIRO PAGA CADA VEZ MAIS IMPOSTOS
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Projeto Medindo minha escola.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Fundos: no mínimo 67% em ações, taxas de administração e de sucesso, despesas de auditoria e publicidade, divulgação de balanços, salários de gestores.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Plano de Metas 2009 Fechamento de dezembro/2009. Associados Bateram a meta: 61 agências (81,33%) Não bateram: 14 agências (18,67%)
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 0 03 de Maio de 2005 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores.
Responsabilidade Socioambiental do Setor de Energia Elétrica
Transcrição da apresentação:

Silvio de Carvalho Diretor Executivo II Conferência Internacional sobre Finanças Sustentáveis em Mercados Emergentes Dow Jones Sustainability World Index O Caso Itaú Silvio de Carvalho Diretor Executivo 1º de Dezembro de 2005

Performance do DJSI World Base 100 em Outubro de 2002 até Outubro de 2005 (US$) DJSI (Dow Jones Sustainability World Index) DJIA (Dow Jones Industrial Average) S&P 500

Agenda O Índice Dow Jones Critérios de Avaliação Performance do Itaú Benefícios

O Índice Criado em 1999 e reavaliado anualmente para definir sua composição; Parceria entre o Sustainable Asset Management Group, baseado em Zurique, com o Dow Jones Indexes; Composto atualmente por 317 companhias escolhidas entre as 2.500 maiores companhias componentes dos índices Dow Jones Global Index, representando 24 países e 58 setores industriais; Referência para instituições administradoras de recursos (Licenças concedidas a instituições financeiras em 14 países totalizando recursos de EUR 3,3 bilhões) Dow Jones e SAM Group criaram a família de índices de sustentabilidade corporativa mais importante do mundo

O Índice Empresas com sustentabilidade corporativa: Empresas com cidadania corporativa; Gestão de qualidade; Integração do valor econômico à transparência, governança corporativa e responsabilidade social e ambiental; Geração de valor para os acionistas sustentável no longo prazo.

Agenda O Índice Dow Jones Critérios de Avaliação Performance do Itaú Benefícios

Metodologia 2.500 maiores empresas do DJ Global Index Pré-seleção com base em valor de mercado; Mais de 20 empresas brasileiras elegíveis;

Metodologia 2.500 maiores empresas do DJ Global Index Avaliação de questionários e cálculo da nota Questionário abrangente; Análise comparativa com relatórios públicos (relatórios anuais, trimestrais, site de relações com investidores); Análise de cobertura de mídia – imagem da empresa;

Critérios de Avaliação Metodologia 2.500 maiores empresas do DJ Global Index Avaliação de questionários e cálculo da nota Critérios de Avaliação Governança Corporativa Relações com Investidores Planejamento Estratégico Sistemas de Mensuração / Scorecard Gerenciamento de Riscos e Crises Códigos de Ética / Conduta Relacionamento com o Cliente (CRM) Solidez Financeira Política de Gestão Ambiental Performance Ambiental Balanço Ambiental Indicadores Laboriais Desenvolvimento de Capital Intelectual Atração e Retenção de Talentos Educação Corporativa Padrões para Fornecedores Engajamento junto a stakeholders Cidadania Corporativa / Filantropia Balanço Social

Critérios de Avaliação Econômica, Social e Ambiental Metodologia 2.500 maiores empresas do DJ Global Index Avaliação de questionários e cálculo da nota Critérios de Avaliação Governança Corporativa Relações com Investidores Planejamento Estratégico Sistemas de Mensuração / Scorecard Gerenciamento de Riscos e Crises Códigos de Ética / Conduta Relacionamento com o Cliente (CRM) Solidez Financeira Política de Gestão Ambiental Performance Ambiental Balanço Ambiental Indicadores Laboriais Desenvolvimento de Capital Intelectual Atração e Retenção de Talentos Educação Corporativa Padrões para Fornecedores Engajamento junto a stakeholders Cidadania Corporativa / Filantropia Balanço Social Três Dimensões: Econômica, Social e Ambiental

Metodologia 2.500 maiores empresas do DJ Global Index Avaliação de questionários e cálculo da nota Seleção das TOP 10% notas por ramo industrial 317 empresas de 58 ramos industriais de 24 países; Contém aínda sub-índices que excluem setores como tabaco, álcool, armamentos, jogos, etc.

Agenda O Índice Dow Jones Critérios de Avaliação Performance do Itaú Benefícios

O Itaú é o único banco latino-americano a fazer parte do DJSWI O Itaú no Índice Empresas Brasileiras 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Itaú CEMIG Itaú CEMIG Embraer Unibanco Itaú CEMIG Embraer Unibanco Itaú CEMIG Embraer Itaúsa Itaú CEMIG Itaúsa Itaú CEMIG Aracruz O Itaú é o único banco latino-americano a fazer parte do DJSWI

O Setor Bancário no Índice Abn-Amro (Holanda) Australia & New Zealand Banking Group (Austrália) Banca Monte Dei Paschi Di Siena (Itália) Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Espanha) Barclays (Reino Unido) BNP Paribas (França) Canadian Imperial Bank of Commerce (Canadá) Credit Suisse Group (Suíça) Deutsche Bank (Alemanha) Dexia (Bélgica) Fortis (Holanda) HBOS (Reino Unido) HSBC (Reino Unido) HypoVereinsbank (Alemanha) Itaú (Brasil) Lloyds TSB (Reino Unido) National Australia Bank (Austrália) Nedcor Limited (África do Sul) Royal Bank of Canada (Canadá) Santander Central Hispano (Espanha) Société Générale (França) Standard Bank Group (África do Sul) UBS (Suíça) UniCredito Italiano (Itália) Westpac (Austrália)

O Setor Bancário no Índice Abn-Amro (Holanda) Australia & New Zealand Banking Group (Austrália) Banca Monte Dei Paschi Di Siena (Itália) Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Espanha) Barclays (Reino Unido) BNP Paribas (França) Canadian Imperial Bank of Commerce (Canadá) Credit Suisse Group (Suíça) Deutsche Bank (Alemanha) Dexia (Bélgica) Fortis (Holanda) HBOS (Reino Unido) HSBC (Reino Unido) HypoVereinsbank (Alemanha) Itaú (Brasil) Lloyds TSB (Reino Unido) National Australia Bank (Austrália) Nedcor Limited (África do Sul) Royal Bank of Canada (Canadá) Santander Central Hispano (Espanha) Société Générale (França) Standard Bank Group (África do Sul) UBS (Suíça) UniCredito Italiano (Itália) Westpac (Austrália) 26 bancos compõem o índice (ramo industrial de maior peso)

Resultados da Avaliação do Itaú em 2005 Escala de 0 a 100 Critérios Nota do Itaú (2005) Variação (%) Média do Setor(*) (2005) Dimensão Econômica Governança Corporativa Relações com Investidores Gerenciamento de Riscos e Crises Código de Conduta e Corrupção Customer Relationship Management Gerenciamento de Marca Políticas / Ações anti-crime / fraudes 90 73 100 76 95 89 45% 4% 49% 20% 29% 36% 154% 56% 62 70 67 83 59 35 61 Dimensão Ambiental Gestão / Política Ambiental Performance Ambiental (Eco-eficiência) Riscos do negócio / Project Finance 45 72 48 67 41% 22% 129% 49% 32 59 21 Dimensão Social Indicadores Laboriais Saúde e Segurança no Trabalho Atração e Retenção de Talento Normas para fornecedores Engajamento de stakeholders Reporte Social 76 91 70 66 90 95 98 65% 47% 133% 50% 53% 58% 75% 46 62 30 44 59 60 56 (*) O setor bancário é representado por: Abn Amro, Australia & NZ Banking Group, Banca Monte Dei Paschi Di Siena, BBVA, Barclays, BNP Paribas, Canadian Imperial Bank of Commerce, Credit Suisse, Deutsche Bank, Dexia, Fortis, HBOS, HSBC, HypoVereinsbank, Itaú, Lloyds, National Australia Bank, Nedcor, Royal Bank of Canada, Santander, Société Générale, Standard Bank Group, UBS, UniCredito Italiano e Westpac.

Média Geral do Itaú em 2005 = 73% Média Geral do Setor em 2005 = 48% Resultados da Avaliação do Itaú em 2005 Escala de 0 a 100 Critérios Nota do Itaú (2005) Variação (%) Média do Setor(*) (2005) Dimensão Econômica Governança Corporativa Relações com Investidores Gerenciamento de Riscos e Crises Código de Conduta e Corrupção Customer Relationship Management Gerenciamento de Marca Políticas / Ações anti-crime / fraudes 90 73 100 76 95 89 45% 4% 49% 20% 29% 36% 154% 56% 62 70 67 83 59 35 61 Média Geral do Itaú em 2005 = 73% Média Geral do Setor em 2005 = 48% Dimensão Ambiental Gestão / Política Ambiental Performance Ambiental (Eco-eficiência) Riscos do negócio / Project Finance 45 72 48 67 41% 22% 129% 49% 32 59 21 Dimensão Social Indicadores Laboriais Saúde e Segurança no Trabalho Atração e Retenção de Talento Normas para fornecedores Engajamento de stakeholders Reporte Social 76 91 70 66 90 95 98 65% 47% 133% 50% 53% 58% 75% 46 62 30 44 59 60 56 (*) O setor bancário é representado por: Abn Amro, Australia & NZ Banking Group, Banca Monte Dei Paschi Di Siena, BBVA, Barclays, BNP Paribas, Canadian Imperial Bank of Commerce, Credit Suisse, Deutsche Bank, Dexia, Fortis, HBOS, HSBC, HypoVereinsbank, Itaú, Lloyds, National Australia Bank, Nedcor, Royal Bank of Canada, Santander, Société Générale, Standard Bank Group, UBS, UniCredito Italiano e Westpac.

Agenda O Índice Dow Jones Critérios de Avaliação Performance do Itaú Benefícios

Dow Jones Sustainability World Index Impacto na estratégia de sustentabilidade Fortalecimento da Imagem / Marca Consolida Responsabilidade Corporativa junto aos Stakeholders Amplia potenciais novos stakeholders Permite uma visão mensurável da estratégia de sustentabilidade da empresa Selo de Qualidade Externo e Interno

Evolução da Avaliação do Itaú Escala de 0 a 100 Critérios Nota do Itaú (2005) Nota do Itaú (2004) Variação (%) 2005/2004 Dimensão Econômica Governança Corporativa Relações com Investidores Gerenciamento de Riscos e Crises Código de Conduta e Corrupção Customer Relationship Management Gerenciamento de Marca Políticas / Ações anti-crime / fraudes 90 73 100 76 95 89 76 63 78 100 67 80 18% 16% 28% - 22% 33% 19% Dimensão Ambiental Gestão / Política Ambiental Performance Ambiental (Eco-eficiência) Riscos do negócio / Project Finance 45 72 48 67 31 72 23 56 45% - 109% 20% Dimensão Social Indicadores Laboriais Saúde e Segurança no Trabalho Atração e Retenção de Talento Normas para fornecedores Engajamento de stakeholders Reporte Social 76 91 70 66 90 95 98 59 66 35 57 90 100 29% 38% 100% 16% - 44% -2%

Média Geral do Itaú em 2005 = 73% Média Geral do Itaú em 2004 = 60% Evolução da Avaliação do Itaú Escala de 0 a 100 Critérios Nota do Itaú (2005) Nota do Itaú (2004) Variação (%) 2005/2004 Dimensão Econômica Governança Corporativa Relações com Investidores Gerenciamento de Riscos e Crises Código de Conduta e Corrupção Customer Relationship Management Gerenciamento de Marca Políticas / Ações anti-crime / fraudes 90 73 100 76 95 89 76 63 78 100 67 80 18% 16% 28% - 22% 33% 19% Média Geral do Itaú em 2005 = 73% Média Geral do Itaú em 2004 = 60% Dimensão Ambiental Gestão / Política Ambiental Performance Ambiental (Eco-eficiência) Riscos do negócio / Project Finance 45 72 48 67 31 72 23 56 45% - 109% 20% Dimensão Social Indicadores Laboriais Saúde e Segurança no Trabalho Atração e Retenção de Talento Normas para fornecedores Engajamento de stakeholders Reporte Social 76 91 70 66 90 95 98 59 66 35 57 90 100 29% 38% 100% 16% - 44% -2%

Processo Interno  Ações Sustentáveis Cerca de 30 áreas internas envolvidas na preparação do DJSI – processo colegiado faz parte da cultura Itaú; Esforço concentrado: apenas um mês para as respostas; Fórum de debates e reflexões a respeito do tema – apuração das melhores práticas disponíveis no mercado; Processo permite mapeamento das competências e estágios de cada área na escala evolutiva de sustentabilidade; Interação leva a ações conjuntas dentro da organização.

Ações Sustentáveis Adesão aos Princípios do Equador em 2004 e Critérios ambientais de concessão de crédito para middle market em 2005: critério ambiental faz parte da análise de crédito; Adesão ao CEBDS (vinculado ao World Business Council for Sustainable Development - WBCSD) – compromisso com a sustentabilidade; Adesão ao Global Compact (ONU) – Itaú é aderente desde 2001; Adoção parcial do GRI – Global Reporting Initiative; Produtos: Fundo Itaú Excelência Social, PIC Natureza; Comitês de Auditoria e Remuneração (Governança Corporativa); Comitês de Divulgação e Negociação Estatutários (Governança Corporativa); Comitê e Comissão de Responsabilidade Sócioambiental – Nível Executivo; Regras Operacionais para a Tesouraria – Novembro de 2004. Novo Código de Ética – Outubro de 2005

Valorização Média Anual em Dólar Valorização das Ações Preferenciais Evolução de US$ 100 Investidos de Set/95 a Set/05 Valorização Média Anual em Dólar Em US$ 1.089 Itaú(1) Itaú(2) Ibov. 10 anos 26,97% 22,37% 10,68% 5 anos 26,09% 21,62% 9,35% 753 12 meses 119,66% 113,14% 66,13% Ataque ao WTC Período Eleitoral Brasileiro Crise Argentina Desvalorização do Real Crise Russa 274 Crise Asiática 100 Considerando reinvestimento de dividendos. Não considerando reinvestimento de dividendos

Silvio de Carvalho Diretor Executivo II Conferência Internacional sobre Finanças Sustentáveis em Mercados Emergentes Dow Jones Sustainability World Index O Caso Itaú Silvio de Carvalho Diretor Executivo 1º de Dezembro de 2005